Indíce
Já se questionou quantos pontos vale a redação do ENEM? Essa é uma dúvida importante para quem vai realizar o exame. Pois, garantir uma boa nota nessa parte da prova é o desejo de todos aqueles que decidem realizar o exame, seja para faculdades privadas ou públicas, não é?
Afinal, o resultado do Exame Nacional do Ensino médio é utilizado em diversos processos seletivos para universidades. Por isso, respondemos a algumas perguntas comuns sobre o tema, reunindo dicas super úteis para você garantir uma pontuação excelente!
Vale lembrar que desenvolver o hábito da leitura, além de ficar atento a notícias e temáticas que estão em alta são boas maneiras de se preparar e melhorar a nota da redação do ENEM.
Além disso, é importante dedicar um tempo para entender muito bem o tema da redação e se planejar antes de iniciar o texto.
Gostou dessas dicas iniciais? Então, continue lendo e tire suas dúvidas sobre essa parte do ENEM!
Como fazer uma boa redação no ENEM?
Algumas dicas podem ajudá-lo ao escrever o texto no dia do exame, são elas:
- Planejamento: faça a estruturação do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão. Após isso, leia o tema proposto e faça um exercício de recordar notícias, acontecimentos e vivências;
- Utilize o rascunho: essa folha é importante para que você faça a organização de ideias e anotações. Nela, pode haver rasuras. Por isso, não dispense esse espaço e deixe a folha da redação para a versão final, certo?
- Fique atento à estrutura: o formato textual exigido no exame deve ser composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. Preste atenção para que cada uma dessas partes seja contemplada. E, se tiver dúvida sobre como é cada uma, confira as características delas mais a frente no texto.
- Seja objetivo: estruture o texto com antecedência para ter em mente como vai iniciar o texto, desenvolvê-lo e a concluí-lo. Não escreva apenas para preencher linhas, procure ser sucinto e reserve apenas o que for importante para a construção da redação.
Quantos pontos vale a redação do Enem?
Essa parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio vale 1.000 pontos. E a nota é determinada seguindo cinco competências. Quanto vale cada uma? Esses quesitos recebem avaliação que vai de 0 a 200. São eles:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa: envolve aspectos como regras ortográficas, regência e concordância, pontuação, paralelismo, uso de pronomes e da crase.
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto: avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita. Ou seja, a capacidade do candidato de desenvolver a redação em torno do tema proposto.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: mensura quanto as ideias apresentadas no texto são coerentes e plausíveis.
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: aqui é analisada a organização do texto, ou seja, a relação estabelecida entre cada frase e parágrafo. Esses componentes devem ser coerentes e interdependentes, em uma sequência lógica de ideias.
- Respeito aos direitos humanos: essa é a última competência avaliada. Nela, o avaliador julga se a proposta, as ideias e argumentos desenvolvidos devem obedecê-los.
Além de saber quanto pontos vale a redação, é importante ressaltar que o mínimo de linhas no texto é de 7 e o máximo de 30. Caso a produção não esteja dentro deste limite, será zerada pelo avaliador.
Como se inicia uma redação?
A parte que abre o texto corresponde à chamada introdução. É importante que, de alguma forma, esse trecho desperte a vontade do leitor em continuar a leitura.
Além disso, nessa parte, é necessário apresentar o tema e a chamada tese, o ponto de vista que será trazido no texto.
Como fazer o desenvolvimento de uma redação?
Essa é a parte que vem logo após a introdução, ou seja, “o meio” do texto. Aqui é necessário detalhar a ideia que você apresentou no início da produção.
Nesse trecho, a argumentação é fundamental. Alguns recursos interessantes para isso são o uso de dados, pesquisas, citações e exemplos históricos.
Como argumentar na redação?
É preciso ter em mente que argumentar significa discutir determinado assunto, usando o raciocínio lógico para levar à determinada conclusão lógica. Ou seja, convencer o leitor sobre certa ideia.
Para isso, é importante adicionar informações que ajudem a embasar a tese que você escolheu para sua redação. Como mencionado no item anterior, existem alguns recursos para defender um ponto de vista no texto. Você pode, por exemplo, citar:
- Dados, pesquisas e estudos de diferentes áreas do conhecimento
- Situações conhecidas e que contribuam com o entendimento do assunto
- Falar de autores, especialistas e personalidades relevantes ao tema
Também é importante inserir sua opinião. No entanto, procure fazer o uso apenas da chamada terceira pessoa. Evitando construções como: para mim, na minha opinião, eu acho etc.. Do contrário, isso pode impactar a nota final.
Como terminar uma redação?
Finalmente, chegou a hora de falar sobre a última parte do texto, a conclusão. Nela, é preciso retomar de forma resumida o que foi mostrado anteriormente, trazendo um fechamento.
Nessa parte, deve estar presente a chamada proposta de intervenção social. Ou seja, a forma com a qual você acredita que o problema (a questão apresentada no tema) será resolvido.
Uma boa ideia aqui é usar conectivos de conclusão como: portanto, por isso, por fim. Eles resumem bem a ideia de fechamento do tema.
Outra boa estratégia para aperfeiçoar sua escrita na prova do ENEM, é dar uma olhada em textos de autoria de outras pessoas. Você pode, por exemplo, trocar redações com colegas para observar como eles escrevem e ter opiniões a respeito das suas.
Além disso, o INEP produziu uma página em que mostra 7 exemplos de redações que tiraram 1000 pontos no ENEM, contando também com análises de especialistas sobre os textos que tiraram nota máxima na prova.
E aí, agora já sabe “quantos pontos vale a redação do Enem?” e como elaborar uma produção ideal para a prova? Comente aqui embaixo sobre como está sua preparação. Nós teremos prazer em responder você.
Aproveitando que chegou até aqui, confira estes outros posts: “O que é MBA? Não comece o curso sem ler” e “Repertório Sociocultural: Entenda o que é“.
Comentar