UnP - Carreiras
EAD

6 dicas para começar uma graduação a distância (EAD)

Está em dúvida se fazer uma graduação a distância (EAD) realmente vale a pena? Não se preocupe, nesse post você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de curso. Prepare o bloquinho, a caneta e anote todas as dicas para arrasar na modalidade EAD.

EAD
EAD

Como funciona uma graduação a distância?

Esse tipo de curso é ministrado por meio da internet, isso quer dizer que há carga presencial mínima. Vale ressaltar que em algumas universidades pode ser necessária a presença do aluno para fazer provas ou participar de algumas aulas muito específicas.

Portanto, o objetivo central dessa modalidade é a educação a distância. Mas não pense que é moleza! Todos os trabalhos e tarefas têm datas para serem entregues e se houver atrasos você perde pontos. Se não entregar, corre risco de ser reprovado.

Por meio do canal da Universidade Potiguar, você terá acesso a todas as aulas, com vídeos, apresentações, atividades e materiais complementares. Chats e fóruns estão disponíveis, o que pode ajudar no seu desempenho.  

Caso você esteja preocupado em como tiraria suas dúvidas, todo aluno EAD conta com um time de tutores. Assim, professores responsáveis pelas graduações a distância estão preparados para qualquer pergunta sobre o conteúdo do curso.

Quais são as dicas para quem quer começar uma graduação a distância?

  • Ambiente de estudo

Internet é fonte para distrações, por isso, separe um lugar que seja tranquilo para estudar. Afinal, você terá que se concentrar nas aulas online, se for um ambiente com muito barulho, isso pode dificultar sua atenção.

  • Não deixe tudo para última hora

Se programar é muito importante! Por ter a flexibilidade de assistir as aulas quando quiser, você poderá fazer o seu próprio planejamento. Cuidado para não acumular conteúdo e jogar tudo para o final da sua graduação a distância.

  • Grupos de estudos virtuais

Não é porque a aula é virtual que você não terá colegas de classe. Pelo sistema EAD, você tem acesso as pessoas que são do seu curso. Aproveite para montar grupos de estudo, participar dos fóruns e trocar conhecimento e experiências.

  • Descanse 

Trace metas de estudos e, após alcança-las, nada melhor do que tirar uma folga. Estudar por meios eletrônicos é cansativo. Portanto, não adianta querer assistir 10 aulas de uma vez, faça tudo com moderação e disciplina.

  • Internet

Tenha uma ótima conexão com a internet, assim você não terá problemas para baixar as aulas. Além disso, será importante ter um notebook/computador só seu. Isso facilitaria o seu método de graduação a distância.

  • Verifique se a Instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC

Conhecer mais sobre a reputação da instituição de ensino é essencial. Por exemplo, de acordo com a lei, o diploma da graduação a distância tem que ter o mesmo valor que um diploma de curso presencial. 

Fazer um curso EAD desenvolve habilidades que você nem imagina. Como é uma graduação que tem flexibilidade de horários, o aluno acaba aprendendo a ter uma disciplina e seguir uma determinada agenda.

Sendo assim, de forma natural, o aluno acaba aprendendo sobre planejamento e melhora sua organização para resolver suas obrigações. Ambos são aspectos importantes para quem faz uma graduação a distância.

EAD
O computador é seu melhor amigo na modalidade EAD

Qual o perfil de um aluno EAD?

Podem ser vários os motivos que levam uma pessoa a escolher a graduação a distância. Abaixo, listamos as principais razões para optar por esse tipo de curso. 

Conciliar estudo e trabalho

Normalmente, alguns alunos encontram dificuldade em ajustar seus horários de estudo, junto à empresa em que trabalham. Por isso, acabam optando pela graduação a distância.

Economizar nos custos do estudo

Cursos EAD são mais baratos que os presenciais, já que o custo da universidade é bem menor em questão de estrutura.

Acesso

É habitual que as universidades estejam presentes nos grandes centros, mas isso faz com que o acesso não seja tão fácil para algumas pessoas. Além disso, na graduação há pessoas mais velhas, que estão buscando novas oportunidades no mercado e de “reciclar” o aprendizado.

Preparado para começar o seu curso EAD? Confira todas as opções que a Universidade Potiguar oferece!

Heloísa Campos

Comentar