Blog da UnP
Repertório sociocultural

Repertório Sociocultural: entenda o que é

Saiba mais sobre esse ponto central para construir uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio e em vestibulares

O repertório sociocultural é um ponto importante ao fazer uma redação do Enem, já ouviu falar dele? Esse é o conjunto de referências e conhecimentos gerais que você tem para aplicar num texto.

O tema é tão significativo, que ele faz parte da chamada competência número dois na avaliação de construção textual do Exame Nacional do Ensino médio. Ou seja, é determinante para o desempenho.

Contudo, sempre fica a dúvida de como usar o repertório na redação. Neste post, iremos ajudar você a entender mais sobre o assunto. Então, continue lendo para garantir uma boa nota.

"<yoastmark

O que é repertório sociocultural

É o conjunto de referências sociais e culturais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida. E algo que deve ser usado para fundamentar e fortalecer uma ideia defendida dentro de uma redação.

De forma geral, o repertório sociocultural é apresentado por meio de citações relacionadas às mais diversas áreas de conhecimento. O que engloba tanto matérias tradicionais (como História, Filosofia, Matemática e Filosofia), quanto outras áreas culturais (tais como atualidades, política e aspectos ligados ao entendimento da sociedade).

Vale lembrar que não existe regra para considerar um repertório sociocultural melhor ou pior que outro. Na verdade, ele é construído de acordo com a individualidade de cada um. E, no texto, o que é considerado é como esse fator se encaixa conforme a ideia defendida.

Qual a importância do repertório sociocultural

Para entender o quanto esse aspecto é central, é preciso se lembrar do gênero textual pedido na redação do Enem e em outros vestibulares. Trata-se da dissertação argumentativa. Nela, é preciso discutir algum assunto proposto pela organização.

Para isso, o candidato deve usar argumentos para defender determinado ponto de vista. Ocorre que sempre que se sustenta uma ideia, é preciso que o texto seja convincente e ganhe credibilidade. E um ótimo meio para fazer isso é usar citações das mais variadas fontes. Alguns exemplos são: trechos de livros e músicas e filmes. Além de acontecimentos históricos, falas de personalidades, entre outros.

isso, independente de ser em uma redação ou não, o repertório sociocultural ajuda o indivíduo a ter mais conhecimento e defender ideias de forma inteligente, algo importante tanto na vida acadêmica, quanto na profissional.

 

Repertório sociocultural para redação

Como já mencionado anteriormente, esse ponto é central para você demonstrar que tem domínio sobre o tema e a tese defendida. É um indicativo de que você é capaz de buscar diversas informações e defender sua opinião. Vale lembrar que o uso de citações ou conteúdos não é uma obrigatoriedade, porém é um recurso interessante.

Outro ponto importante é entender que ter um bom repertório sociocultural não é sinônimo de linguagem rebuscada ou de conhecimento altamente formal. Na realidade, o mais importante é que as eventuais citações e a construção da redação faça sentido de acordo com o tema solicitado na prova.

 

Como usar no texto

Compreender bem o tema pedido no Enem ou no vestibular em questão é a primeira coisa a fazer. Por isso, leia sempre a proposta com muita calma.

Olhar atentamente para a coletânea de textos de apoio apresentada nos exames é outro passo importante que ajuda no processo. É possível, encontrar referências, dados e citações que podem ser usados na redação.

A partir daí, você pode fazer, por exemplo, alguma correlação com conhecimentos que façam parte da sua bagagem cultura e de experiência de vida em geral. Sem se esquecer de vincular as ideias e a construção do texto ao tema solicitado.

 

Como adquirir repertório sociocultural

Podemos afirmar que não existe uma receita de bolo para avançar nesse sentido. Porém, há alguns hábitos que podem ajudar você nisso. E todos eles estão ligados ao contato com as diversas formas de expressão cultural. Como, por exemplo: ler, informar-se em portais de notícias, assistir à filmes e peças de teatro, ouvir música e muitas outras opções.

Estudar, é claro, é uma outra ótima maneira de aumentar o seu repertório sociocultural. Conversar e discutir (amigavelmente), os mais diversos assuntos relacionados à sociedade com professores e amigos, também é uma ótima forma para isso.

E aí, gostou do post? Comente aqui embaixo e participe do blog da UnP. Aproveitando o tema do texto, que tal dar uma olhada nestes dois conteúdos: ENEM com Netflix: 16 Filmes e séries para estudar! e Como fazer uma boa redação no Enem!

Kaife Cremonezi Torres

Comentar