UnP - Carreiras

Saiba qual é a diferença entre Graduação a Distância e Semipresencial

A hora de escolher a profissão e a instituição é super importante. Afinal, esses próximos passos vão impactar diretamente na construção do seu futuro. Por isso, é muito comum surgirem algumas dúvidas. E uma das principais tem a ver com as diferenças entre Graduação a Distância e Semipresencial.

Quais são as principais diferenças entre Graduação a Distância e Semipresencial?

 Diferenças entre os cursos Semipresenciais e Graduação a Distância
Será que você sabe quais são as principais diferenças entre a Graduação a Distância e Semipresencial?


Vem ver todas as respostas que você vai precisar para te auxiliar nessa tomada de decisões. Confira as principais diferenças e benefícios das duas modalidades. 

A Graduação a Distância e Semipresencial foram regulamentadas pelo Ministério da Educação e tem a quantidade de carga horária igual para todas as modalidades, variando apenas entre os cursos.

Cursos Semipresenciais 

Os cursos Semipresenciais contam com uma grade curricular híbrida, ou seja, você poderá ter matérias totalmente ministradas a distância e outras integralmente presenciais.

Essa modalidade oferece até 20% da sua grade curricular para atividades a distância e são ideais para quem está em busca de graduação com carga horária mais flexível. 

Essa é modalidade é ideal para o aluno que não tem disponibilidade para frequentar o curso todos os dias da semana, mas faz questão de ter a orientação presencial de seus professores e contato com os colegas.

Os encontros geralmente são marcados com antecedência e acontecem na instituição de ensino semanalmente. 

  1. Provas e exames são obrigatoriamente realizados presencialmente no prédio Universitário.
  2. A presença do aluno é contabilizada pela entrega de atividades e participação de fóruns online.
  3. As disciplinas a distância possuem um ambiente virtual para aprendizado e entrega de atividades.
  4. Todo o material do curso é disponibilizado em PDF, vídeo aula, vídeo online na plataforma online.
  5. A Universidade define quais matérias serão presenciais e qual será o nível necessário de frequência do aluno.
  6. Os alunos podem tirar dúvidas com professores e colegas via plataforma.
  7. Flexibilidade nos estudos, porém mantém orientação presencial com professores e colegas.

Cursos a distância

A Graduação a Distância, também conhecida como EAD, vem se tornando a modalidade momento. O curso EAD traz como principal benefício a flexibilidade para assistir as aulas e realizar atividades online de acordo com o tempo disponível do aluno. 

As aulas são realizadas por vídeo aulas ou até mesmo transmissão ao vivo, por isso é fundamental que você tenha um computador com acesso à internet. Todos os materiais necessários para sua formação ficam disponíveis em uma plataforma online com acesso 24 horas

  1. Todas as disciplinas acontecem a distância.
  2. Transmissão de aulas ao vivo ou vídeo aula.
  3. As aulas são publicadas previamente por professores, dessa forma possibilitando que você assista conforme sua disponibilidade de horário.
  4. O aluno possui uma plataforma online onde pode tirar dúvidas, participar de fóruns de discussões online com outros alunos.
  5. Todo material necessário para formação do profissional fica disponível 24 horas na plataforma, em formato de vídeos e PDF.
  6. Economia, os cursos EAD possuem um valor muito mais acessível comparado com os cursos presenciais.
  7. Provas e exames são obrigatoriamente realizados presencialmente na Universidade. 

Existe diferença do diploma do curso presencial para a Graduação a Distância e Semipresencial?

Atualmente, ter concluído curso superior ou estar cursando é uma das principais exigências no mercado de trabalho, principalmente se você está buscando uma boa colocação profissional. 

Sendo assim, tanto os cursos Presenciais como os Semipresenciais e EAD, precisam ser reconhecidos e aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Então não basta que a instituição seja reconhecida, mas também é necessário que o curso tenha sido aprovado pelo MEC. 

A Instituição, ao emitir o diploma, comprova que você concluiu e foi aprovado, recebendo o título de bacharelado ou tecnólogo conforme a categoria do curso. Portanto, a Graduação a Distância e Semipresencial também são reconhecidos pelo Ministério da Educação e não existe diferença para os diplomas emitidos para cursos presenciais. 

Inclusive, é importante frisar que o diploma não conta com uma especificação sobre a modalidade do curso. Assim, seja ele presencial ou não, a informação não será visível em sua documentação. 

A Universidade

A Universidade Potiguar (UnP) tem o objetivo de preparar profissionais capacitados e responsáveis, possibilitando que o profissional desenvolva competências gerais e específicas, reconhecidas nas principais áreas de atuação. 

Pensando nisso a UnP, desenvolveu uma grade curricular multidisciplinar com metodologias inovadoras, com cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Confira as opções de Cursos Presenciais, Semipresencial  e Graduação a Distância

Agora que você já sabe as diferenças entre Graduação a Distância e Semipresencial é só escolher a modalidade que melhor atende às suas necessidades. E, é claro, acompanhe o blog da UnP para saber tudo sobre mundo acadêmico, cursos e carreira.

Paloma Silva

Comentar