Blog da UnP
Dia Internacional das Mulheres: saiba como surgiu a datal, o significado e a importância dela

Dia Internacional das Mulheres: entenda melhor

Saiba mais sobre o surgimento, significado e outros detalhes dessa importante data

Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Mas você compreende o grande significado dessa data e os motivos pelos quais ela é comemorada?

Saber mais sobre essa celebração é uma maneira de entender as dificuldades e a luta das mulheres no passado e na atualidade. E, pensando nisso, criamos este post para que você possa se informar sobre o assunto.

Por isso, separamos abaixo algumas das principais perguntas a respeito do tema para que seja possível tirar diversas dúvidas comuns. Então, vamos lá?

Dia Internacional das Mulheres: saiba como surgiu a data, o significado e a importância dela
Dia Internacional das Mulheres: saiba como surgiu a data, o significado e a importância dela

Como surgiu o Dia Internacional das Mulheres?

O aparecimento da data remonta ao fim do século 19, quando diversas organizações do movimento operário realizavam protestos reivindicando melhores condições. Na época, os expedientes chegavam a somar 15 horas diárias e as pessoas trabalhavam sob condições desumanas.

Em 1909, mais especificamente, 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, exigindo a diminuição das jornadas, salários melhores e direito ao voto. No ano seguinte, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres, no dia 28 de fevereiro.

A criação de um dia comemorado globalmente, foi proposta inicialmente por Clara Zetkin, ativista alemã, professora e defensora dos direitos femininos. O ato ocorreu durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca.

Há registros de que a data foi celebrada oficialmente pela primeira vez em 1911 em quatro países diferentes: Suíça, Áustria, Dinamarca e Alemanha. No entanto, demorou mais de 60 anos para que o dia passasse a ser considerado mundialmente de maneira formal.

Foi em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu e passou a determinar a data.

Qual é o Dia Internacional das Mulheres?

A data oficial atualmente é comemorada no dia 8 de março. O marco real que dá significado a esse dia foi uma paralisação liderada por operárias russas, numa fábrica em São Petersburgo, ocorrida em março 1917. O evento é importantíssimo, pois teria sido o responsável por desencadear a Revolução Russa.

Muitas vezes, associa-se um outro fato histórico à data. Um incêndio ocorrido numa fábrica têxtil em Nova Iorque, responsável por vitimar 125 mulheres e 21 homens. A indústria possuía instalações sem as condições mínimas de segurança, além de submeter os funcionários a jornadas de 14 horas diárias.

No entanto, esse fato ocorreu nos EUA no dia 25 de março de 1911. Portanto, apesar de ter uma grande representatividade na luta pelos direitos das mulheres não é o que determinou a atual data.

Por que Dia Internacional das Mulheres?

A data é chamada assim pois é celebrada em todo mundo, após a determinação da ONU, como mencionado anteriormente.

Diversos países possuem costumes diferentes para essa celebração. Na Itália, por exemplo, existe o hábito de se entregar botões de mimosa, uma planta com flor. Já na China, muitas mulheres recebem folga no trabalho.

Nos EUA, Março é o Mês da História das Mulheres. Quando há a realização de um discurso presidencial para tratar das conquistas e direitos femininos. No Chile, há realização de diversas marchas e é comum que participantes utilizem lenços verdes.

Por que a data é importante? 

Esse dia é central para lembrar a todos sobre a necessidade da conquista dos direitos femininos, além da gravidade da violência contra a mulher. Esses fatores são preocupantes e mais do que comprovados por diversas pesquisas e relatos.

De acordo com o estudo Global Gender Gap Report 2021, apresentado no Fórum Econômico Mundial, o tempo contabilizado como necessário para terminar com a disparidade de gênero no mundo aumentou em uma geração. Passando de 99,5 anos para 135,6 anos.

Já uma pesquisa da consultoria IDados, feita com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, mostra que mulheres ganham, em média, 20% a menos que os homens. E isso ocorre mesmo ao comparar pessoas com a mesma escolaridade, idade e categoria de ocupação.

Além disso, segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), organizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD), o número de delitos contra as mulheres triplicou entre 2020 e 2021.

Dessa forma, o Dia das Mulheres é importante para estimular a discussão sobre esses e demais assuntos ligados a temas como: igualdade de gênero, aborto, feminicídio, entre outros. E também é um marco importante para celebrar conquistas do movimento feminista.

O que é igualdade de gênero?

Trata-se da busca pela equivalência social entre os gêneros masculino e feminino. Baseada na necessidade de que homens e mulheres possam ter acesso aos mesmos direitos, sem qualquer tipo de preconceito, estereótipo, violência ou limitação.

Para que assim, todas as mulheres tenham a possibilidade de receber as mesmas oportunidades em relação aos homens, sem que haja qualquer tipo de restrição.

E aí, agora está mais informado sobre a importância e o significado do Dia Internacional das Mulheres? Comente aqui embaixo e contribua com o nosso blog.

Aproveite também para dar uma olhada nestes dois outros posts: O que é Outubro Rosa?Qual é a importância do Empreendedorismo feminino?

Luca Contro

Comentar