Blog da UnP
Vestibular

10 dicas sobre vestibular que você precisa saber

Se está chegando a hora do vestibular, não se preocupe! O blog da UnP está aqui para ajudar. Diante de tantas responsabilidades, fica difícil se concentrar nos conteúdos. Então, vale a pena aproveitar as várias formas de alcançar o sucesso, e cabe a você ver qual delas funciona melhor para o seu estilo de vida.

Nesse post, damos algumas dicas sobre vestibular, para você encontrar a melhor estratégia para seu dia-dia como vestibulando. Assim, mesmo diante de tantas obrigações, será possível obter melhores resultados com algumas práticas e posturas específicas. Quer saber como? Então, é só continuar a leitura e se inspirar!

Por que se preparar para o vestibular é importante?

Se preparar para o vestibular é importante a fim de te garantir mais confiança na hora da prova. Além disso, ele é a porta de entrada para a construção de sua carreira profissional. Afinal, você prestará vestibular para acessar o diploma da sua graduação dos sonhos.

Por isso, investir na preparação para o vestibular é tão importante quanto o dia da prova. É interessante prestar atenção nas oportunidades de aprender mais e se atualizar a respeito de assuntos relevantes.

Então, preste atenção nessas dicas que te vão te ajudar a enfrentar esse momento decisivo de forma mais leve. Confira abaixo o conteúdo que preparamos para você conquistar e entrar na universidade que sempre quis.

Vestibular
Vestibular

10 coisas que todo vestibulando precisa saber

  1. A escolha da universidade é importante

Além do curso, é um dever pesquisar sobre a universidade que você quer estudar. Portanto, a qualidade de ensino vai muito além do que apenas escolher a área da graduação que você quer fazer.

Assim, procure conhecer a nota da graduação no MEC, converse com pessoas que estudam na instituição e,se possível, faça uma visita ao campus no qual pretende estudar. Afinal, é sempre bom conferir o serviço de perto, antes de contratá-lo.

  1. Estudar exige planejamento

Ao planejar sua rotina de estudos, tenha em mente um cronograma realista para estudar. Comece pelos conteúdos mais fáceis e depois, avance e dedique mais tempo àqueles nos quais sente mais dificuldade em aprender.

  1. Ter seu tempo de descanso é essencial

Não esqueça de ter um tempo de descanso e separar umas horinhas para cuidar de você e fazer o que gosta. Afinal, ficar muitas horas estudando sem relaxar, acaba cansando sua mente mais rápido. Dessa forma, seu aprendizado fica muito mais lento.

  1. Pesquise as diferentes modalidades de ensino

Você sabia que há diferentes modalidades de ensino além da presencial? Entre elas, está a de optar por um curso EAD (a distância) ou semipresencial. Então, confira com a instituição de interesse e saiba mais sobre as possibilidades que ela oferece.

  1. Conhecer o seu curso é um diferencial

Antes de decidir qual curso fazer, conhecê-lo é importante. Afinal, é muito melhor quando acertamos a escolha de primeira, não é? Por esse motivo, converse com quem já está na universidade, quando possível assista aulas (seja presencialmente ou virtualmente) e leia a grade curricular do curso.

  1. Faça o trajeto para o local da prova

Você deve lembrar de vários memes de pessoas que chegam atrasadas e não conseguem prestar o vestibular, correto? Pois bem, para que isso não aconteça temos uma dica: ao receber a informação do local da prova, tente ir até ele alguns dias antes do vestibular.

Dessa forma, você já saberá o caminho exato que precisará fazer para chegar até o local. Isso impede que você tenha mais essa preocupação no dia.

  1. Leia o edital dos vestibulares

Todo vestibular tem um edital. Nele, você consegue conferir todas as regras da prova, horário, data da divulgação dos resultados, matérias que valem mais de acordo com o seu curso e muito mais.

  1. Confira o que levar na hora da prova

Não pague mico na hora de fazer a prova! Então, antes do dia pesquise tudo que é permitido levar para o vestibular. Normalmente, você pode levar lápis, apontador, borracha, caneta esferográfica preta em material transparente, régua transparente, RG ou outro documento com foto e lanches leves.

Evite entrar na sala com bolsa ou mochila muito pesadas, embalagens que façam barulhos ou comidas que tenham um cheiro muito forte. Todos esses itens podem acabar atrapalhando a concentração dos seus colegas de vestibular.

  1. Tenha uma rotina

Não deixe de ter uma rotina. Assim, para conquistar a universidade perfeita é necessário organização e dedicação. Então, desenvolva uma rotina em que você tenha tempo de estudar, se divertir, se dedicar às suas necessidades pessoais e descansar.

  1. Peça ajuda se necessário

Não há nada de errado em pedir ajuda! Portanto, caso tenha dúvida sobre algum assunto, pergunta. Ainda mais sobre alguma matéria que você não entende muito bem. Não tenha vergonha, afinal, é errando (e perguntando!) que se aprende.

Depois de todas essas dicas para vestibular, aposto que você se sente mais confiante! Então, prepare-se para conquistar! O seu futuro depende apenas de você. Qual outro conselho você daria para alguém prestes a fazer o vestibular?

Heloísa Campos

Comentar