Blog da UnP
Confira dicas de aplicativos para ajudar nos estudos!

Aplicativos para ajudar nos estudos: confira nossa lista!

Sua rotina de aprendizado pode parecer difícil, mas nossas sugestões de apps com certeza vão auxiliar você

Planners, agendas, calendário físico, calendário digital, anotação em bloco de notas do celular ou em posts-its são alguns modos que as pessoas acabam usando para organizar tudo o que precisam entregar na semana ou ao longo do mês. Você também faz uso de alguns desses itens para se organizar nos estudos? Por aqui, a gente usa um pouquinho de cada um.  Por isso, montamos logo abaixo uma lista de aplicativos para ajudar nos estudos!

Em outro post aqui do nosso blog, nós já demos algumas dicas de como aproveitar melhor o EAD e, por lá, citamos que era muito importante manter uma rotina de estudos, criar um cronograma com as suas entregas semanais e mensais e saber eleger as suas prioridades.

E, agora, a gente quer te ajudar justamente a não perder a data de nenhuma prova, entrega de trabalho e outras coisinhas importantes. Vamos nessa? 

WhatsApp 

Você sabia que o nosso bom e velho whatsapp pode ser um belíssimo aliado na hora de se  organizar com entregas e até com lembretes do dia a dia? Pois é, e aqui podemos seguir por dois caminhos. O primeiro é: crie uma conversa com você mesmo e faça dela um grande bloco de notas e acervo de links que você vai precisar no futuro. 

O segundo caminho é um pouco mais trabalhoso e também vale a pena: você pode criar diferentes grupos com você mesmo, de acordo com cada matéria, e ir se organizando por ali.

Além de se mandar links, dúvidas, resumos e materiais do tipo, você também pode aproveitar a descrição do grupo para colocar todas as datas de provas, entregas de trabalho, reuniões de grupos, entre outros compromissos. 

Além disso, vale lembrar da função “marcar como favorito” disponível no app. Uma vez que a mensagem é marcada com esse recurso você pode encontrá-la facilmente dentro do aplicativo. 

Trello 

Caso você ainda não conheça o Trello, aqui vai uma breve explicação sobre a plataforma (disponível tanto na versão web quanto para Android e IOS, viu?): ele é um aplicativo de gerenciamento de projetos que te permite criar quadros, listas, cards e ainda compartilhar com mais pessoas suas tarefas e todas as modificações que fizer nelas.  

É praticamente um calendário personalizado para que você consiga enxergar da melhor forma possível tudo o que você precisa fazer.

Nossa dica aqui é criar colunas do tipo: para fazer, em andamento e finalizados. Desse jeito, você consegue ver tudo que ainda precisa fazer e, ao mesmo tempo, tudo o que já entregou.  

Uma boa tática para não ficar ansioso achando que não fez nada o tempo todo, né? 

Confira dicas de aplicativos para ajudar nos estudos!
Confira dicas de aplicativos para ajudar nos estudos!

Google Keep 

O Google tem uma série de serviços que podem nos ajudar com a nossa organização, sabia? E todos gratuitos, basta ter uma conta do gmail e eles já estão disponíveis para você. 

O Google Keep (ou keep notes) é um serviço para anotações do Google. Foi lançado em 2013 e, dentro deste app, você consegue criar diferentes anotações com título e texto corrido ou texto em formato de tópicos, consegue incluir links nessas anotações e ainda compartilhar com outras pessoas. Ah, e você também consegue criar lembretes diários com links, viu? 

Além disso, você também consegue personalizar as anotações com diferentes cores e marcadores, para encontrar mais fácil o conteúdo que você já salvou ali tanto pelo seu computador quanto pelo seu celular.

E o melhor desse app é que tudo fica salvo na sua conta do Google e permite que você tenha suas anotações em qualquer lugar, celular, notebook ou tablet. 

Google Calendar 

Google Calendar (ou Google Agenda), você provavelmente já deve conhecer e, quem sabe, até usar no seu dia a dia. Ele é uma grande agenda virtual onde você consegue anotar todos os seus compromissos e consultá-los, tanto na versão web quanto na versão para celulares.  

Mas, dessa vez, queremos propor um uso um pouco diferente. Que tal avaliar o seu dia e criar blocos de horários para aquelas tarefas que você realiza sempre? Exemplo: acordar e tomar café, tomar banho e me arrumar para a aula, aulas do dia, horário do almoço, entre outros.  

Desse jeito, você vai conseguir enxergar quanto tempo gasta por dia nas suas tarefas e quanto tempo sobra para ler um livro, estudar para as provas e coisas do tipo. Nesse vídeo, a blogueira Lu Ferreira explica um pouco mais sobre como esse método ajuda na organização do dia a dia. 

Google Lens 

O Google Lens é um aplicativo que pode te ajudar em diversos momentos: para traduzir placas e textos que estão em outra língua, para descobrir diferentes tipos de plantas, para ler QR codes e, para nós, o mais incrível é que ele consegue copiar suas anotações feitas à mão para a tela do celular só com você apontando a câmera para a folha de papel. Incrível, né? Aqui neste vídeo temos mais exemplos e explicações de como usar esse app. 

Evernote 

O Evernote é um grande organizador dos mais diferentes tipos de informações, desde trabalhos e links da faculdade até coisas mais pessoais como o comprovante de um boleto pago. Um ótimo sistema para fechar a lista com aplicativos para ajudar nos estudos.

O mais legal do evernote é que você consegue procurar os documentos por palavras-chave direto na tela principal do app. Perfeito pra quem tá na faculdade e precisa rever algum conteúdo de semestres passados para tirar alguma dúvida ou usar em algum projeto, né? Esse vídeo aqui tem mais dicas de como organizar o seu evernote. 

STUDYGRANS 

Depois de tudo isso, você ainda está precisando de mais um incentivo para dar aquela organizada no dia a dia e arrasar ainda mais nos estudos?  

Então dá uma olhadinha nesses perfis que a gente deixou aqui abaixo. São perfis de estudantes que compartilham o dia a dia de estudos no Instagram e dão dicas de organização, métodos de estudo, leituras, entre outros temas da área. 

Gostou dos aplicativos para ajudar nos estudos? Então, conta pra gente quais técnicas você adotou para sua rotina e se estão funcionando por aí.  Aproveite também para dar uma olhada neste outro post: Português: 5 aplicativos para você treinar.

Heloísa Campos

Comentar