Indíce
O mês de outubro é muito importante para as mulheres, pois é nele que a importância da prevenção do câncer de mama é reforçada. Além disso, é fundamental lembrar que a figura da mulher na sociedade vem mudando diariamente. E que o papel social feminino é cada vez mais importante para o desenvolvimento econômico e humano. Por isso, o blog produziu este post respondendo a dúvidas, como “O que é Outubro Rosa”, além de mostrar a relação do movimento com o empoderamento feminino.
Qual é a história do Outubro Rosa?
O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 e tem uma história comovente. Aos 33 anos, Nancy Brinker, perdeu a irmã Susan para o câncer de mama. Em 1982, ela criou a Fundação Susan G. Komen para conscientizar todas as mulheres sobre a doença.
Com isso, Nancy promoveu a ideia do movimento Outubro Rosa. E, depois de um ano da criação da fundação, organizou uma corrida pela Cura em Dallas, que teve a participação de mais de 800 mulheres. Com o tempo, a instituição só cresceu e, em 2002, já contabilizava 1,3 milhões de participantes em eventos sobre o tema por todo o mundo.
Antes, o que era apenas uma corrida, se transformou em grandes projetos voltados para a saúde da mulher. Como a promoção da disponibilidade de exames gratuitos e de baixo custo para a população. Além disso, a fundação arrecadou 2 bilhões de dólares para pesquisas sobre o câncer de mama. Susan já deu depoimentos falando que, na época, o assunto era um tabu e que muitas pessoas não queriam falar sobre a doença.
A cor rosa foi escolhida, pois era a favorita da irmã de Nancy. Um fato interessante é que, durante corridas e eventos, a fundadora distribuía panos e laços com a cor. Vem daí o simbolo que hoje é muito conhecido.
Como o Outubro Rosa surgiu no Brasil?
No Brasil, o primeiro evento de apoio ao movimento ocorreu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Por volta de 2008, o Outubro Rosa começou a crescer no país e a tomar conta de milhares de outros municípios.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), começou a dar apoio à campanha em 2010, com o objetivo de promover palestras e debates. Além de realizar muitas outras ações sobre o assunto com a finalidade de trazer conhecimento sobre a doença e tratar de fatores de risco.
Qual é a relação do Outubro Rosa com o empoderamento feminino?
O empoderamento feminino está relacionado ao hábito das mulheres em respeitar e incentivar umas as outras. Um movimento como o Outubro Rosa, une figuras femininas com o objetivo de ajudar na conscientização de um assunto delicado e muito importante: a própria saúde.
É significativo entender a forma com que o indivíduo age diante de situações criadas e apoiadas por mulheres, possibilitando novas conquistas políticas e sociais. Falar sobre saúde e o papel social feminino são assuntos que alguns consideram tabu.
Isso prejudica o autoconhecimento e beneficia a falta de informação. Projetos como o Outubro Rosa abrem espaço para exaltar a importância da prevenção do câncer de mama e da autoanálise.
Abaixo compartilhamos com você histórias inspiradoras de quatro mulheres que tiveram câncer de mama ou que conviveram com familiares que sofriam com a doença:
Elba Ramalho
A artista descobriu o câncer em 2010. E declarou à Revista Gol que essa foi uma das experiências mais transformadoras e que a fez evoluir emocionalmente.
Maggie Smith
A atriz descobriu a doença em 2007. E, em meio ao tratamento com quimioterapia, filmou Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Crédito da foto: MagentaGreen.
Graça Bomfim
Ela fundou o ateliê de lingerie Monnali em 2018, com peças especiais para atender mulheres que fizeram mastectomia (remoção de mama). O projeto teve inspiração no caso da cunhada dela, que passou pelo procedimento. A loja disponibiliza cremes e produtos para tratamento oncológico.
View this post on Instagram
Linda Rojas
Linda teve dois diagnósticos confirmados, em 2012 e 2017. Ela criou o projeto chamado Uma Linda Janela, que começou como um blog e depois partiu para as redes sociais. Rojas venceu a doença e hoje é empreendedora social da causa. A ação criada por ela é seguida por mais de 25 mil pessoas, que acompanham histórias e mensagens envolvendo a comunicação de pacientes com câncer.
View this post on Instagram
O Outubro Rosa é um ato de empoderamento feminino e traz frutos importantes para a vida de qualquer mulher. Um projeto com uma história emocionante e o intuito de trazer mais resiliência e informação sobre a saúde.
Dentro dele, há pessoas incríveis que querem mudar a realidade brasileira e promover a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Outro objetivo importante é o de propagar informações para aumentar as chances de cura dessa doença, que corresponde a 28% dos novos casos de câncer anualmente. Entre 2020 e 2022, o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima que 66.280 novos casos sejam descobertos.
Daí a importância de promover orientações sobre prevenção e diagnóstico desse e até de outros tipos de câncer, como o de colo de útero. Algo que deveria se tornar um hábito não só durante o mês de outubro, mas no ano todo.
Compartilhe esse conteúdo com alguma mulher que você queira alertar e contar mais sobre a importância do outubro rosa.
Sugestão de leitura: Qual é a importância do Empreendedorismo feminino? | Blog da UnP
Comentar