Blog da UnP
Não fiz o Enem

Não passei no Enem, e agora, o que fazer?

Não desanime se você não fez o Exame Nacional do Ensino Médio ou até fez, mas não alcançou a nota esperada, este post é para você. Mesmo o Enem sendo uma porta de entrada para sua graduação, há outras opções para ingressar na faculdade.Você pode estar se questionando “não passei no Enem, e agora?”, mas pode ficar tranquilo!

Vamos explicar um pouco melhor sobre esse exame, além de mostrar outras maneiras de ingressar na vaga tão sonhada no Ensino Superior. Confira!

Não fiz o Enem

O que é o Enem?

É uma prova nacional e anual que tem o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos no Ensino Médio brasileiro. Esta avaliação foi desenvolvida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação).

O Enem é visto por muitos como uma excelente chance de entrar em um curso superior. Algumas instituições passaram a utilizar o resultado da prova como seu vestibular desde o ano de 2004.

Como funciona o Enem?

O exame é extenso, com provas divididas em dois domingos. É composto por uma redação e quatro cadernos, cada um deles com 45 questões.

As matérias abrangidas nos cadernos são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias e 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O seu desempenho satisfatório depende de uma boa preparação para as provas. A nota do Enem pode ser utilizada para facilitar o ingresso em sua graduação particular ou pública através dos seguintes programas:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
  • Programa Universidade para Todos (Prouni) e
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES).

Ou seja, você poderá entrar de maneiras mais fáceis e mais econômicas seguindo os critérios dos processos seletivos de cada instituição.

O que é uma boa nota no Enem?

Para saber se alcançou uma pontuação satisfatória é preciso saber a nota de corte do curso desejado. A nota de corte é a média mínima a ser alcançada para você concorrer, ao menos, às listas de espera de universidades públicas. As notas de corte nos programas Fies, SiSU e ProUni são divulgadas a tempo para que você possa alterar a sua inscrição.  Assim, suas escolhas poderão ser mais bem sucedidas.

Para ingressar numa instituição pública é preciso ficar atento ao regulamento e ao calendário de cada um dos programas. É importante você saber que a sua nota do Enem também é aceita pelas instituições privadas de ensino como forma de ingresso. 

Aqui na UnP, por exemplo, a sua média vale bolsa! Já pensou se formar estudando em casa? As suas notas do Enem dos últimos 10 anos podem garantir a sua bolsa de até 100%* nos nossos cursos a distância (EAD).

O que acontece se eu não passar no Enem?

Primeiro passo, é se tranquilizar, pois é comum que as notas de corte sejam altas ou a procura e a disputa pelas vagas seja muito acirrada. Pode parecer que não, mas ainda sim há muitas opções para você começar sua vida acadêmica.

Para que você pare de pensar “não passei no Enem, e agora?”, vamos passar uma lista de ótimas alternativas para você se informar mais a respeito. Para te ajudar a decidir qual caminho seguir, é fundamental que você pesquise sobre as diferentes opções que podem atender às suas necessidades e desejos.

Certifique-se de que você entende como funciona cada programa e as exigências de cada uma das instituições. Lembre-se também de buscar informações sobre as áreas de atuação, o mercado de trabalho e as perspectivas de crescimento profissional de cada opção.

Assim, você estará mais preparado para tomar sua decisão. Seguem abaixo as opções que separamos para você, futuro estudante acadêmico:

Busque bolsas de estudos

O ProUni é uma das formas mais conhecidas de auxílio àqueles que não têm condições financeiras para pagar as mensalidades da faculdade. As possibilidades de bolsas oferecidas pelas faculdades onde você pretende estudar são importantes de serem conhecidas. 

A UnP é uma universidade reconhecida pelo MEC que oferece excelentes opções de descontos e bolsas. Sem levar em conta a sua nota do Enem. Se sua nota for maior de 200 pontos na média das 4 notas dos cadernos do Enem, tirando a nota da redação, você já garante uma bolsa até o final do curso.*

Por isso, é importante ficar atento às divulgações das bolsas das instituições, pois oportunidades não faltarão. Então, sim, é possível encontrar alternativas além do SiSU, Fies e ProUni para financiar sua educação.

Realize o vestibular online ou agendado

“Não fiz o Enem, e agora?”. Bom se este é o seu caso ou o seu desempenho no exame não foi tão satisfatório, o vestibular é uma opção. Sabemos que a palavra pode ser desanimadora, mas há provas hoje em dia mais tranquilas de se realizar.

Embora algumas faculdades privadas aceitem a nota do Enem como critério de avaliação, muitas delas também realizam seus próprios vestibulares. Assim como na UnP, onde você pode realizar o vestibular online. Basta se inscrever em nosso site e se preparar para essa nova oportunidade.

O vestibular online ou agendado é uma opção que ameniza o seu nervosismo e receio que o evento traz. Além disso,  divulga a sua nota de forma mais rápida.

Para se destacar, é importante que você verifique o edital e se concentre nas especificidades do processo seletivo. Você pode ainda simular as provas de edições anteriores que estejam disponíveis para se familiarizar com o estilo da avaliação.

Acompanhe as listas de espera

Não desanime se você obtiver uma boa pontuação, mas ainda assim não for classificado. Há ainda a possibilidade de entrar na lista de espera, que considera candidatos com notas altas que ficaram próximos de garantir uma vaga.

Se alguns aprovados desistirem, a lista de espera preencherá as vagas com base na classificação. Em outras palavras, se um estudante optar por outra faculdade, o primeiro colocado da lista terá acesso à vaga, e assim sucessivamente.

Portanto, é importante ficar atento às datas, e-mails, site e notícias divulgadas pelas faculdades e, principalmente, pelos programas Sisu, ProUni e Fies.

Se eu não passar no Enem posso fazer faculdade?

Sim, você pode realizar um curso universitário mesmo sem ter feito o Enem ou obtido uma pontuação baixa.

Nesse momento, apesar de ser uma excelente oportunidade para ingressar no Ensino Superior, o importante é focar nas outras formas de conseguir acesso a ele.

Portanto, se você tem interesse em cursar uma graduação, é importante saber que existem diferentes meios de ingresso disponíveis para escolher aquele que melhor se adequa a sua realidade, além da utilização ou não da nota do Enem. 

Agora, venha conferir estes outros posts: “O que é MBA: Não comece o curso sem ler” e “Repertório Sociocultural: entenda o que é“.

Julia Takita

Comentar