Blog da UnP
Como mudar de faculdade

Como mudar de faculdade: como fazer e eliminar disciplinas

Se você está pensando em mudar de faculdade, mas não sabe como. Ou ainda tem dúvida sobre sua decisão. Nesse post falaremos a respeito de transferências de cursos, modalidades e instituições para te ajudar a decidir e realizar o processo da melhor maneira.

Durante o texto explicaremos como é o processo de transferência, as diferenças entre os tipos e até como transferir seu Prouni. Confira!

Como mudar de faculdade


Diferença entre transferência interna e externa

A transferência interna é o processo em que o aluno muda algo dentro da sua graduação sem mudar de faculdade. No geral, trata-se da mudança de curso, de modalidade ou de horário, mas dentro da instituição que já estuda.

Ou seja, quando o estudante permanece na mesma faculdade, mas deseja, por exemplo, sair do presencial e ir para o EAD. Ir do período da manhã para a noite. Ou até trocar de curso de Administração para o de Educação Física.

Agora, a transferência externa é o processo de uma faculdade para a outra. Então, se você deseja mudar de universidade, este é o processo que precisará realizar.

Logo, quando realizada, a transferência externa é possível mudar: modalidade, horários e curso. Sendo que o que a torna “externa” é, justamente, a mudança de instituição de ensino.

Como funciona o processo de transferência em um curso de graduação?

Para realizar essa transição em sua vida acadêmica há alguns passos e requisitos a seguir. A primeira etapa é entrar em contato com a instituição que está matriculado para verificar se há alguma pendência. No mesmo contato ou entrando na plataforma do aluno, você poderá solicitar o seu histórico escolar.

Lembre-se que cada instituição contém seu regulamento e processo, então alguns casos podem ser divergentes. Porém, a maioria das instituições, assim como aqui na UnP, só aceitam o histórico oficial, ou seja, assinado fisicamente ou com autenticação digital.

Nesse caso, é um documento com o formato e logo da faculdade que você estuda, contendo todos os seus dados pessoais e acadêmicos. Portanto, é um histórico resumido com todas as disciplinas do seu curso, horas, notas e até antigos registros se houver.

Em seguida é importante ler o edital a respeito do processo de transferência da nova universidade. Agora se você não quer mudar de instituição, mas de curso e horários ou modalidade, ressaltamos a importância de ler os documentos disponibilizados pela reitoria da instituição.

Depois disso, você terá que reunir os documentos que a nova faculdade pedirá para o seu ingresso e enviá-los ou levá-los dentro do prazo estipulado e esperar para que analisem o seu caso.

Geralmente, a secretaria junto com a coordenação que analisam e eliminam as disciplinas com a grade curricular semelhante e minimamente equivalente aos exigidos na instituição.

E então é só aguardar para que a mudança seja realizada por completo. Quando se trata de uma transferência interna, é importante ler o contrato e verificar se haverá mudança de preço da mensalidade ou da metodologia.

Mesmo que cada faculdade tenha suas próprias regras, é importante cuidar dos documentos exigidos e para que a entrega deles seja dentro do prazo. Assim que a transferência for aprovada será preciso trancar ou cancelar a matrícula na outra instituição e se matricular na nova.

Como tomar a decisão para mudar de faculdade

Para decidir se deve ou não mudar de faculdade é preciso ser prático e analisar a situação considerando todos os fatores para concluir que valerá a pena. Vamos dar alguns exemplos práticos para que você consiga pensar no seu contexto atual e avaliar com cuidado suas ações e as consequência delas.

Os motivos mais comuns são a insatisfação com o curso, falta de apoio acadêmico, falta de estrutura, dificuldades financeiras ou mudança de cidade ou estado.

Então, se o seu caso é mudar de instituição de ensino superior, é necessário garantir que os pontos que a atual universidade garante, ou não, estejam presentes na nova instituição escolhida.

Logo, verificar como funciona o suporte da faculdade, como é a infraestrutura, qual a grade curricular do curso, como é a acessibilidade à tecnologia. Além disso, avaliar os custos com a mensalidade, transporte (se for o caso) e os benefícios que essa mudança trará para a sua vida.

E se você está em dúvida de qual instituição ir, nesse caso as dicas que damos é de selecionar todas as faculdades com o curso disponível na modalidade que te interessa. E depois verificar a nota no MEC, reputação e classificação em listas de organizações educacionais.

Além disso, pode ser feita uma pesquisa a respeito dos estudantes e professores da instituição para conseguir se ambientar melhor com o meio acadêmico e pessoas que o habitam.

Como mudar de faculdade com o Prouni

Para realizar a transferência de uma faculdade para a outra quando se tem Prouni, Programa Universidade para Todos, e quer manter a bolsa, é importante avaliar alguns fatores.

Fique atento às regras do Prouni, datas e editais para se garantir. Verifique se há vagas disponíveis para o curso desejado com essas bolsas em cada instituição que você selecionou. E cuidar da entrega da documentação necessária para concretizar a mudança na nova faculdade.

Transferência de faculdade EAD

Se você estudar presencialmente, ou em outra modalidade, e deseja solicitar a transferência online, é possível pelo site da instituição.

Para fazer a solicitação, você precisará enviar alguns documentos, como:  documento original com foto e o histórico escolar oficial da sua faculdade atualizado.

Durante o processo, você deve fazer o upload desses documentos em alguma plataforma, no caso da UnP é o nosso ambiente virtual, o chamado Ulife. Depois disso, é necessário aguardar a análise curricular, que pode levar até 20 dias úteis.

Você receberá um e-mail de confirmação após a análise ser concluída e pode finalizar a sua matrícula pelo link no e-mail.

Agora que você já sabe a respeito da transferência e como mudar de faculdade, que tal conferir os posts que selecionamos: “O que é MBA? Não comece o curso sem ler” e “Repertório Sociocultural: entenda o que é“.

Kaife Cremonezi Torres

Comentar