Indíce
Gastronomia é a arte de trabalhar com diferentes alimentos. Por isso existem tantas variedades gastronômicas por todo o mundo e diversos cozinheiros querendo mostrar sua criação no prato. E as especializações em Gastronomia vão preparar os alunos para atuar com diversas áreas incríveis e permitir que eles se tornem experts quando o assunto é comida!
Primeiramente, aposto que você tem memória afetiva por alguma comida. Por exemplo, um bolo que te lembra sua avó ou uma torta que lembra sua infância. É por isso que se diz que a gastronomia vai além da cozinha: é porque ela mexe com seus sentidos e experiências pessoais. Então, que tal conhecer mais um pouco sobre essa área tão procurada por estudantes de todo o mundo?
Um pouco da História da Gastronomia
Mas antes de seguirmos com esse post, que tal falar um pouquinho de história? É que a atividade de variar na preparação e apresentação dos alimentos é bem antiga, afinal, se alimentar é uma necessidade básica de qualquer ser humano. Dessa forma, podemos afirmar que lá na pré-história a gastronomia já estava presente, apesar de, obviamente, não se ter uma metodologia que a tornasse uma área de estudo ou profissão.
O alimento sempre foi importante para a vida das pessoas e ele não se resume em saciar a fome, mas também em dar prazer e transmitir sentimentos. Além disso, com o tempo e a descoberta do fogo e do sal, a conservação e preparação dos alimentos tornou-se mais fácil. Esse acontecimento é um dos mais importantes na história da gastronomia.
Ah, e vale uma outra curiosidade histórica: antes da criação dos utensílios voltamos para a alimentação, a comida era saboreada com as mãos mesmo. E foi com o tempo que se consolidou o uso de talheres, mais precisamente entre os séculos XV e XVIII. Neste mesmo período, aconteciam na Europa os movimentos do Renascimento e as navegações portuguesas e espanholas.
Assim, como o Renascimento foi uma época de grandes evoluções intelectuais e culturais, ele também influenciou bastante a gastronomia.
Nesse contexto, o prazer por cozinhar e comer passou a importar mais, por isso, tantas trocas mercadológicas por conta de especiarias. Por isso, quando se quer ser um grande chef, estudar novas formas de preparo e referências nunca é demais e as especializações em Gastronomia são as opções ideais para isso.
Como a gastronomia brasileira foi construída?
O Brasil é reflexo da miscigenação e cultura de diversos países. E a culinária brasileira reflete essa riqueza de sabores! Toda essa combinação de nacionalidades, fez com que o Brasil tenha pratos únicos e deliciosos.
A feijoada, por exemplo, é um dos pratos mais famosos de nosso país. Há a teoria que ela foi feita pelos escravos com sobras dos alimentos dos nobres.
Por outro lado, partindo para o quesito sobremesas, não poderíamos deixar de citar a curiosa história por trás do brigadeiro. Vale ressaltar que o delicioso doce foi criado durante a campanha para o candidato Brigadeiro Eduardo Gomes. Dessa forma, algumas mulheres apoiadoras teriam preparado o docinho, que ficou popular mesmo pós-eleição.
Nesse sentido, assim como o Brasil, todos os outros países também possuem suas próprias especialidades culinárias. E para se tornar uma autoridade quando o assunto é preparar pratos diferenciados, basta investir nas especializações em Gastronomia que mais tenham a ver com você e seus objetivos. Então, vem conhecer mais!
Quais são as especializações em Gastronomia da UnP?
Especialização em Confeitaria e Panificação
Sua vida é fazer sobremesas inesquecíveis e pães artesanais? Então, que tal se aperfeiçoar nisso?
Com duração de 18 meses, você aprende desde a comandar estabelecimentos do setor até metodologias de trabalho e inovações tecnológicas de Confeitaria e Panificação.
Então, vem conferir a grade curricular do curso.
- Análise e resolução de problemas profissionais
- Ferramentas práticas para a inovação
- Empreendedorismo
- Técnicas de Confeitaria e Panificação
- Confeitaria Clássica
- Sorvetes e Sobremesas geladas
- Café da Manhã e Confiserie
- Doçaria Brasileira
- Chocolate
- Viennoiserie e Técnicas de Fermentação
- Doces e Chocolates de Festa
- Confeitaria Artística
- Entremets e Sobremesas Empratadas
- Panificação Avançada
- Projeto de Experiência
Especialização em Cozinha Brasileira
Esse curso é uma oportunidade para conhecer mais sobre nossa história. Portanto, por meio da literatura, livros e ingredientes nativos e importados da Europa, África e Ásia. E com isso, você aprende tudo sobre a culinária brasileira.
