Blog da UnP
Área da Saúde

Área da saúde: 5 cursos que estão em alta

O mercado para esse campo de trabalho está em constante expansão, aproveite!

A área da saúde é uma das mais prósperas da atualidade. Com a expansão do mercado e das novas tecnologias, a demanda por profissionais da área se amplifica. Nela, existem múltiplos campos de performance e vamos ver os 5 principais cursos que são procurados. 

Dica: antes de se matricular na graduação, é imprescindível analisar se o seu perfil é qualificado para atuar na área da saúde. Algumas características que esses profissionais têm são:  

  • Empenho pela saúde pública;
  • Sensibilidade às teses sociais; 
  • Clareza de comunicação; 
  • Saber lidar com pressão; 
  • Gostar de estudar, já que o setor exige constantes atualizações; 
  • Estar disposto a trabalhar para salvar vidas. 

Dedicar-se ao cuidado do próximo requer determinação. A área da saúde é repleta de desafios atrelados com temores e alegrias. Por isso, é preciso ser apaixonado(a) pelo que se faz para construir uma carreira brilhante. 

Separamos as 5 principais profissões da área da saúde para que você possa analisar as possíveis carreiras promissoras do futuro. Confira! 

Área da Saúde
Confira 5 cursos que estão em alta na área da saúde

Medicina 

Não tem como mencionar sobre profissões na área da saúde sem citar a Medicina. Além de ser uma área bem remunerada, ela tem uma ampla estima na nossa sociedade. 

O(a) médico(a) é quem averigua e trata as causas das mais variadas doenças e trabalha para suas curas e prevenções. Em sua rotina, é possível citar tarefas como vistorias clínicas, prescrições de medicamentos, solicitações de exames e cirurgias, entre outras demandas. 

Se você sonha em ser médico, saiba que além de poder atuar em hospitais, postos de saúde, clínicas e consultórios, você pode trabalhar em empresas com programas voltados à Medicina do Trabalho. Outra opção é viajar pelo mundo em serviços comunitários, atendendo a população carente, exemplos de programas são: Médicos sem Fronteiras e a ActionAid 

Biomedicina 

A graduação de Biomedicina é voltada para quem deseja atuar na área clínica, hospitalar e de análises especializadas, especificamente no ramo de diagnóstico clínico laboratorial e indústria biomédica. 

O(a) Biomédico(a) formado(a) poderá exercer atividades em laboratórios e institutos de pesquisa, além de em empresas e órgãos públicos. A carreira é interessante por causa das contribuições que o(a) profissional oferece para o desenvolvimento tecnológico na área de saúde e virologia. Além da produção e comercialização de equipamentos para o bi diagnóstico. 

Odontologia 

Odontologia vem ganhando evidência por conta das inovações estéticas. São exemplos dessas inovações o clareamento, facetas de porcelana, harmonização das gengivas, preenchimento dos lábios e Botox. 

Além disso, o(a) profissional continua cuidando da saúde bucal com procedimentos que fazem parte da rotina de todo consultório odontológico como: implantes, tratamento do bruxismo, extrações, obturações e cirurgias.  

Esses profissionais podem atuar nos hospitais, clínicas ou no serviço público, atendendo a emergências e casos extremos — como os de pessoas que sofreram acidentes automobilísticos. 

Uma grande vantagem da graduação é que ela abre muitos caminhos. Assim, o estudante de odontologia pode optar por atuar em diversas áreas como: 

  1. Clínica geral – fazendo atendimento de pacientes com várias condições, podendo encaminhá-los para determinadas especialidades.  
  2. Periodontia – área responsável por cuidar da gengiva e dos ossos. Assim, você lidará com alguns problemas, como periodontite e gengivite. 
  3. Ortodontia – área responsável por acompanhar e indicar o uso de aparelho ortodôntico. Além de auxiliar o paciente a conquistar um belo sorriso, é possível ajudar nas funções de respiração e mastigação. 

Farmácia 

carreira em Farmácia é ideal para quem se interessa por atividades laboratoriais e de pesquisa, tendo competência para atuar em ambientes industriais. Sabe o que você aprende na graduação? A desenvolver e fabricar medicamentos e cosméticos. Legal, né? 

Para isso, as principais matérias estudadas são baseadas em conhecimentos das áreas de Ciências Biológicas, Química e Ciências Sociais e Humanas. O conjunto de disciplinas técnicas e humanísticas do curso de Farmácia formam um(a) profissional capaz de exercer seu serviço com ética e competência. 

O(a) farmacêutico(a) pode atuar em farmácias, no setor industrial, na distribuição e controle de remédios em clínicas e hospitais e pode realizar análises clínicas e toxicológicas em laboratórios. 

Fisioterapia 

A Fisioterapia é mais uma área fascinante da saúde e abre um grande leque de conveniências para aqueles que desejam trabalhar com a reabilitação das funções motoras de uma pessoa.  

Ao longo desse conteúdo, você pôde conhecer as principais profissões da área da saúde. Além delas, há opções de cursos EAD, como o de Gestão HospitalarServiço Social e Pós-graduações. 

A área da saúde faz toda diferença na manutenção da qualidade de vida da sociedade. Com a crescente expectativa de vida e pela preocupação em manter uma rotina cada vez mais saudável, a demanda por essas profissões tem crescido cada vez mais no país a fora. 

Com qual dessas profissões você se identifica mais? Deixe nos comentários. 

Sugestão de leitura: A importância dos profissionais da área da saúde | Blog da UnP 

Jessica S. da Silva

Comentar