Blog da UnP

Design de Games: conheça esse bacharelado

Atualmente, os jogos são encontrados em diversas plataformas, formatos e resoluções. E a cada dia os Designs de games se tornam mais reais em qualidade, efeitos e até expressões humanas lembrando cenas de filmes.

O curso em questão é responsável por seu desenvolvimento nas áreas de estudo e prática voltadas para a criação de jogos. Design de Games é o bacharelado ideal se você acredita que seu caminho seja trabalhar nesse ramo do entretenimento.

Então, ao trabalhar na área poderá atuar em setores diversificados, como gerente da equipe, com a criação de personagens, na programação ou na elaboração do jogo.

Neste post, vamos falar sobre essa graduação, o que faz o profissional da área, características do curso, possibilidades de atuação, entre outras informações interessantes.

Design de Games

O que é Design de Games?

É um campo interdisciplinar que envolve muito mais do que a simples criação de jogos. Pois é a junção de elementos de arte, programação, redação, roteiro, psicologia entre outras.

O Design de Games é a área responsável por planejar e pôr em prática todas as propriedades do jogo, desde a definição das regras e valores, até questões estéticas e narrativas. O profissional formado nesse bacharelado trabalhará com outros profissionais, como programadores, designers gráficos, roteiristas, fotógrafos, músicos, diretores, entre outros. Todos com o objetivo de criar jogos envolventes, que entretêm e são tentadores ao público.

O que um game designer faz?

Este profissional projeta e desenvolve jogos, desde a concepção da ideia até os testes finais. O designer de games é responsável por definir a mecânica do jogo, logotipo, regras, menus, telas, elementos, objetivos e desafios que o jogador enfrentará e enxergará em sua tela. Tudo isso visando a acessibilidade, diversão e desafios dos jogos digitais.

Ele trabalha em conjunto com a equipe de desenvolvimento para criar personagens, cenários e objetos que compõem o jogo. Também trabalha com a criação do enredo, contexto e o background das histórias do jogo, que pode ser fundamental para a imersão do jogador. 

O designer de jogos desenvolve as telas e a interface com o objetivo de ser intuitivo e de fácil usabilidade. Trás melhor leitura das falas e informações para os jogadores segundo os storyboards (imagens ou ilustrações em ordem cronológica formando uma pré-visualização da animação ou vídeo roteirizado).

Além disso, o Designer de Games é o profissional que projeta e desenvolve para diversas plataformas como desktop, mobile, consoles e até jogos educacionais dentro de empresas e instituições de ensino.

É comum encontrar no cotidiano desse profissional diversas atividades ligadas a roteiros, storyboards, criação de história, do passado dos personagens, desenvolvimento de diálogos, criação de mapas, interações com objetos, seres, criação de ambientes e efeitos como um todo no jogo.

Então é lidar, constantemente, com ferramentas e programas de design ligados a softwares e plataformas comuns na indústria dos games.

Além disso, vale destacar que essas funções podem mudar com a dimensão, estrutura e demanda de cada projeto. Pois projetos de jogos mais complexos e extensos exigem grupos de trabalho maiores. E as funções serão divididas em profissionais conforme suas especializações específicas.

Como ser um designer de games?

O processo de desenvolver jogos é trabalhoso, desafiador e caro para os estúdios de jogos. Então a seleção de profissionais contratados para a área é cautelosa.

Logo, para se tornar um designer de games e entrar no mercado de trabalho com destaque, selecionamos algumas práticas. Assim você poderá se tornar um profissional atrativo para as empresas.

Interesse pela área

Para ser um designer de jogos, é importante entender o que torna os jogos envolventes e atraentes. Por isso, é importante ficar antenado a blogs, sites, notícias, canais de vídeos e plataformas que abordam o tema. Além de estar disposto a jogar tipos de jogos diferentes, é exigido aos profissionais da área a tarefa de estar sempre atualizado.

Se forme um profissional em Design de Games

Saber técnicas de programação, design gráfico, psicologia de jogos, roteiro e outras habilidades relacionadas à produção são alguns dos conhecimentos requisitados.

Essas hard skills são adquiridas na graduação em Design de Games que é a formação tradicional para entrar na área. Então, ao obter a certificação deste bacharelado você poderá comprovar a aptidão para atuar no mercado de trabalho.

Estas certificações garantem habilidades técnicas, mas nem sempre são obrigatórias. Contudo, o diploma de bacharel em Design de Games pode aumentar suas chances na hora dos processos seletivos e de contratação.

Crie seu portfólio

Nas áreas artísticas como a do Design, é recomendado a criação do seu próprio portfólio, que é uma página em que você apresenta e expõe seus projetos, as ferramentas utilizadas, etapas e o resultado final. O conteúdo varia da especialização que você seguirá na área.

As empresas querem ver todo o processo de criação com a melhor exposição e apresentação das informações e efeitos. Então, quanto mais detalhes, melhor, a respeito do brainstorm, como foi o processo de criação, resolução de problemas.

Conheça os softwares da área

O designer de jogos trabalha constantemente com diversas ferramentas no seu cotidiano, logo é importante se familiarizar com elas. É recomendável dominar alguns destes softwares para determinadas áreas e quanto mais conhecimento, maior a chance de empregabilidade.

Entre as opções estão os programas de códigos e linguagens de programação Java, JavaScript, C++ e Python. E os voltados para a área de criação como:3D Game Studio, o AutoCAD, o Adobe After Effects, o HTML5 entre outros.

Faculdade de Design de Games

Há diversas formações de nível superior por todo o país capacitando profissionais para o desenvolvimento de jogos. É possível realizar cursos de graduação e pós-graduação para se especializar na área. É preciso analisar seu contexto atual, objetivos e necessidades para encontrar o curso ideal.

O Bacharelado em Design de Games na UnP capacita o profissional a criar jogos eletrônicos com domínio dos diversos processos de desenvolvimento. Além disso, possibilita que você atue em diversas áreas como animação, som, efeitos, roteiros e até com a análise de tendências e características do público e novos recursos tecnológicos.

Aqui nós oferecemos o curso na modalidade presencial e EAD, e os alunos também podem se especializar na área com uma pós-graduação ou MBA. E durante seus estudos será possível trabalhar em estúdios de jogos, agências de publicidade, cinemas, produtoras e em desenvolvedoras de aplicativos. Agora que já está por dentro desse curso repleto de novos desafios, deixamos alguns posts interessantes como recomendação, confira: “Humanas e Exatas: descubra as diferenças entre as duas áreas” e “Repertório Sociocultural: entenda o que é

Julia Takita

Comentar