Blog da UnP
Área da Saúde

5 cursos na área da saúde que estão em alta

O mercado de trabalho na  área da saúde está em constante expansão

A área da saúde é uma das mais prósperas da atualidade. Com a expansão do mercado e das novas tecnologias, a demanda por profissionais da área se amplifica. Nela, existem múltiplos campos de performance e vamos ver os 5 principais cursos que são procurados. 

Dica: antes de se matricular na graduação, é imprescindível analisar se o seu perfil é qualificado para atuar na área da saúde. Algumas características que esses profissionais têm são:  

  • Empenho pela saúde pública;
  • Sensibilidade às teses sociais; 
  • Clareza de comunicação; 
  • Saber lidar com pressão; 
  • Gostar de estudar, já que o setor exige constantes atualizações; 
  • Estar disposto a trabalhar para salvar vidas. 

Dedicar-se ao cuidado do próximo requer determinação. A área da saúde é repleta de desafios atrelados com temores e alegrias. Por isso, é preciso ser apaixonado(a) pelo que se faz para construir uma carreira brilhante. 

Separamos as 5 principais profissões da área da saúde para que você possa analisar as possíveis carreiras promissoras do futuro. Confira! 

Área da Saúde
Área da Saúde

Medicina 

Não tem como mencionar sobre profissões na área da saúde sem citar a Medicina. Além de ser uma área bem remunerada, ela tem uma ampla estima na nossa sociedade. 

O(a) médico(a) é quem averigua e trata as causas das mais variadas doenças e trabalha para suas curas e prevenções. Em sua rotina, é possível citar tarefas como vistorias clínicas, prescrições de medicamentos, solicitações de exames e cirurgias, entre outras demandas. 

Se você sonha em ser médico, saiba que além de poder atuar em hospitais, postos de saúde, clínicas e consultórios, você pode trabalhar em empresas com programas voltados à Medicina do Trabalho. Outra opção é viajar pelo mundo em serviços comunitários, atendendo a população carente, exemplos de programas são: Médicos sem Fronteiras e a ActionAid 

Biomedicina 

A graduação de Biomedicina é voltada para quem deseja atuar na área clínica, hospitalar e de análises especializadas, especificamente no ramo de diagnóstico clínico laboratorial e indústria biomédica. 

O(a) Biomédico(a) formado(a) poderá exercer atividades em laboratórios e institutos de pesquisa, além de em empresas e órgãos públicos. A carreira é interessante por causa das contribuições que o(a) profissional oferece para o desenvolvimento tecnológico na área de saúde e virologia. Além da produção e comercialização de equipamentos para o bi diagnóstico. 

Odontologia 

Odontologia vem ganhando evidência por conta das inovações estéticas. São exemplos dessas inovações o clareamento, facetas de porcelana, harmonização das gengivas, preenchimento dos lábios e Botox. 

Além disso, o(a) profissional continua cuidando da saúde bucal com procedimentos que fazem parte da rotina de todo consultório odontológico como: implantes, tratamento do bruxismo, extrações, obturações e cirurgias.  

Esses profissionais podem atuar nos hospitais, clínicas ou no serviço público, atendendo a emergências e casos extremos — como os de pessoas que sofreram acidentes automobilísticos. 

Uma grande vantagem da graduação é que ela abre muitos caminhos. Assim, o estudante de odontologia pode optar por atuar em diversas áreas como: 

  1. Clínica geral – fazendo atendimento de pacientes com várias condições, podendo encaminhá-los para determinadas especialidades.  
  2. Periodontia – área responsável por cuidar da gengiva e dos ossos. Assim, você lidará com alguns problemas, como periodontite e gengivite. 
  3. Ortodontia – área responsável por acompanhar e indicar o uso de aparelho ortodôntico. Além de auxiliar o paciente a conquistar um belo sorriso, é possível ajudar nas funções de respiração e mastigação. 

Farmácia 

carreira em Farmácia é ideal para quem se interessa por atividades laboratoriais e de pesquisa, tendo competência para atuar em ambientes industriais. Sabe o que você aprende na graduação? A desenvolver e fabricar medicamentos e cosméticos. Legal, né? 

Para isso, as principais matérias estudadas são baseadas em conhecimentos das áreas de Ciências Biológicas, Química e Ciências Sociais e Humanas. O conjunto de disciplinas técnicas e humanísticas do curso de Farmácia formam um(a) profissional capaz de exercer seu serviço com ética e competência. 

O(a) farmacêutico(a) pode atuar em farmácias, no setor industrial, na distribuição e controle de remédios em clínicas e hospitais e pode realizar análises clínicas e toxicológicas em laboratórios. 

Fisioterapia 

A Fisioterapia é mais uma área fascinante da saúde e abre um grande leque de conveniências para aqueles que desejam trabalhar com a reabilitação das funções motoras de uma pessoa.  

Ao longo desse conteúdo, você pôde conhecer as principais profissões da área da saúde. Além delas, há opções de cursos EAD, como o de Gestão HospitalarServiço Social e Pós-graduações. 

A área da saúde faz toda diferença na manutenção da qualidade de vida da sociedade. Com a crescente expectativa de vida e pela preocupação em manter uma rotina cada vez mais saudável, a demanda por essas profissões tem crescido cada vez mais no país a fora. 

Com qual dessas profissões você se identifica mais? Deixe nos comentários. 

Sugestão de leitura: A importância dos profissionais da área da saúde | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar