Blog da UnP

Netflix: 7 documentários academicamente inspiradores

Fã de assistir novidades da Netflix, mas sabe que também precisa estudar? Já adiantamos que é possível unir as duas coisas! Graças à era digital e às novas tecnologias, existem diversas ferramentas que auxiliam com conteúdos mais aprofundados e que te levam a mergulhar no universo do pensamento crítico. E a Netflix é uma delas, especialmente durante a quarentena!

Netflix para estudantes
Netflix para estudantes

 

Documentários são ótimas opções para refletir, pois retratam temas relevantes, e muitas vezes, contam histórias reais.  E para você, que tem acesso à Netflix, o serviço de streaming conhecido pelo mundo todo, é possível ter acesso a um catálogo vasto de produções. 

Então, a seguir, você conhece 7 documentários sobre diversos assuntos, para te inserir no mundo desse gênero cinematográfico tão rico e ainda abrir seus horizontes. Tudo sem sair de casa. Então, vem descobrir e se inspirar!

The Final Year 

Tema: política e gestão

Duração: 1h 29min

Já pensou em acompanhar um mês do Presidente dos Estados Unidos? É sobre isso que trata o documentário “The Final Year” Você vai conhecer um pouco sobre o último mês da gestão de Barack Obama. Além de aprender sobre política, você verá como é trabalhar em um ambiente de muita pressão e planejar todas execuções com diversos prazos de entrega.

O documentário te fará refletir como é importante deixar um legado, depois que um ciclo acaba. Portanto, prepare-se para adentrar no governo estadunidense por algumas horas. 

Abstract: The Art of Design

Tema: artes e inovação

Duração: duas temporadas, com episódios de até 50 minutos

Para os apaixonados por design que pensam (ou não) em fazer o curso, a série de documentários “Abstract: The Art of Design” é perfeita. Você entrará no mundo dos designers, e verá como é trabalhar como um.

O documentário revela ideias inovadoras da área e demonstra que cada escolha desse profissional é capaz de influenciar em diversos aspectos do dia a dia. 

Um dos grandes da Netflix: o indiano “Absorvendo o Tabu” 

Tema: empreendedorismo e determinação

Duração: 25 minutos

Esse documentário, considerado um curta-metragem, ganhou um Oscar em 2019 pela categoria. Em um mundo onde o feminismo vem ganhando voz, o filme “Absorvendo o Tabu” mostra um grupo de mulheres numa vila ao norte da Índia, a 60 km de Nova Déli. 

Com a doação de uma máquina inovadora, elas abrem uma pequena fábrica de absorventes de baixo custo, feitos com matéria-prima local biodegradável. Uma história de mulheres batalhadoras e incríveis. Além disso, é um dos documentários inspiradores na Netflix mais assistidos.

On Yoga: Arquitetura da Paz

Tema: documentários socioculturais

Duração: 1h32min

O fotógrafo Michael O’Neil passou 10 anos inserido no universo da ioga. Assim, o documentário “On Yoga: Arquitetura da Paz” é baseado em seu livro sobre o tema. Durante sua jornada, Michael teve que encarar diversos desafios em suas viagens pela Índia, tudo por um propósito. É um filme para pensar sobre a vida e suas diferentes perspectivas.

Jiro Dreams of Sushi

Tema: empreendedorismo

Duração: 1h19min

O documentário biográfico “Jiro Dreams of Sushi” conta a história inspiradora de Jiro Ono, que aos 85 anos é um dos maiores especialistas em sushi do Japão. Agora, seu filho tem o desafio de assumir a gestão do restaurante Sukiyabashi, que tem apenas 10 lugares e pratos caríssimos. Enquanto isso, Jiro trabalha para criar o ‘’sushi perfeito’’, que é seu objetivo de vida.

Lorena, La de Pies Ligeros 

Tema: superação

Duração: 28min

O documentário Lorena, La de Pies Ligeros conta a história inspiradora de Lorena Ramírez, que vive uma vida tranquila no México e tem o sonho de competir em uma ultramaratona. Então, ela veste seu par de sandálias e corre atrás do seu sonho de ser uma super corredora.

O enredo mostra que é necessário ter confiança em si mesmo a fim de construir o futuro. Mesmo quando os desafios são difíceis de superar. 

Superação na Netflix? Assista a “The Call to Courage”

Tema: inspiração e ensinamento

Duração: 1h 16min

Estrelado pela pesquisadora Brené Brown, que passou sua carreira se dedicando aos estudos sobre vulnerabilidade, coragem, empatia e vergonha, o documentário The Call to Courage é uma aula. Uma aula sobre viver seus próprios ensinamentos, respeitando seus limites e dificuldades. 

Brené mostra que a coragem pode vir das falhas, e que um líder sempre tem que ser empático com sua equipe. Vencer nem sempre é chegar primeiro e, por isso, ela conta de maneira interessante como é passar por diversos momentos de desconforto e críticas.

Netflix para estudantes
Netflix para estudantes

 

Seja na vida profissional ou acadêmica, é sempre importante procurar evoluir e construir uma imagem de respeito e positiva de si mesmo. Portanto, talvez essa sequência de documentários inspiradores faça você pensar em buscar alternativas, e abrir a cabeça para ideias que nunca foram pensadas.

Você tem algum documentário para indicar? Caso assista um desses documentários inspiradores na Netflix, conte para gente o que achou! 

Heloísa Campos

Comentar