Blog da UnP
Atividades complementares

Atividades complementares: o que são?

Reunimos as principais informações sobre este requisito exigido aos formandos em cursos superiores e como consegui-lo

Entender o que é atividade complementar, sua importância, formas de realização e exemplos é uma grande vantagem para você que pretende ter um ótimo desempenho no decorrer do curso superior.

Por isso, separamos dicas para te mostrar que é possível realizar atividades complementares com diversos formatos para encaixar nos seus interesses! Então, trouxemos um conteúdo que vai explicar o que você precisa saber sobre o assunto e te ajudar a aproveitar da melhor forma essas atividades na faculdade. Confira agora! 

O que são atividades complementares

Atividades complementares

Ao optar por realizar algum curso de graduação, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, haverá esta exigência de cumprimento de horas para a sua formação. Mesmo porque, para o MEC estas atividades são exigidas como quesito em suas diretrizes curriculares. Então, afinal, o que é atividade complementar?

As atividades complementares são atividades acadêmicas que visam suplementar a formação do aluno e lhe proporcionar um maior aprofundamento nos conteúdos estudados. Elas podem ser cursos, estágios, oficinas, pesquisas, trabalhos de conclusão de curso, congressos, entre outros, dependendo das exigências da faculdade e do curso.

Então, uma série de atividades devem ser cumpridas e comprovadas através de certificados, ingressos etc. Assim, você poderá obter créditos e efetivação da carga horária realizada pela própria instituição.

Logo, em cada instituição de ensino superior as atividades complementares terão sua carga horária mínima, peso de cada atividade e descrições das quais são concedidas, especificamente.

Como por exemplo, para o curso de Design Gráfico ir até uma exposição de museu é permitido como atividade e terá um peso em horas. Mas para um curso de Gestão Pública, exemplificando, já será diferente.

Por isso, o objetivo é complementar o currículo do aluno, a fim de proporcionar o aproveitamento e enriquecimento do seu percurso acadêmico. Seja com atividades internas ou externas à faculdade.

Qual a importância das atividades complementares?

O propósito destas horas extracurriculares é de ampliar sua formação acadêmica para os mais diversos ambientes, experiências e contextos.

Então, ao contrário do que a maioria pensa, a atividade complementar é de muita importância na grade curricular visto que enriquece o processo de ensino e complementa a sua formação como um todo.

Algumas destas atividades incentivam projetos fora da sala de aula, podendo desenvolver tanto suas soft quanto, hard skills e ampliar tanto seu repertório sociocultural, como o profissional.

Mas como? Enquanto o aluno vai em busca da formação complementar, muitas vezes pode ser apresentado ao mercado de trabalho, às experiências de enriquecer o currículo e às vivências agregadoras.

Exemplificando, um estudante de Ciências Econômicas que acompanha uma palestra de um banco de investimentos. Este estudante poderá usufruir do conteúdo apresentado, como ouvir o posicionamento de algum profissional na área, aproveitar para se manter atualizado em relação a outros eventos e poderá seguir o palestrante nas redes sociais e no LinkedIn.

Ou seja, com as atividades complementares é possível aumentar seu repertório sociocultural e desenvolver em outros cursos de diversas modalidades e formatos.

Como fazer atividades complementares

Existem diversas formas de realizá-las, desde participar de palestras, cursos online até fazer trabalhos voluntários. O importante é escolher atividades que sejam condizentes com as exigências do seu curso e que te ajudem a desenvolver as competências que você mais precisa ou aprecia.

Algumas ideias de atividades complementares:

  • Trabalhos voluntários;
  • Trabalhos científicos,
  • Cursos de extensão;
  • Participação em projetos de pesquisa;
  • Palestras;
  • Estágios;
  • Monitoria;
  • Cultura, arte e entretenimento;
  • Esportes;
  • Representante de sala.

Atividades complementares: exemplos

Com o intuito de ajudar com as possibilidades de quais atividades complementares buscar, separamos uma lista de possíveis realizações que podem te ajudar com as requisitadas horas:

Trabalhos voluntário

Envolvimento em causas sociais relevantes em instituições da área da saúde, ONGs entre outras instituições. O processo para validar as horas é através de certificado ou comprovante declarando seu envolvimento com as funções em apoio social.

Estágios

Basicamente, é a experiência prática em uma área de atuação, aprimorando as habilidades profissionais e uma forma de se inserir no mercado de trabalho.

Monitoria

Nesta atividade, você ajuda os colegas de classe a aprender o conteúdo, desenvolvendo a capacidade de ensinar e memorizar a matéria ao mesmo tempo. Geralmente, ao falar com professores ou coordenador do curso pode-se descobrir mais a respeito.

Palestras

Participar de palestras externas ou internas que abordam um tema de uma área específica, relacionada ao curso escolhido, aumentará seu repertório e possibilidades de adquirir experiência. Para aprovação das horas é preciso apresentar sempre algum comprovante ou certificado.

Cursos

Forma original e mais conhecida de enriquecer o currículo, ampliar as chances em processos seletivos, agregar novos conhecimentos, atualizar a respeito de tendências na área. Cursos online, cursos livres, cursos de extensão. Geralmente, você receberá o certificado para poder comprovar a carga horária.

Atividades acadêmicas

Estas serão exercícios e trabalhos paralelos aos conteúdos dados em sala de aula. Sendo assim, é possível realizá-las dentro de sua faculdade. Como em projetos, trabalhos expostos em eventos acadêmicos, empresas juniores, representante de sala, curso de línguas etc.

Atividades culturais e de entretenimento

Os programas artísticos e os de prazer também podem somar em suas horas, como por exemplo; teatro, cinema, idas a museus e exposições. Neste caso, é importante que você guarde as entradas (ingresso ou bilhete).

Atividades esportivas

Se você pratica de forma regular uma modalidade de qualquer que seja o esporte, é possível adicioná-la em suas horas complementares. Para validá-las pode ser usado uma declaração ou um comprovante de horas, que reconheça a sua presença em aulas, treinos ou exercícios e competições.

Produção científica

As atividades são resultado da origem de um conhecimento através da pesquisa. Logo, poderá estar em formato de artigos, iniciação científica, seminários, pesquisas e resumos. Após a apresentação do trabalho você receberá certificado para validar suas horas.

EAD: atividades complementares

A ótima notícia que temos para te dar é que você pode realizar diversas atividades complementares no formato EAD. Isso mesmo, na internet você encontra diversas opções para complementar seu currículo.

Dessa forma é possível encontrar esses cursos em plataformas de ensino, sites de universidades e em páginas especializadas em cursos online. Sendo assim, é possível realizá-los de  qualquer lugar e em qualquer hora, de acordo com sua rotina.

Agora o que acha de conferir os posts a seguir: “O que é MBA” e “Humanas e Exatas“.

Julia Takita

Comentar