Blog da UnP

Curso de gestão pública: o que você não sabia

Conheça e entenda mais sobre a graduação e a área, além de informações a respeito do mercado de trabalho

Já ouviu falar do curso de Gestão Pública? Para quem tem interesse em alcançar um cargo em um órgão público essa é uma ótima opção de graduação. Além dela, também é possível atuar em associações sem fins lucrativos e empresas privadas em parceria com o governo. 

Pensando nisso, elaboramos este post para você conferir as principais questões e dúvidas a respeito do curso. Assim, pode se preparar para a carreira e o mercado de trabalho. Confira a seguir: 

Cadeiras para serem preenchidas por gestores públicos - Curso de Gestão Pública
Curso de Gestão Pública

 

O que é gestão pública

Basicamente, é a área de administração de setores e organizações públicas nas esferas federais, estaduais e municipais. 

Os responsáveis pela gestão pública têm a grande responsabilidade de garantir a excelência e efetividade de serviços fundamentais para a população, sempre acompanhando o cenário político e econômico.

Com isso, o profissional da área é responsável pelo planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação de ações que visam o aperfeiçoamento dos serviços prestados por autoridades. 

Para isso, é necessário que o profissional seja capacitado. Ou seja, formado em um curso superior para o gerenciamento de todos os processos. Para que assim se garanta a eficiência e a otimização na utilização dos recursos disponíveis.

 

Curso de Gestão Pública

O objetivo dessa formação é preparar profissionais para agir de maneira ética em contextos políticos, sociais, econômicos e legais que afetam o poder público. Além de gerir a parte logística e operacional em campanhas de políticas públicas.

Dessa forma, esse profissional é responsável por contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Na graduação, o aluno adquire o conhecimento necessário para identificar problemas e buscar soluções, por meio da avaliação de políticas públicas. Tendo a oportunidade de desenvolver habilidades e competências necessárias para atuação em diversas funções, bem como o conhecimento em políticas públicas.

Então, ele aprenderá, por exemplo, sobre questões como: planejamento e orçamento, estrutura legal que regulamenta a administração, gestão de recursos humanos, habilidade de comunicação e operação com os órgãos públicos.

Grade curricular de Gestão Pública

Na UnP, essa graduação é um tecnólogo. Já ouviu falar? Trata-se de um curso de ensino superior com grade curricular mais focada para a prática da profissão. Contando com quantidade reduzida de disciplinas teóricas, em detrimento de matérias voltadas para a prática.

Separamos alguns exemplos de disciplinas do nosso curso de Gestão Pública, para que você possa ter um primeiro contato com a estrutura do curso. Confira:

  • Aspectos humanos e socioculturais,
  • Contabilidade pública, socioambiental e avançada,
  • Core curriculum,
  • Digital personalizável,
  • Estado, política e direito,
  • Estruturas e ambientes das organizações,
  • Extensão,
  • Gestão de operações e serviços públicos,
  • Relações estatais, meio ambiente e sustentabilidade,
  • Tomada de decisão,
  • Vida e carreira,

Além disso, o aluno do curso também estuda o que constitui uma boa parceria entre uma organização e fornecedores ou clientes.

Tudo para que seja capaz de organizar os processos de tomada de decisão dentro de uma organização, ao gerenciar e financiar projetos e programas. Além de compreender questões organizacionais, de marketing e estruturais.

Qual a duração do curso?

Como explicamos anteriormente, a graduação em Gestão Pública da UnP é um tecnólogo. Essa é uma graduação de curta duração, voltada para que o estudante seja capaz de ingressar no mercado de trabalho rapidamente. Dessa forma, costuma ter duração de dois anos.

Vale lembrar que esse é um curso de educação superior. Para ingressar nele, o candidato deve ter concluído o ensino médio. Depois de graduado, o estudante poderá dar continuidade aos estudos cursando uma pós-graduação (especialização, MBA), mestrado ou doutorado. 

O curso tecnólogo de Gestão Pública da UnP, é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e tem a carga horária de 1670 horas.

Gestão pública: onde trabalhar

O profissional da área pode atuar tanto nos setores públicos, quanto em ONGS e até em organizações privadas para trabalhar em parceria com governos.

O formando do curso trabalha com ferramentas, planejamento e estratégias ligadas a ações de gestão que garantam a eficiência de cada projeto.  

Por ser muito abrangente, o setor público inclui diversas áreas diferentes, como saúde, educação, negócios, engenharia, segurança, meio ambiente, entre outros. O que garante ao gestor público a possibilidade de estar envolvido com diversos campos.

Assim, como dissemos anteriormente, é possível trabalhar em diversas instituições, como: agências reguladoras, secretarias, institutos de pesquisa e associações sem fins lucrativos. 

 

Curso de Gestão Pública EAD

Sabia que também é possível realizar essa graduação no formato a distância? Essa modalidade traz diversas vantagens. Entre elas, a flexibilidade de estudar e aprender na hora que for conveniente para cada aluno.

Além disso, o EAD tende a gerar economia de tempo e dinheiro. Já que não é necessário investir no deslocamento até a universidade ou em alimentação. O que torna essa opção mais acessível. Afinal, é possível aprender em casa ou em qualquer outro lugar: basta que você tenha acesso à internet e um smartphone, computador ou tablet.

 

Pós-graduação de Gestão Pública EAD

Se você tem interesse em atuar nessa área, mas já é graduado, saiba que isso também é possível por meio de um curso de pós. 

Essa é uma ótima alternativa, permitindo que você se torne um gestor público mesmo se tiver diploma de um campo diferente. A UnP oferece algumas especializações e MBAs nesta área. Veja abaixo:

 

Quanto ganha um profissional de Gestão Pública?

De acordo com dados do site Salario.com.br, a remuneração média para a função é de R$4.369,58. Lembrando que esse valor pode variar dependendo da experiência, local e cargo. 

Ainda de acordo com a mesma fonte, os ganhos de um gestor público podem chegar a R$10.197,50. E a realização de uma pós-graduação ou MBA pode contribuir para uma maior remuneração.

E aí? O que você achou das dicas a respeito do curso de gestão pública? Se você está procurando mais informações, acesse este link.

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e dê uma olhadinha nos posts a seguir: O que é MBA? Não comece o curso sem ler ou Repertório Sociocultural: Entenda o que é.

Julia Takita

Comentar