Blog da UnP
Aplicativos para aprender português

5 aplicativos para treinar português

Confira dicas para ter o português na ponta da língua

Ter o domínio de um idioma estrangeiro é um diferencial para o seu currículo. Mas, você já parou para pensar como anda o seu português? A língua portuguesa é importante na escola, na faculdade, para o vestibular, mas principalmente para a vida.  

Comunicar-se de forma correta, seja via escrita ou oral, é fundamental na sociedade contemporânea. Além disso, é essencial que você tenha fluência da língua portuguesa para interpretar questões, fazer uma boa redação e conseguir se destacar nas reuniões de trabalho e projetos da universidade. 

Com a pandemia da Covid-19, a presença de ferramentas online no cotidiano aumentou ainda mais. Os aplicativos de conversas na internet tornaram-se o principal meio de comunicação entre empresas e alunos.  

A tecnologia está cada dia mais na vida moderna, possibilitando um maior conforto e produtividade. Dando acesso ao conhecimento, ensinando pessoas, entre muitas outras finalidades. Nesse sentido, a população vem baixando ‘apps’ para diversas finalidades, entre elas, a de treinar português. 

Pensando em você, que se interessa pela língua portuguesa e não quer mais errar, confira a nossa seleção dos 5 melhores aplicativos para treinar o idioma em 2021. 

Aplicativos para aprender português
Aplicativos para aprender português

Acentuando 

Disponível na Play Store? sim 

Disponível na App Store? não 

Você tem dificuldade com acentuação e quer melhorar seu desempenho? Se a resposta for sim, esse app é para você. Ele é focado, exclusivamente, em desafios de acentuação, incluindo as dúvidas relativas à crase, sendo que todas as questões são objetivas. 

Há também um modo de jogo de desafio de concursos, no qual as questões são extraídas de bancas de todo o Brasil. No final, o estudante consegue ver quantas questões acertou. 

Quiz de Português 

Disponível na Play Store? sim 

Disponível na App Store? sim 

Aplicativo disponível tanto para Android quanto para Iphone, o “Quiz de Português”, é um dos aplicativos para treinar português mais baixados no Brasil. Ele funciona em formato de quiz e o usuário pode selecionar o nível de dificuldade das perguntas.  

No nível difícil, são 30 questões por rodada. Nelas, passam a ser cobradas noções de semântica, estilística, sintaxes de concordância e de regência, além de pontuação. Uma ferramenta completa para você ficar craque em língua portuguesa. 

Português Coruja: Fácil e Divertido 

Disponível na Play Store? sim 

Disponível na App Store? sim 

Português Coruja também está disponível para Android e Iphone e conta com questões de acentuação, coerência, coesão, gramática e assim por diante. O legal do app é que ele tem comentários em todas as perguntas e explica o motivo da sua resposta estar errada ou certa. O usuário pode escolher o montante de perguntas por rodada entre 10, 20, 30 e 50. 

365 Dias de Português 

Disponível na Play Store? sim 

Disponível na App Store? sim 

O nome já é bem sugestivo, mas o 365 Dias de Português é um app que reúne dicas sobre o idioma, sendo que cada dia a plataforma lança uma nova. Essas dicas são feitas em vídeos por diversos professores. 

Morfema – Gramática da Língua Portuguesa 

Disponível na Play Store? sim 

Disponível na App Store? não 

Também em formato de quiz, mas de maneira mais simplificada, o Morfema traz perguntas de análise sintática, gramática, pronomes, substantivos e assim por diante. É bom tanto para quem está no Ensino Médio quanto para quem quer prestar vestibular. 

Agora que você já conhece aplicativos para melhorar sua fluência com a língua portuguesa, que tal separar uns minutinhos para se dedicar a isso? Lembre-se, é comum em processos seletivos, seja de estágio ou emprego CLT, ocorrer entrevistas e fases com produção de redação. Por isso, não deixe de treinar. 

Gostou dos aplicativos para treinar português? Se você conhecer mais algum, deixe nos comentários. O Blog da UnP também serve para passar conhecimento e trocar experiências.  

Sugestão de leitura: Entrevista de emprego: 8 dicas para se destacar! | Blog da UnP 

 

Heloísa Campos

Comentar