Blog da UnP

MBA: o que é, como funciona e quem pode fazer

Confira o significado, para quem é indicado e detalhes referentes ao curso.

Pensando numa especialização? Entender o que é MBA é importante para você que busca consolidar uma carreira profissional. Investir em educação é uma ótima forma de se desenvolver como um profissional. 

Por isso, preparamos este texto explicando o que é MBA, além de outros detalhes sobre o curso. Depois de ler, você vai descobrir se essa é a melhor opção de pós-graduação para você. Confira a seguir!

Saiba como o MBA pode ajudar na sua carreira!
Saiba como o MBA pode ajudar na sua carreira!

MBA: significado

A sigla significa Master in Business Administration, que, em português, quer dizer Mestre em Administração de Empresas. Assim, como iremos explicar em detalhes neste texto, trata-se de um curso de especialização com foco no desenvolvimento de habilidades direcionadas para cargo de gestão e negócios.

Esse é um tipo de pós-graduação com ótimos ganhos financeiros e oportunidades de crescimento da carreira, como veremos a seguir.

O que é MBA?

Esse curso é um modelo de pós-graduação focado na área de gestão de negócios e tem como objetivo principal a formação de profissionais capazes de tomar decisões gerenciais e estratégicas em empresas.

O curso fornece aos alunos um conhecimento aprofundado em vários campos de áreas variadas, como: Educação, Negócios, Turismo e Hospitalidade, Tecnologia e Saúde. Tendo como objetivo preparar os profissionais para as posições de gestores e de liderança empresarial.

O aluno aprenderá a gerir e administrar de acordo com a área em que estiver. Por exemplo: finanças, marketing, gestão de pessoas e entre outras áreas críticas para o sucesso corporativo. 

Então, trata-se de uma especialização, realizada após a formação em um curso superior, seja ele bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. E que tem o propósito de formar especialistas com domínio em conhecimentos nas áreas de gestão e administração.

Vale lembrar que o MBA é uma pós-graduação do tipo lato sensu. O termo de origem em latim significa “sentido amplo”. E é usado para definir especializações de forma geral, sem estarem ligadas ao formato mais acadêmico utilizado na pós stricto sensu, grupo do qual fazem parte mestrado e doutorado.

Dessa forma, as pós lato sensu têm como finalidade aprimorar habilidades e desenvolver conhecimentos que beneficiem a atuação profissional

Vale lembrar que, segundo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), o MBA tem duração mínima de 360 horas. 

Esse tipo de pós é muito bem-visto em processos seletivos e faz diferença para as instituições no mercado de trabalho e desenvolvimento de equipe. De acordo com pesquisa da empresa Catho Educação, profissionais em cargos de coordenação que possuem pós-graduação têm salários até 53,7% maiores.

 

Diferença entre pós-graduação e MBA

Os dois termos podem até ser confundidos, contando que o MBA é, na verdade, um tipo específico de pós-graduação, do tipo lato sensu.  E que se concentra no aprimoramento de conhecimentos direcionados para as áreas de gestão e administração.

 

Quem pode fazer MBA?

Se você quer ingressar em um curso de Master in Business Administration, não se esqueça que é necessário possuir um diploma de nível superior. Como bacharel, licenciatura ou tecnólogo de uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura, MEC.

O profissional que quer se desenvolver como líder, realizar a gestão do próprio setor ou da área dentro da empresa é ideal para realizar o curso em questão. Pois desenvolverá habilidades ​​em coordenação e condução de equipe, finanças, contabilidade e negócios em geral.

Logo, os cursos de MBA podem ser úteis para executivos, empresários, gerentes de linha de frente, profissionais de marketing e outros indivíduos que buscam cargos de liderança em uma organização.

 

MBA EAD

O Master in Business Administration a distância é uma modalidade de ensino ideal para quem não tem disponibilidade para frequentar uma universidade presencial. Com o ensino digital você pode estudar de acordo com a sua disponibilidade, sem precisar se deslocar para a sala de aula.

