Blog da UnP

Conquistar um emprego: como o conhecimento de mercado pode ajudar você

Analisar como as pessoas consomem pode auxiliar você a se tornar um melhor profissional e conquistar um emprego

Já pensou em como o comportamento de consumo praticamente dita a atividade das empresas? Refletir sobre isso pode, inclusive, ajudar você a conquistar um emprego, já que a relação entre o mercado de trabalho e o consumidor também é forte.  

 Os hábitos de consumo das pessoas são centrais na atividade das empresas. As preferências e escolhas feitas por elas determinam as tendências para criar e manter novos produtos e serviços.  

 Até aí, tudo bem lógico, certo? Mas você pode perguntar: “E como isso ajuda a conquistar um emprego?”. Para entender, lembre-se de que conseguir lugar no mercado de trabalho envolve cultivar habilidades que são valorizadas por gestores e profissionais de RH.  

 E ir além do básico, como formação, cursos e línguas é um diferencial. Um CEO de uma grande empresa com certeza tende a se interessar por alguém atento às inclinações de comportamento das pessoas. Então, está aí um ótimo extra para suas habilidades. 

 Para avaliar a forma como as pessoas agem na hora consumir, as empresas utilizam a chamada mercadologia. Que é o conjunto de estudos e análises para ajudar a compreender, entre outras coisas, as inclinações ao comprar produtos e usar serviços. 

 Há algumas formas comuns de realizar essa análise feita pelas corporações. Veja 3 delas abaixo. Em cada uma, mostramos como usá-las a seu favor. Habituar-se a pensar nelas, irá ajudar você a desenvolver uma visão interessante e auxiliará em uma seleção de emprego. 

Analisar a forma com que os consumidores agem ao comprar produtos e usarem serviços pode ajudar você a conquistar um emprego. Saiba como!
Analisar a forma com que os consumidores agem ao comprar produtos e usarem serviços pode ajudar você a conquistar um emprego. Saiba como!

Análise de concorrentes 

O que é: a avaliação constante de outras empresas que disputam o mesmo consumidor é algo muito utilizado no mercado em geral. É a partir disso que se avaliam boas e más práticas para oferecer o melhor produto ou serviço. 

Como usar a seu favor: a ideia aqui é ir um pouco além de pesquisar sobre a empresa pela qual você está eventualmente se candidatando a uma vaga. Procure olhar também como funciona o nicho de mercado em que ela está inserida e como atuam as empresas que fazem parte dele. Com certeza, esse exercício dará a você instrumentos para desempenhar melhor numa entrevista, por exemplo.  

 

Go to market 

O que é: esse é o nome que se dá ao processo em que determinada empresa entra num mercado. Ou seja, quando, por exemplo, uma nova corporação entra em atividade. Ou no momento em que ela vai oferecer um produto ou serviço recém-criado. Partindo de uma ideia, esse processo envolve muita pesquisa, planejamento e testes. Para que só depois o conceito inicial realmente se torne viável. 
Como usar a seu favor: saber inovar e ter ideias criativas é uma característica central de um bom profissional. Mas que tal ir além? É importante ter consciência de que uma boa ideia precisa de embasamento para que realmente vá para frente. Então, é um grande diferencial procurar se basear em pesquisas, conhecimento e estatísticas ao sugerir algo novo.  

 

Avaliação de oportunidades e ameaças 

O que é: a mercadologia também analisa e procura traçar previsões sobre eventuais tendências futuras do mercado em geral. Isso envolve de um lado inclinações positivas, chamadas de oportunidades. Um exemplo delas, seria identificar um serviço ou produto interessante que não é oferecido. E, de outro lado, essa observação também envolve as inclinações negativas, chamadas de ameaças. Elas englobam, por exemplo, crises econômicas ou o surgimento de novos concorrentes. 

Como usar a seu favor: de forma geral, desenvolver essa percepção envolve estar antenado. Informar-se por meio de revistas, noticiário e portais de informações. Se você já tem uma área profissional definida, que tal procurar também grupos e canais de informações próprios do setor? Com certeza irão ajudar você a ficar mais embasado e estar mais próximo de conquistar um emprego. 

E aí, viu como pensar no comportamento de consumo pode ajudar você a se tornar um melhor profissional? A busca constante por melhorar suas habilidades é fundamental para avançar na carreira. Pensando nisso, confira estes dois posts que irão ajudar na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho: Entrevista de emprego: 8 dicas para se destacar! e Portfólio: confira como criar o seu! 

Luca Contro

Comentar