Confira a grade curricular do curso.
- Análise e resolução de problemas profissionais
- Ferramentas práticas para a inovação
- Empreendedorismo
- Técnicas de Cozinha
- Planejamento de Cardápio
- História, Cultura e Movimentos Gastronômicos
- Milho e Mandioca
- Arroz, grãos e cereais
- Horta e Pomar
- Cana de Açúcar, Coquetelaria e Café
- Peixes e Frutos do Mar – Rio, Mar e Mangue
- Carnes e Aves
- Queijos e Embutidos
- Óleos, Castanhas e Gorduras
- Cozinha Regional
- Projeto de Experiência
Especialização em Gastronomia Funcional
Você tem curiosidade de saber mais sobre Gastronomia Funcional ou já vive isso em suas experiências gastronômicas? Então essa especialização é para você, afinal, está relacionada com a melhoria na qualidade de vida, por meio do alimento.
Assim, os princípios da bioquímica e da biodisponibilidade dos nutrientes no organismo precisam ser estudados. Além disso, você aprenderá a confeccionar pratos que estimulam os cinco sentidos e preservam as características organolépticas (sabor, cor, textura, brilho) dos alimentos.
Confira a grade curricular do curso.
- Análise e resolução de problemas profissionais
- Ferramentas práticas para a inovação
- Empreendedorismo
- Conceitos da Gastronomia e Nutrição Funcionais
- Análise Química e Biodisponibilidade dos Alimentos
- Técnicas da Cozinha Funcional
- Dietas Restritivas, Especiais e Alternativas
- Prevenção e Tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis
- Funcional nos Ciclos de Vida
- Plantas Medicinais, Ervas, Especiarias e PANCs
- Análise Sensorial dos Alimentos
- Confeitaria e Panificação nas Restrições Alimentares
- Cozinha Brasileira e Internacional Funcionais
- Tendências e Soluções na Gastronomia Funcional
- Projeto de Experiência
Especialização em Segurança Alimentar
Todo restaurante, padaria e qualquer estabelecimento voltado para Food Service, passa por rigorosa vigilância sanitária. Para assim, garantir a saúde pública e impedir contaminação via alimento.
Por isso, nesse curso é possível aprender sobre as políticas públicas de saúde e à manipulação dos alimentos em cozinhas comerciais e na indústria, assim como as tecnologias envolvidas no setor de alimentos e bebidas.
Confira a grade curricular do curso.
- Análise e resolução de problemas profissionais
- Ferramentas práticas para a inovação
- Empreendedorismo
- Técnicas de Cozinha
- Liderança e Gestão de Recursos Humanos
- Legislação dos Alimentos e Políticas Públicas em Saúde
- Microbiologia dos Alimentos e Doenças de Origem Alimentar
- Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
- Análise de Perigos e Gerenciamento de Riscos
- Segurança do Trabalho em Negócios da Alimentação
- Logística de Transporte dos Alimentos
- Métodos de Conservação de Alimentos
- Indústria e Cadeia Produtiva de Alimentos
- Controle de Qualidade e Auditoria
- Rotulagem e Inovações Tecnológicas no processo produtivo dos alimentos
- Projeto de experiência
Considerações sobre as especializações em Gastronomia
Além dessas, é possível encontrar muitas outras especializações. Inclusive, é importante adicionar que o intercâmbio é um diferencial para os gastrônomos. Afinal, é bem legal se especializar em uma culinária em seu país de origem, como a França ou Espanha.
Por isso, nunca deixe de sonhar e ir atrás de conhecimento. A gastronomia abre muitas portas, mas depende da sua força de vontade para escolher qual abrir e tornar-se um(a) grande Chef.
E depois de conhecer um pouquinho mais sobre essas possíveis especializações na gastronomia, que tal comentar abaixo qual seria sua escolha? E aproveite também para dar uma olhada neste post: Conheça o Curso de Gastronomia.
Comentar