Blog da UnP
Estágio não remunerado: vale a pena?

Estágio não remunerado: vale a pena?

Saiba para quem o estágio não remunerado é indicado, se é aprovado por lei, os benefícios e observações a respeito

Está procurando sua chance para iniciar no mercado de trabalho e quer saber mais sobre o que é estágio não remunerado?

Neste post trazemos vários pontos que podem beneficiar você em busca da sua tão sonhada oportunidade. Independente do seu contexto atual, você se surpreenderá com o quanto um estágio não remunerado pode ser benéfico de várias formas, confira:

Estágio não remunerado: vale a pena?

O que é estágio não remunerado

O estágio não remunerado é uma excelente oportunidade de iniciar sua vida profissional, além de ser um grande diferencial para quem está em busca de um primeiro emprego.

O conceito de estágio é: todo e qualquer período de iniciação ou preparatório para exercer um papel na sociedade. É o momento em que o estudante é colocado para realizar funções atuando e aprendendo na prática dentro mercado de trabalho na área escolhida.

De certo modo o estágio não remunerado é bem semelhante ao remunerado, pois contém regras bem parecidas. Só que como o próprio nome diz, esse tipo de estágio não paga pelo tempo de trabalho prestado.

É uma experiência profissional que pode ser ofertada tanto para estudantes de ensino médio quanto para universitários. E é importante ressaltar que o estágio não remunerado é uma atividade profissional, porém, de formação. Por isso, existem muitos cursos nos quais o estágio ainda é obrigatório em suas grades curriculares.

 

O que é estágio remunerado

Como as regras quase se mantêm entre os dois, a diferença é que os remunerados têm pagamento agendado. Assim, o estagiário tem direito ao vale-transporte, seguro contra acidentes pessoais, férias proporcionais e 13º salário.

O estágio remunerado é ofertado por empresas a acadêmicos que estejam cursando o ensino médio ou ensino superior, com o objetivo de aprendizagem. Portanto, basicamente, é estar empregado e receber pelo serviço prestado.

Além disso, você também pode ser orientado por um professor orientador da instituição de ensino ou o que leciona e o acompanha em sala de aula.

Agora você deve estar pensando; como um estágio em que vou trabalhar de graça pode valer a pena? Acredite, estamos chegando lá!

 

Como pedir um estágio não remunerado

Uma solicitação de estágio não remunerado deve incluir uma breve descrição das suas qualificações, que podem estar no seu currículo. Bem como o seu interesse na área de atuação da empresa.

Além disso, você deve explicar por que está disposto a trabalhar de graça e o que espera ganhar com a experiência.

 

Carga horária de estágio

Em relação a carga horária, por exemplo, permanece de 30 horas semanais. Ou seja, não poderá ultrapassar 6 horas diárias e contrato de duração máxima de 2 anos.

Como funciona um estágio

É importante que você procure e escolha um estágio na sua área de formação. Pois assim desempenhará e atuará em processos mais próximos da sua realidade depois de formado.

Além disso, você poderá relacionar os estudos do dia a dia às tarefas de uma vaga de emprego. É essencial também que no programa de estágio tenha supervisão de um professor ou de um profissional da área para auxiliar e que avaliará o estagiário em um relatório a respeito do seu desempenho que contém o detalhamento de funções e performance ao final do contrato, ou a cada 6 meses.

A instituição de ensino ou a empresa contratante também assina o relatório além da documentação inicial (contratos e afins).

 

A importância do estágio para a carreira

Como dito anteriormente, o estágio não remunerado é uma oportunidade profissional ofertada a acadêmicos para aprendizado. Apesar de não serem remunerados, os estagiários têm direitos trabalhistas assegurados por lei.

Então, o estágio não remunerado é uma ótima experiência para quem quer se inserir no mercado de trabalho e adquirir experiência profissional. Tanto para quem está iniciando sua carreira, quanto para quem está mudando de área.

Vale lembrar que, apesar de não ser remunerado, esta modalidade de estágio deve ser registrada em carteira. Isso porque é uma atividade laboral, mesmo não havendo um vínculo empregatício. No entanto, aceitar uma vaga de estágio é uma decisão importante que deve ser tomada com cuidado. Antes de aceitar uma vaga, é importante considerar fatores como a remuneração, as responsabilidades, a carga horária e a localização do estágio.

Além disso, é importante se informar sobre a empresa e verificar se ela oferece o tipo de experiência que você está procurando.

Benefícios do estágio não remunerado

Além de ter a chance de aprender e desenvolver suas habilidades, você ainda pode construir uma boa rede de contatos profissionais e tudo isso conta pontos em processos seletivos.

Por exemplo: um estudante que conseguir uma oportunidade de estágio na rede SUS, terá contato com profissionais da área de saúde que poderão indicá-lo a processos seletivos e vagas.

Então há a oportunidade de aprender e se conectar com pessoas experientes. Além disso, os benefícios de um estágio não remunerado podem incluir a evolução das habilidades específicas (hard e soft skills), o acesso a um ambiente de trabalho e desenvolvimento em ferramentas tecnológicas.

Visto que, nos estágios que virão os primeiros desafios da carreira, virão também as quebras de expectativas, conquistas inesperadas e maior contato consigo. Sem falar do aumento das chances de conseguir um emprego durante ou após a graduação.

E então? Gostou do post? Lembrou de algum amigo que está precisando de um novo estágio? Aproveita e comenta aqui! Confira também outros dois posts nossos: O que é MBA? Não comece o curso sem ler e Gestão Pública: conheça tudo sobre a área.

Julia Takita

Comentar