Blog da UnP

Gestão em Saúde: 3 opções de pós-graduação

Conheça e entenda mais sobre as pós-graduações e a área, além de informações sobre o mercado de trabalho.

Como a área de gestão em saúde é responsável por promover bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. É importante ter uma gestão eficiente para assegurar a eficácia nos processos e serviços.

Caso você esteja procurando uma especialização no ramo da saúde, uma pós-graduação é recomendada. Pois você poderá aprimorar seus conhecimentos em uma área que te desperta interesse, se tornar um especialista em determinada vertente e obter destaque no mercado de trabalho.

Por isso, selecionamos três opções de pós-graduações EAD de Gestão em Saúde. Elas podem te ajudar a se destacar no ramo da saúde, tão crucial para todos. Confira abaixo os cursos na área.

Gestão em Saúde: 3 opções de pós-graduação. Descrição: gestora de uma área de saúde na frente usando jaleco branco com equipe atrás com cinco pessoas ao fundo ou de jaleco ou com roupa cirurgica.
Gestão em Saúde: 3 opções de pós-graduação

Entenda a importância da gestão em saúde

O objetivo da área em gestão em saúde é garantir a eficácia dos atendimentos em qualidade, segurança, limpeza e organização. Para isso é preciso estratégias e olhar crítico. Como por exemplo, a gestão de instituições 

É preciso saber planejar, usar estratégias e ser crítico a respeito dos procedimentos realizados. Por exemplo, algumas organizações de saúde têm um gerente de qualidade ou um gerente de segurança para garantir que tudo seja feito da maneira correta.

Outro exemplo, é a importância de gerenciar as pessoas. Se os colaboradores estão desmotivados pode impactar a qualidade de atendimento. Já que o cuidado com os pacientes e recursos precisam ser eficazes e trazer bem-estar. 

Os gestores com uma boa leitura do contexto, condições e profissionais podem impactar positivamente em diversos aspectos uma instituição de saúde. Aperfeiçoando cada vez mais os serviços prestados e otimizando a vivência de trabalho dos colaboradores.

Desafios na gestão de equipes de saúde 

A área de saúde é complexa não só por lidar com vidas, mas por necessitar da constante atualização de informações, procedimentos e tecnologias.

Por isso, os principais desafios da gestão são os de liderar e cuidar da motivação das equipes, prevenir e solucionar conflitos. Tudo isso garantindo a qualidade dos serviços e atendimentos.

Há também desafios relacionados aos recursos humanos e financeiro, necessidade de melhorias de estrutura e tecnologias.

Pós-graduação em Gestão em Saúde

Antes de escolher uma pós-graduação em gestão em saúde, há diversas considerações relevantes a serem levadas em conta. É importante pesquisar a respeito da reputação da instituição, as disciplinas, escolher a melhor modalidade (presencial, semipresencial e EAD). Além de verificar se o curso é adequado para a área de atuação em que se deseja trabalhar. 

É fundamental verificar se a pós-graduação em gestão em saúde é categorizada como lato sensu ou stricto sensu. E se possui validação do MEC. Confira três cursos de pós-graduação na área de Gestão em saúde:

Gestão Hospitalar

Para realizar bem a função de um gestor hospitalar é preciso arcar com responsabilidades administrativas. Assim como qualquer empresa, o hospital, seja público ou privado, requer gerenciamento, mas com situações voltadas para a saúde pública.

Por exemplo, ao trabalhar na Gestão Hospitalar você poderá liderar uma equipe com diversas funções diferentes e gerenciar o uso de leitos, materiais hospitalares, medicamentos, equipamentos médicos, recursos financeiros e humanos da área que será responsável. 

Assim como asseguram a satisfação dos pacientes e a qualidade do trabalho realizado em cada serviço e etapa dos processos. Você poderá trabalhar com gestão de projetos de planejamento e desenvolvimento de melhorias, normas, procedimentos e políticas hospitalares entre outras questões.

Logo, será preciso administrar e conduzir os casos da melhor forma diante das demandas inesperadas. Então, a Especialização em Gestão Hospitalar é indicada devido à necessidade de conhecimentos específicos e relevantes para ocupar posições de grande responsabilidade em ambientes hospitalares.

Essa pós-graduação proporcionará uma formação em conhecimentos de administração focados em serviços de Saúde Suplementar e SUS. Visando formar profissionais capazes e gerir negócios de forma eficiente.

O curso enfatiza a importância da ética, respeito aos pacientes e sustentabilidade. E oferece uma visão estratégica dos possíveis contextos no mercado de trabalho para preparar para as diversidades que podem afetar o setor.

MBA em Gestão da Saúde com Ênfase em Administração Hospitalar 

Esse curso de MBA foca na formação de líderes em saúde, o profissional desenvolve as funções no setor hospitalar focadas no gerenciamento de equipes, processos e projetos na área. 

A satisfação dos clientes e produtividade dos serviços prestados são importantes aspectos da profissão, mas o MBA aborda temas mais amplos também, como a interligação de setores públicos e privados,  gestão de sistemas e políticas públicas de saúde. 

Ou seja, não deixa de pensar no hospital como ambiente para os pacientes e famílias. Mas também lida diretamente com a Gestão em Saúde da clínica ou instituição. Exemplificando, será responsável por administrar a qualidade, redução de custos, produtividade dos processos e colaboradores e possíveis investimentos para a área.

Então, o objetivo do curso de MBA em Gestão da Saúde com ênfase em Administração Hospitalar é desenvolver habilidades para que você possa determinar fraquezas, ameaças e oferecer soluções e oportunidades. Então, é o curso ideal para desenvolver planejamento e direção de níveis estratégicos para funcionários, pacientes e lucro em Gestão em Saúde.

Gestão em Enfermagem

A enfermagem é um ramo essencial para as instituições de saúde. E um gestor dessa área precisa além dos conhecimentos específicos e operacionais da profissão, saber gerir estrategicamente.

Então, além de ser um enfermeiro competente em cuidados com os pacientes, irá coordenar equipes buscando a excelência nos serviços.

O curso de Pós-Graduação em Gestão em Enfermagem ensina a administrar o desempenho dos colaboradores, gerenciar instrumentos, medicamentos e utensílios fundamentais. Além de, implementar projetos, realizar reuniões visando à qualidade de atendimento para gestores que buscam aliar eficiência, ética e responsabilidade social.

Se você não encontrou a pós-graduação ideal para você na área de Gestão em Saúde, confira nosso site para encontrar o curso mais adequado. Além disso, deixamos outros conteúdos relevantes para leitura: “Repertório sociocultural: entenda o que é” e “O que significa Gestão Pública? Conheça tudo sobre a área“.

Julia Takita

Comentar