Blog da UnP

Como fazer uma boa redação no Enem!

Separamos os principais pontos para você produzir uma redação nota mil!

A redação é um ponto central para se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio. Não é à toa que você veio procurar mais informações, né? Por isso, preparamos este texto com 9 dicas sobre como fazer uma boa redação no Enem!

 

Mas antes de partir para elas, você sabe como é calculada a nota para o texto? É simples, o avaliador leva em conta cinco competências. Veja quais são:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa: envolve aspectos como regras ortográficas, regência e concordância, pontuação, paralelismo, uso de pronomes e da crase.
  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto: avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita. Ou seja, a capacidade do candidato de desenvolver a redação em torno do tema proposto.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: mensura a habilidade em fazer com que as ideias apresentadas no texto sejam coerentes e plausíveis.
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: aqui é analisada a organização do texto, ou seja, a relação estabelecida entre cada frase e parágrafo. Esses componentes devem ser coerentes e interdependentes, formando uma sequência lógica de ideias.
  • Respeito aos direitos humanos: a proposta, as ideias e argumentos desenvolvidos devem respeitá-los.

Cada uma dessas competências recebe uma nota que vai de 0 a 200. Seguindo aspectos definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Dessa forma, a nota total da redação soma 1000 pontos.

Pronto, agora que você já sabe como funciona a avaliação, vamos partir para algumas dicas sobre como fazer uma boa redação no Enem? Confira todas a seguir:

Como fazer uma boa redação no Enem? Confira dicas para se dar bem
Como fazer uma boa redação no Enem? Confira dicas para se dar bem

Fique atento às tendências

Temas que estão em alta e notícias recentes podem fazer parte do tema escolhido. Além disso, estar informado também ajuda você na hora de desenvolver textos e argumentos da sua redação.

Por isso, é importante ver noticiários, ler portais de notícias, revistas, jornais, podcasts. Enfim, os canais informativos que preferir. Eles são parte do chamado repertório sociocultural, formado por conhecimentos e referências que ajudam a formar sua visão.

Leia!

Continuando as dicas sobre como fazer uma boa redação no Enem, é importante se recordar que o exame não tem uma lista de leituras obrigatórias. Diferentemente de como ocorre em algumas provas de vestibular.

No entanto, os livros também ajudam você a construir o repertório que mencionamos no item anterior. Por isso, a prática pode ajudar.

Lembre-se do gênero textual

A prova de redação exige um texto dissertativo argumentativo. Você sabe como é esse formato? Se não, sem problema, nós explicamos. Trata-se de uma produção em prosa em que se discute algum assunto proposto pela organização.

No caso específico do Exame Nacional do Ensino Médio, é comum que esse tema esteja ligado a algum tema socialmente relevante. Discutindo-o e apresentando argumentos que sejam relacionados à sua opinião.

Compreenda bem o tema

Pode parecer algo básico, mas vale reforçar. Leia com atenção e lembre-se do tema ao desenvolver as ideias que irá trabalhar e a estrutura do texto. Aliás, essa é uma outra dica, é importante pensar nesses dois pontos, antes de começar a escrever efetivamente.

Muitas vezes, o nervosismo pode fazer com que um candidato se perca no desenvolvimento e acabe de alguma forma fugindo ao que foi proposto. Portanto, respire, leia com atenção e mantenha o mote requisitado sempre na cabeça.

Faça duas versões e revise

Não é à toa que o INEP oferece folha de rascunho. Então, aproveite a chance e crie uma primeira versão do texto. Nela, é possível rabiscar e rasurar. Assim, você escreve com maior tranquilidade.

Nessa primeira etapa, é importante estabelecer a estrutura principal do seu texto (explicamos mais detalhes sobre ela a seguir). E, depois de terminada, é importante que você revise tudo que escreveu.

Aí, será a hora de rever a gramática, pensar nas repetições de palavras (é sempre bom evitá-las) e avaliar se é necessária mais alguma mudança. Só depois disso, é que você pode partir para a versão final do texto, na folha de redação oficial.

Pense na estrutura

Existe um formato clássico para as redações dissertativas-argumentativas. Ele é formado basicamente por três partes, confira quais são:

  • Introdução: é o primeiro contato que o avaliador terá com seu texto, é importante que ela de alguma forma gere atração para a leitura. Nesse trecho, é necessário apresentar o tema e a chamada tese, o ponto de vista que será apresentado no texto.
  • Desenvolvimento: aqui a argumentação é fundamental. Você deve usá-la para sustentar a tese apresentada. Existem alguns recursos interessantes para dar esse embasamento, tais como: dados, pesquisas, citações e exemplos históricos.
  • Conclusão: para fechar o texto, é preciso retomar de forma resumida o que foi mostrado anteriormente, apresentando um fechamento. Nessa parte, deve estar presente a chamada proposta de intervenção social. Ou seja, a forma com a qual você acredita que o problema (a questão apresentada no tema) será resolvido.

Use referências (com moderação)

Você já sabe que é interessante mencionar filmes, artistas, pensadores, entre outras citações que contribuam com seu texto. No entanto, é importante usar esse recurso da melhor maneira possível.

Como? Primeiro, evite exagerar no número de vezes que faz isso na redação. Segundo, é importante que ele faça sentido para sua argumentação e esteja em sintonia com o andamento do texto. Por último, lembre-se de explicar quem é a pessoa ou obra que está citando (principalmente se a referência não for tão conhecida).

Caso você não lembre de algo para citar na hora, a coletânea de textos de apoio que costuma ser apresentada na propostas pode ajudar.

Fique atento às regras sobre tamanho

Desde o início da produção, tenha em mente que sua composição deverá ter no mínimo sete e no máximo 30 linhas. Descuidar-se disso fará você perder pontos.  E, apesar de não ser uma regra absoluta, é importante que as partes da redação sejam proporcionais.

Levando em conta isso, é interessante que a introdução tenha cerca de cinco linhas. Já um tamanho interessante para o desenvolvimento é de dois a três parágrafos, com 14 a 21 linhas. Por fim, a conclusão repete o montante da parte inicial, com mais ou menos cinco linhas.

Ah, é fundamental lembrar que se você optar por uma outra parte maior, nunca deve ultrapassar o limite de 30 linhas.

Cuidado com a letra e a caneta

Sim, a letra ilegível pode prejudicar muito seu resultado. Portanto, é indispensável que ela seja compreensível pelo corretor. Se você tiver dificuldades nisso, treine-a com antecedência e escreva com calma para evitar riscos.

A última dica, ao contrário do que possa parecer, é fundamental: o uso de caneta preta é obrigatório. Então, separe uma ou mais delas para o dia do exame. Assim, você evita que uma não pegue ou que precise comprar de última hora.

E aí, o que achou das dicas sobre como fazer uma boa redação no Enem? Está se sentindo mais pronto para ter um resultado nota 1000? Comente aqui embaixo. Será um prazer responder. 😉

Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts também sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Em Como funciona o Enem? Saiba mais!, você vê dicas sobre as questões e muito mais. Já em Redação do Enem: relembre quais foram os últimos temas, separamos os assuntos trazidos em provas de anos anteriores.

Luca Contro

Comentar