Blog da UnP

O que é MBA? Não comece o curso sem ler

Já ouviu falar sobre esse tipo de pós-graduação e não sabe bem o que é? Criamos um pequeno a guia sobre o tema, confira!

“O que é MBA?”. Essa é uma pergunta frequente entre profissionais que pensam em fazer um curso de pós-graduação e não sabem qual é a melhor opção. Já que há várias alternativas de cursos no mercado.

Para que você já saiba, MBA é um tipo de especialização lato sensu, com foco específico direcionado para as áreas de gestão e negócios.

Se você tem dúvidas sobre a definição acima, fique tranquilo. Responderemos a várias questões sobre o assunto. Tais como: “o que significa MBA”, “quais as características da modalidade, “qual a diferença entre MBA e pós-graduação”, entre outras. Confira!

 

O que é MBA? 

O que é MBA - IMAGEM
Descubra o que é MBA e tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de especialização

 

A sigla MBA vem do termo em inglês Master of Business Administration, que significa Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de um tipo de pós-graduação lato sensu, termo originado do latim e que quer dizer “sentido amplo”.

Essa nomenclatura define as especializações com foco no desenvolvimento de habilidades mais voltadas ao mercado de trabalho. Diferentemente do que ocorre com os mestrados e doutorados, que são direcionados para a área acadêmica e chamados de pós stricto sensu.

Como mencionado anteriormente, o MBA é um curso que tem como objetivo preparar profissionais para cargos de gestão e negócios nas mais diversas áreas.

 

Quais as características da modalidade?

Um dos principais atributos do MBA é adquirir conhecimento, por meio de atividades práticas. Um dos métodos de ensino comuns nesse tipo de formação é o uso de casos reais que estimulam o aprendizado.

Além disso, o aluno é convidado a vivenciar simulações e situações diárias do ambiente de trabalho. Exatamente para que as capacidades gerenciais e a percepção de liderança e administração sejam estimuladas.

 

Quais são os tipos de cursos disponíveis?

Existem MBAs nos mais diversos campos. Gestão de eventos, educação e marketing, são alguns deles. Separamos abaixo outros exemplos, confira:

 

MBA em Gestão Estratégica de Negócios 

Essa é uma área bastante procurada. O curso habilita o desenvolvimento de uma visão analítica das oportunidades e técnicas de gestão para obter melhores resultados nos mais diversos tipos de organizações. O que deixa você apto para assumir posições estratégicas e participar de maneira segura do processo de tomada de decisão diante do mercado competitivo atual.

 

MBA em Gestão Escolar

Prepara o aluno para integrar uma equipe de gestão nas instituições de ensino de forma participativa e democrática. Fazendo com que se promova uma educação que proporcione a transformação dos espaços escolares, garantindo melhor qualidade de ensino de forma coletiva e transparente. Essa pós-graduação é voltada aos mais diversos profissionais da área da educação e também para quem deseja ingressar nela.

 

MBA em Turismo e Hotelaria

Tem a proposta de ampliar a visão do profissional para analisar o mercado do setor de forma global e entender a realidade e as necessidades de cada tipo de negócio. Para isso, o curso desenvolve competências funcionais e gerenciais para melhorar a capacidade de avaliar e administrar os processos organizacionais e de gestão de empreendimentos de forma integrada e com foco em resultados.

Além dessas, existem muitas outras opções de MBA para quem quer se destacar profissionalmente. Confira aqui a lista de MBAs oferecidos pela UnP.

 

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Como já mencionamos, o MBA é, na realidade, um tipo de pós-graduação. Dessa forma, não existe exatamente uma diferença entre a pós e o Master of Business Administration.  No entanto, vale relembrar brevemente o que caracteriza ambos:

 

Pós-graduação

Engloba todos os cursos de especialização realizados após a graduação e se divide em dois “tipos”. O primeiro é o lato sensu. E se refere às especializações com foco em desenvolver capacidades ligadas ao mundo corporativo. Contando com experiências práticas do dia a dia profissional e duração mínima de 360 horas, como definido pelo Ministério da Educação (MEC).

Já o segundo formato, é o chamada de stricto sensu. Ele reúne os programas de mestrado e doutorado. Ambos são mais direcionados para a área acadêmica, mais teóricos e voltados para a formação de docentes e pesquisadores. Além disso, costumam ter duração entre dois e quatro anos.

MBA – Master Business Administration

O MBA é um tipo de pós-graduação lato sensu, voltado para o mundo da gestão e negócios. Esse é um ótimo caminho para quem está procurando atingir posições de liderança ou empreender. Além de também ser muito útil para quem já ocupa uma dessas funções e quer aprofundar conhecimentos e habilidades.

Quem pode fazer MBA?

Esse curso é voltado para profissionais que estão em busca de crescimento profissional. Sendo assim, o único pré-requisito é ter uma graduação (curso superior) em uma Instituição de ensino credenciada pelo MEC.

Qual a importância do Master Business Administration?

O MBA proporciona inúmeros benefícios para quem opta por realizá-lo. Confira alguns deles:

 

Ampliar o conhecimento da sua área profissional

O MBA permite que você se aprofunde em pontos específicos apresentados superficialmente em uma graduação. Ou seja, é uma ótima maneira de complementar o que você já aprendeu e se especializar em cargos de gestão dentro de determinado assunto ou área.

Fazer Networking

Durante a pós-graduação, você tem contato com docentes e profissionais que atuam na área específica em que deseja se aprofundar. Isso permite que você amplie sua rede de contatos, troque informações e aumente as possibilidades de encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Atualizar o currículo

Quem faz MBA se atualiza com novos conceitos, estratégias e ferramentas. O que valoriza o aluno como profissional, algo extremamente necessário num mercado de trabalho em constante evolução.

E aí, tirou todas as suas dúvidas e agora tem claro na cabeça a resposta para a pergunta: “O que é MBA?”. Comente aqui embaixo, vamos adorar ler! Aproveitando, queremos recomendar outros conteúdos que podem ajudar a escolher melhor uma especialização. Confira: Curso de especialização: saiba mais e Pós-graduação em educação: a importância de se especializar.

Kaife Cremonezi Torres

Comentar