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Qualidade de vida na universidade

Dicas para ter uma vida universitária saudável

Saiba mais sobre a relação entre qualidade de vida e o cotidiano acadêmico

O cotidiano dos estudantes universitários é rigoroso, afinal se formar na carreira que você tanto sonha é sinônimo de longas horas de aulas, trabalhos em grupos, provas, estágios práticos e o tão tenebroso TCC (trabalho de conclusão de curso). Mas, ainda há como manter a qualidade de vida e vamos te mostrar por que ela é tão importante. 

Durante o último ano, os estudantes e professores tiveram que se adaptar a um novo método de trabalho: o digital. O cenário de pandemia fez com que as universidades dessem prioridade ao ensino remoto, sendo necessário planejamento para manter uma vida saudável e alcançar com êxito os desafios traçados no cotidiano acadêmico. 

Com todo esse cenário, a saúde mental tem sido debatida, trazendo desafios para as políticas e as práticas acadêmicas. No entanto, a educação superior tem que ser algo leve e que transite entre qualidade de vida e momentos de estudo. 

Portanto, é de extrema importância avaliar suas ações tanto para o enfoque da saúde física quanto mental.  

 Qualidade de vida na universidade
Qualidade de vida na universidade

Confira dicas de como manter qualidade de vida e ter uma jornada acadêmica saudável 

1- Exercite-se  

É muito importante manter o corpo forte por meio de exercícios físicos, eles acrescem o fluxo sanguíneo para o cérebro e aperfeiçoam o humor e o sono, além de diminuir a ansiedade e o estresse.  

2- Não sabote seu sono 

Manter um sono de qualidade e por tempo apropriado proporciona múltiplos benefícios à saúde: melhora o humor, previne o estresse e ajuda na concentração das suas atividades acadêmicas. 

3- Organize-se 

Para ter qualidade de vida durante a universidade e passar por esse desafio tranquilamente, é importante manter a calma e ser organizado(a). Ou seja, vá as aulas, tenha um caderno de anotações e crie uma agenda que você consiga organizar suas atividades. A desorganização pode trazer problemas de saúde, de memorização e concentração. 

4- Medite 

Para quem gosta de relaxar a mente, a meditação é uma maneira de manter a calma. Ela oferece benefícios tanto para a saúde mental como física, diminui os níveis de estresse e ansiedade potencializando o bem-estar no período acadêmico. 

Alguns aplicativos interessantes com meditações são: SattvaMedite.seAura e o Mindbliss.

Todos os aplicativos estão disponíveis para IOS e Android.

5- Beba água 

Alguém já te lembrou de beber água hoje? No corre-corre do dia a dia universitário, você pode esquecer de beber água durante as atividades. Portanto, para que você não esqueça de se hidratar, é de extrema importância carregar uma squeeze com água na mochila ou em uma frasqueira para que em curtos períodos possa realizar a hidratação no corpo. 

6- Tentem manter uma alimentação equilibrada 

Qualidade de vida está diretamente ligada à alimentação. Os(as) universitários(as) muitas vezes não se alimentam de maneira adequada e nem na hora certa. Para resolver este problema há o aplicativo Gerenciador de Saúde, que te ajuda a lembrar de se alimentar na hora correta. Além disso, você pode deixar despertadores programados no celular.

7- Socialize-se para ter qualidade de vida

Para ter a rotina universitária menos estressante, ter amigos e pessoas com quem conversar é uma saída. Afinal, ao fazer amizade com outros(as) universitários(as), vocês estarão passando por um momento de vida parecido e poderão se ajudar.  

Agora que você chegou até aqui, está na hora de colocar as dicas em prática e ter uma vida universitária mais leve. Viva essa jornada com qualidade de vida e esteja feliz para realizar o seu sonho profissional. Conta para a gente, o que você faz para relaxar durante o período acadêmico? 

Sugestão de leitura: Aplicativos que te ajudarão na organização dos estudos | Blog da UnP 

Heloísa Campos

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