Podendo assim, economizar tempo de locomoção e dinheiro da passagem e comida. Por isso, o curso a distância costuma exigir um investimento menor do que o presencial. 

Outro ponto a favor do EAD é o fato de que é possível realizar as atividades em qualquer lugar, bastando ter acesso à internet e um computador, tablet ou smartphone. Além disso, também é possível adequar mais facilmente as aulas à rotina. O que torna a modalidade uma ótima opção para quem precisa conciliar estudo e vida profissional. 

 

Áreas e exemplos de MBA

Há diversos tipos de programas de Master in Business Administration. Então, o ideal é que você pesquise por aquela opção que mais se encaixa em seu interesse e foco profissional. 

Para ajudar você nessa escolha, separamos algumas opções de áreas em que é possível encontrar um MBA. Confira:

Negócios

Os MBAs dessa área, auxiliam o aluno a monitorar e gerenciar o mercado para identificar riscos e oportunidades para a empresa. Fazendo com que ele tenha visão interdisciplinar para propor ideias e soluções inovadoras.

Um exemplo de curso nesse campo é o MBA em Liderança Estratégica. A UnP oferece esse e mais outros 25 cursos do tipo em negócios. Clique aqui e veja todos eles.

Tecnologia

Nessa área, entre outras funções, o profissional poderá ficar responsável por gerenciar informações em uma empresa. Além de criar e distribuir redes de computadores, cuidar do processamento de dados, softwares e hardwares.

Um exemplo de curso desta área é o MBA em Gestão da Tecnologia da Informação. Nele, o aluno vai ampliar conhecimentos e aprimorar práticas para gerenciar projetos, programas, operações e estratégias aliadas à TI.

 

Saúde

Para quem quer dedicar à carreira à melhoria da qualidade de vida das pessoas, essa é uma excelente opção. Quem realiza esse tipo de MBA estuda, entre outros aspectos, a prevenção de doenças, orientação e tratamento. Sempre visando minimizar os impactos das enfermidades na vida cotidiana da sociedade.

Um dos cursos de pós-graduação na área da saúde é o MBA em Gestão Pública com ênfase em Saúde. O aluno desse curso irá desenvolver o reconhecimento de urgências e insuficiências. Para que assim seja capaz de planejar ações visando uma maior eficiência dos sistemas e serviços de saúde.

 

Educação

Os profissionais do ensino vão produzir e avaliar os processos de aprendizagem. Logo, cursando um MBA na área da educação você estará qualificado para ter uma visão analítica e crítica da prática educacional.

Esse é o caso do curso MBA em Gestão Educacional, que é destinado para gestores, docentes e colaboradores com nível superior completo, ocupando funções de liderança ou interessados em atuar como gestor ou supervisor educacional.

 

Turismo e Hospitalidade

O profissional que busca uma especialização nessa área poderá atuar em hotéis, pousadas, restaurantes ou até mesmo grandes eventos. Ele estará apto e qualificado para gerenciar negócios no ramo.

Um exemplo de curso nesse campo é o MBA em Gestão em Turismo e Hotelaria. Nele, o profissional formado estará apto para avaliar e administrar os principais processos funcionais e organizacionais de uma organização que atue no segmento. 

 

Por que fazer MBA?

Os empregadores estão cada vez mais à procura de candidatos e profissionais qualificados para assumir posições de liderança.

Então, os diplomas de MBA são diferenciais interessantes no mercado de trabalho. Isso porque os profissionais certificados oferecem o conhecimento abrangente, a capacidade e o domínio em assuntos de gestão e administração.

Além disso, esse estilo de pós-graduação também pode ajudar os alunos a se destacarem nos empregos em que já estiverem. Afinal, a educação e as habilidades adquiridas ao longo do programa podem auxiliar os alunos a serem promovidos para posições de liderança.

Gostou do conteúdo? Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts: O que significa gestão pública? Conheça tudo sobre a área e O que é MBA? Não comece o curso sem ler.

Julia Takita

Comentar