Indíce
Quem está pensando em fazer uma graduação provavelmente já ouviu falar no modelo de Curso tecnólogo EAD. E é normal ter dúvidas a respeito do que se trata. Pensa nisso, elaboramos este post.
Neste conteúdo, você conferir as respostas sobre algumas das principais dúvidas a respeito do tema, como: o que é tecnólogo, o que é EAD, vantagens do curso tecnólogo, entre outros pontos importantes. Está pronto para tirar todas essas dúvidas? Então, continue lendo!
O que é tecnólogo
São cursos de ensino superior, que possuem a grade curricular mais focada para a prática da profissão. Dessa forma, contam com uma quantidade reduzida de disciplinas teóricas, em detrimento de matérias voltadas para prática.
Esse formato possibilita que a duração da graduação dure menos tempo. Na maioria, os cursos tecnólogos tem duração de dois a três anos. Dessa forma, optar por um curso tecnólogo é ter como diferencial colocar a mão na massa desde o início do período de estudo e estar muito mais adaptado à rotina diária profissional da área que escolheu.
O que é EAD
A sigla significa ensino a distância. E trata-se de uma modalidade para graduações ou pós-graduações em que o aluno escolhe por um curso estruturado em que as atividades ocorrem, na maioria, de forma online.
Esse formato oferece uma série de vantagens para quem opta por ele. Entre eles, estão a flexibilidade de horários, já que para realizar as aulas basta contar com um celular, tablet ou computador, além de possuir acesso à internet.
Outra vantagem dos cursos EAD é a economia. Isso ocorre já que o aluno não tem a necessidade de se deslocar até a o local físico da universidade. O que faz com que ele corte gastos com transporte e alimentação, por exemplo. Além disso, não perde tempo com o transporte até o campus da instituição.
E esse é um modelo que tem feito bastante sucesso, viu? De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2020, o número de novos alunos do ensino superior que preferiu o ensino à distância, superou os que optaram pelo modelo presencial pela primeira vez na história. E além disso, temos nossas pós-graduações também, especializações e MBA nesta modalidade.
Vantagens dos cursos tecnólogos
Essa modalidade de ensino traz uma série de características interessantes para quem está interessado em realizar uma graduação. Separamos uma lista abaixo com várias delas. Confira:
Duração de curso mais curta
Uma das vantagens mais evidentes para quem escolhe um tecnólogo é a duração mais curta. Enquanto os cursos de Bacharelado e Licenciatura tem duração prevista de 4 a 6 anos, um curso tecnólogo tem duração de 2 a 3 anos. Isso ocorre porque a abordagem é mais prática, com disciplinas mais objetivas.
Até por isso, muitos alunos optam por uma modalidade mista, ou seja, semipresencial. E isso nos leva ao próximo tópico…
Maior possibilidade de conciliar com trabalho
Muitas das escolhas por um curso tecnólogo se devem ao fato de que o aluno já está ou, então pretende entrar, no mercado de trabalho e conciliar o curso com um emprego. A rotina de um bacharel é mais atarefada e, além disso, os 4 anos acabam sendo mais desgastantes. Além disso, a maior parte das tarefas do tecnólogo é realizada de forma online.
Resumindo, além de conquistar seu diploma de forma mais veloz, você também pode conciliar sua formação e já ir juntando um dinheiro, através de outro trabalho, viagens, vida pessoal, família, etc. É o maior benefício da graduação semipresencial.
Foco na prática
Como já comentamos com você, o tecnólogo tem disciplinas e um conteúdo mais dinâmico e específico para a respectiva área de atuação, sendo a vivência em sala de aula, online ou presencial, bastante prática.
Ou seja, você sai da faculdade apto para trabalhar no mercado, sem a necessidade de 2 anos de estágio. E o mercado sabe disso…
Empregabilidade mais rápida
Um tecnólogo, normalmente, é originado através de demandas mais específicas do mercado de trabalho. Ou seja, o aluno sai formado e pronto para atuar e os empregadores e recrutadores adoram isso. É uma qualificação objetiva e que vai te dar, exatamente, o que determinada área necessita.
É muito importante lembrar que o curso Tecnólogo é considerado de nível superior, o que é uma exigência para vagas estratégicas e com melhores salários. Ou seja, estamos falando de alta empregabilidade em cargos com boas remunerações.
Mais adiante, é necessário recordar que os conteúdos objetivos permitem que você trabalhe como empreendedor ou consultor ou até mesmo um administrador. Fazer um Tecnólogo em Gestão ou Administração, por exemplo, pode capacitar você para dar consultorias para pequenas empresas, por exemplo, ou mesmo, o deixar mais preparado para empreender.
Qual o melhor curso tecnólogo para fazer
Há graduações das mais diversas áreas nesse modelo. Na UnP, por exemplo, o formato EAD conta com cursos nos campos de: Design, Direito, Educação, Engenharia, Negócios e Saúde. Portanto, não há, na realidade, um curso em si que seja melhor que outro. Mas sim, aquele que se adapta melhor ao seu perfi.
E, se você tem dificuldade de encontrar a graduação que pretende fazer, fique tranquilo. É normal ter dúvidas. Um bom meio para começar a ter mais clareza na decisão é analisar seus gostos pessoais.
Qual eram, por exemplo, as matérias que você tinha mais afinidade na época do colégio? A partir daí, você pode ter uma noção se está mais inclinada para cursos na área de exatas ou humanas.
Outra boa opção para ajudar você nessa escolha é realizar um teste vocacional, além de conversar com professores e profissionais que estejam em determinadas áreas que julgar interessantes.
E aí, está entendendo melhor sobre as características de um Curso tecnólogo EAD? Esperamos ter ajudado você nisso. Comente aqui embaixo e participe do blog da UnP. Aproveite também para dar uma olhada nestes outros dois posts interessantes: Direito EAD: as vantagens de estudar à distância para área e Repertório Sociocultural: Entenda o que é
Comentar