Indíce
Já imaginou se divertir e aprender ao mesmo tempo? A profissão de assistente social pode ser cheia de desafio – qual não é? – mas é uma das carreiras mais importantes para a população jovem garantir acesso às políticas sociais.
Quem trabalha nessa área pode atuar tanto no setor público, como no privado. Nesse sentido, a função principal de um(a) Assistente Social é garantir que todos os direitos que estão no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam garantidos para as crianças e adolescentes.
- Educação;
- Saúde;
- Bem-estar físico e emocional.
Sendo assim, o(a) profissional da área de assistência social tem que ser uma pessoa que gosta de se comunicar e tem empatia pelo próximo. Afinal, você estará lidando com programas e projetos sociais e aconselhará pessoas no seu dia a dia de trabalho.
Desse modo, para você que é amante do cinema e ama assistir filmes, separamos títulos especiais para quem sonha em seguir a carreira de assistente social. Confira a seguir!
Para assistir no Netflix
- O Começo da Vida
Documentário – 2h de duração
Esse filme é interessante para quem quer seguir a carreira de assistente social, pois ele mostra como são os primeiros mil dias de um recém-nascido e como isso pode influenciar na vida do indivíduo. Então, é legal para entender melhor sobre como é o desenvolvimento de uma criança, até a fase adulta.
- Como Estrelas na Terra
Musical/Drama ‧ 2h 44m de duração
O enredo de ‘Como Estrelas na Terra’ é magnífico e mostra como a educação pode influenciar na formação de uma pessoa. Assim, é uma história interessante para entender a relação do(a) educador(a) e seus(as) alunos(as) e como cada pessoa aprende de forma diferente.
- Efeito Pigmaleão
Comédia dramática ‧ 1h 51m de duração
O filme conta a história de um professor da parte periférica de Paris. Ele mostra os desafios que o educador passa com os problemas sociais e educacionais da escola e como a relação com seus alunos é importante. Assim, como a relação que um(a) assistente social pode ter com seus clientes/pacientes.
- Os Irmãos Willoughby
Animação – 1h 32m de duração
Esse é um enredo que usa a profissão de assistente social de forma mais lúdica. Assim, é uma animação infantil que conta a vida da família Willoughby. Os irmão são criados de forma bem inusitada pelos pais egoístas e acham que a vida seria melhor sem eles. Com isso, uma longa aventura acontece.
Para assistir no Amazon
- Second Best
Drama ‧ 1h 45m de duração
O papel da assistente social (Debbie) nesse filme, é auxiliar Graham Holt a adotar James, garoto complicado que tem a mãe suicida e o pai preso. O menino passou muito tempo no orfanato, e Graham tem que lutar para conquistar sua confiança.
- A Cinco Passos de Você
Romântico ‧ 1h 57m de duração
Esse filme é emocionante, prepare os lencinhos. Ele conta a história de jovens portadores de fibrose cística, isso faz com que o hospital seja praticamente a casa deles. Então, diversas aventuras acontecem de amor, amizade. No enredo, é possível sentir um pouco como é dar assistência social para esse tipo de situação.
- Cafarnaum
Drama – 2h30
A obra conta a história de um garoto libanês de 12 anos que foge de seus pais abusivos e comete um crime violento e vai para a prisão. No entanto, ele protesta para que o casal que o criou nunca mais tenha filhos e move um processo contra eles.
Para assistir no GloboPlay
- Uma lição de amor
Drama – 2h 12min de duração
Esse filme é emocionante e mostra a luta de um pai com distúrbios mentais a conseguir a guarda de sua filha. É uma história que mostra muito sobre amor e família. Portanto, Separe os lencinhos para esse também.
Não deixe de assistir esses filmes que são dicas para quem quer ser assistente social. Nessa carreira, você lida com diferentes situações e é importante estar aberto(a) a lidar com emoções e histórias que podem ou não ser 100% fáceis de conviver.
Está preparado(a)? Então, aperte o play e aprenda se divertindo ao lado do cinema! Se tiver mais alguma dica de filme, comenta aqui embaixo.
Sugestão de leitura: Trabalhar com crianças: carreiras para quem ama os pequenos | Blog da UnP
Comentar