Blog da UnP
12 Filmes para Ajudar no Vestibular

12 filmes para ajudar no vestibular

Estudar para o vestibular não se resume a ler livros ou ver suas anotações de aula. Graças ao avanço da tecnologia, há várias fontes mais interativas para você pesquisar e entender sobre os assuntos que caem nas provas. E os filmes para ajudar no vestibular são algumas delas.

Especialmente para você que se distrai na hora de estudar, optar por uma forma que alia lazer e conhecimento fará toda a diferença, afinal,  nunca é demais aprender e ter uma chance a mais para entender melhor o cenário atual e o mundo a seu redor.

Assim, o mercado cinematográfico pode te ajudar nisso! Com o avanço do cinema, existem vários filmes que retratam acontecimentos históricos e importantes da humanidade, para auxiliar nos estudos.

Prepare a sessão pipoca: 12 filmes para ajudar no vestibular

 

Podemos lembrar do francês André Bazin (1918-1958), crítico de cinema que acreditava que essa arte deveria exprimir a realidade do mundo, registrando a “a arte do encontro do real”.

Assim, o crítico foi um dos primeiros a defender que o cinema seria uma revelação do mundo para o homem. Assim, filmes sobre guerras, escravidão e personalidades importantes foram surgindo e se tornando cada vez mais fidedignos à história. Com o tempo, foram se tornando também um meio de informar a população sobre seu passado, presente e até futuro.

Por isso, confira abaixo a lista de filmes para ajudar no vestibular! Separe a pipoca e o caderno de anotações!

Lista de 12 filmes para ajudar no vestibular: diversão e estudo na medida

Alguns desses filmes, documentários e séries podem ser facilmente encontrados no Netflix. Outros você pode conseguir com amigos, no Youtube ou em vídeos sob demanda em canais que oferecem o serviço. Vamos à lista?

1. Cruzada

O filme “Cruzada” aborda o movimento religioso ocorrido na área conhecida atualmente como Oriente Médio, no período da Idade Média, especificamente entre o ano de 1095 – 1492.

2. 12 anos de escravidão

O filme “12 anos de escravidão” é uma ótima oportunidade para quem deseja saber mais sobre a escravidão americana. A obra gira em torno de Solomon Nothup, um negro nascido livre, mas que é capturado e vendido como um escravo. O roteiro é baseado na autobiografia homônima do próprio Solomon, escrita em 1853.

3. Guerra de Canudos

O filme “Guerra de Canudos” gira em torno da insurreição que ocorreu no Brasil, mais especificamente no sertão da Bahia, no final do século XIX. Tendo uma família como protagonista, o filme mostra o massacre realizado pelas tropas militares contra os seguidores de Antônio Conselheiro. E o melhor de tudo: o filme completo pode ser encontrado no Youtube.

4. Serie Guerras do Brasil

E para continuar no tema guerras ocorridas em solo brasileiro, não podemos deixar de mencionar a série do Netflix “Guerras do Brasil“. Assim ele vale muito a pena para os apaixonados por história ou para aqueles que querem séries e filmes para ajudar no vestibular!

5. Democracia em Vertigem

O documentário “Democracia em Vertigem” trata da ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff, bem como a polarização da nação, que vem dividindo o Brasil desde 2013. Polêmico, o documentário chegou a ser indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020, mas perdeu para “American Factory“.

6. 1917

O filme “1917” conta a história de dois soldados americanos durante a Primeira Guerra Mundial. No decorrer do enredo, eles recebem uma mensagem muito importante e devem entregá-la em um determinado lugar, podendo salvar mais de 1000 de seus companheiros de combate. Mas, para isso acontecer, eles precisam atravessar por locais tomados por seus inimigos.

7. O Menino do Pijama Listrado

Você quer saber mais sobre o Nazismo? Então a emocionante história de “O Menino do Pijama Listrado” está te esperando. O roteiro aborda a Segunda Guerra Mundial e narra a história de um menino de oito anos, que mora perto de um campos de concentração.

O pai do menino é comandante do local, porém o filho fica descontente e solitário. Assim, ao andar pelos arredores de sua casa, ele encontra outro menino que está do outro lado de uma cerca de arame farpado, a partir dai, começa uma amizade, que para a época, era muito perigosa.

8. A onda – Contaminação fascista

Ótimo filme para assistir depois de “O Menino do Pijama Listrado”. Décadas após morte de Hitler e fim da Segunda Guerra Mundial, os colégios alemães deveriam ensinar tudo sobre o assunto.

Assim, o filme “A Onda” mostra a história de um professor de autocracia, que coloca os seus ensinamentos de forma prática, ao construir um governo fascista dentro da sala de aula. No entanto, essa decisão começa a alterar nos comportamentos das pessoas fora e dentro da sala, suscitando uma grande reflexão sobre a influência do fascismo na sociedade.

9.  Getúlio

O filme conta sobre os últimos 19 dias de vida do ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Estrelado por Tony Ramos, o filme foca no período em que o Governo Vargas estava sobre grande crise política. Dessa forma, vale contextualizar: Getúlio havia sido culpado pelo atentado contra o jornalista Carlos Lacerda e, se sentindo sem saída, ele toma a decisão de se suicidar. Além de relevante para a nossa história, o assunto é abordado em questões de diversos vestibulares.

10. Mandela

Durante esta sessão de cinema, você vai acompanhar um pouco da vida do líder sul-africano Nelson Mandela. Por isso, essa é uma ótima chance de aprender mais sobre o político, desde sua infância até se tornar o Presidente. Ele foi uma pessoa que lutou pelo fim da segregação racial no país e passou anos na cadeia por isso.

11. Historias cruzadas

História Cruzadas é um filme incrível que fala sobre o preconceito racial nos Estados Unidos. Infelizmente esse assunto ainda é muito recorrente e atual. Assim, o enredo conta o drama das empregadas negras, que lutavam por direitos civis em meados de 1960. O filme foi muito aclamado no Oscar e levou o prêmio de Melhor Elenco, além de Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer.

12. Cowspiracy

Aposto que você tem ouvido muito sobre sustentabilidade. Cowspiracy retrata esse assunto de forma diferente, falando sobre a importância do veganismo e os impactos da indústria agropecuária. E esse é um dos filmes para ajudar no vestibular, especialmente para que você tenha argumentos para debater o assunto em uma redação, por exemplo.

Não deixe de assistir nenhum desses filmes! Que tal juntar os amigos e fazer uma sessão cinema juntos? E qual você acha que não poderia faltar nessa lista? Conta pra gente nos comentários!

Heloísa Campos

1 comentário