Blog da UnP
Semipresencial

Graduação Semipresencial ou EAD? Qual fazer?

Ter um diploma universitário é um grande diferencial para qualquer profissional. Portanto, estudar em uma universidade é uma oportunidade de adquirir conhecimentos únicos e ter experiências com mestres e doutores da sua área.

No entanto, entre tantas opções de cursos, pode ser que fique difícil decidir qual cursar. Porém, há uma coisa muito importante que deve ser levada em consideração ao escolher a instituição e curso: o modelo de ensino.

Caso você não saiba, existem outras categorias além da presencial. Então, é possível se graduar em uma universidade a distância ou até semipresencial. Por isso, é essencial que você procure quais modelos estão disponíveis para a sua graduação.

Além disso, investir em sua educação é uma forma de conquistar melhores oportunidades de trabalho com remunerações maiores. Ser graduado traz credibilidade para a sua carreira, você conhece muitas pessoas da mesma área e tem acesso a infinitos materiais de estudo.

Nesse post, apresentaremos para você as categorias de ensino Semipresencial e EAD. Considerar ambas para fazer o seu curso vale a pena, afinal elas podem oferecer bastante vantagem dependendo do seu estilo de vida e objetivos.

Semipresencial
Semipresencial

O que é a graduação Semipresencial?

Nessa modalidade suas aulas são divididas entre presenciais e a distância. Portanto, o(a) aluno(a) tem  até 4 dias de aulas presenciais por semana e nos outros dias, ele(a) consegue fazer as matérias online.

Diferenciais

  • Material didático gratuito online;
  • Discussões e troca de experiências em sala de aula sobre assuntos e casos reais;
  • Professores especializados, mestres e doutores, com larga vivência profissional em suas áreas.

Para quem é indicado?

O estudo Semipresencial é voltado para aquelas pessoas que necessitam ter horários mais flexíveis para estudar, apesar de algumas aulas serem ao vivo, elas acontecem digitalmente. Isso faz com que as pessoas economizem em questão de locomoção, por exemplo.

É uma oportunidade de grandes universidades chegarem a lugares mais distantes. No entanto, os(as) alunos(as) dessa modalidade vivem a experiência da universidade, possibilitando maior convivência entre alunos(as) e professores.

Por esse motivo, a pessoa tem que estar na mesma cidade em que a universidade está localizada, uma vez que o curso não é 100% a distância.

O que é Ensino a Distância (EAD)?

Esse tipo de graduação tem suas aulas 90% online. Normalmente, algumas provas são aplicadas presencialmente, mas o conteúdo inteiro do curso é disponibilizado em formato digital.

A UnP conta com uma estrutura online em que você pode acessar 24h por dia e ter acesso ilimitado ao material. Você pode conversar com alunos e professores por meio da plataforma e trocar experiências.

Para quem é indicado?

O EAD é voltado para pessoas que querem fazer a maior parte do curso de maneira online. Ele acontece a distância e apenas as provas são feitas presencialmente. Desse modo, todo o conteúdo é gravado e as pessoas podem acessá-lo em qualquer dia ou a qualquer horário.

Esta modalidade é bastante voltado para as pessoas que trabalham, além de estudar. No entanto, o EAD necessita dedicação e organização, pois você quem faz o seu calendário de estudo. Não há um horário exato para acessar as aulas.

Apesar do convívio presencial ser baixo, é possível manter contato com os alunos e professores pela plataforma online. Além disso, você pode acessar todo o conteúdo da biblioteca online e ir até o campus estudar e fazer pesquisas.

O custo é menor para o Ensino a Distância, pois não há locomoção para a universidade, além de não precisar se preocupar tanto com os gastos de alimentação.

Todas as disciplinas têm modalidade Semipresencial e EAD?

Não. Nem todas as graduações existem nessas duas modalidades. Por isso, é importante fazer pesquisa, principalmente se seu foco é buscar flexibilidade em seus estudos.

Como funcionam os encontros presenciais?

Cada instituição define como funciona sua grade curricular. Assim, é importante levar em conta em qual unidade você fará a matrícula, pois quando houver as atividades presenciais, elas serão feitas no campi que você escolheu.

Qual a maior diferença entre as modalidades Semipresencial e EAD?

Em resumo, a principal divergência entre elas é em questão a porcentagem de aulas presenciais. Enquanto na Semipresencial você tem uma convivência na universidade, com aulas no campi, a modalidade EAD é em sua maioria online, tendo apenas provas presenciais.

Há alguma equipe para auxiliar o aluno nessas categorias?

Em ambas modalidades os alunos contam com uma equipe de tutores para acompanhar toda sua aprendizagem. Além disso, é possível pela ferramenta online ter contato com os alunos do mesmo curso e os professores para tirar dúvidas.

Agora que você sabe mais sobre ambas modalidades de ensino, ficou mais fácil de decidir qual fazer. Conta para gente, qual sua graduação dos sonhos?

Heloísa Campos

Comentar