Blog da UnP

Impactos da pandemia: evite que ela prejudique seu estudo

O isolamento e a tensão gerada pela Covid trouxeram consequências para atenção, concentração, sono, entre outros. Saiba como minimizá-los

Não há muito como fugir. Infelizmente, os impactos da pandemia atingiram a todos. É normal que suas atividades de estudo também tenham sido prejudicadas. Acredite, você não é o único e não há de “errado” com você.  

 Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 67% dos alunos têm sofrido com dificuldades para estabelecer e organizar a rotina de estudos. Mas é possível dar um jeito nisso. A primeira solução é ter consciência de como o isolamento e o cenário da pandemia afetam seu cotidiano. Depois, o ideal é reunir estratégias para minimizar esses efeitos.  

Reunimos alguns dos principais impactos da pandemia para quem estuda, seja para quem está cursando o ensino superior ou pretende. E, logo abaixo, reunimos algumas sugestões sobre como minimizá-los. Confira: 

Minimize os efeitos negativos da pandemia na sua rotina de estudo
Minimize os efeitos negativos da pandemia na sua rotina de estudo

Dificuldade de concentração 

A ansiedade e a mudança brusca de rotina trazidas pela Covid ocasionaram maior dificuldade para manter o foco. Além, é claro, do fato de que ao estudar em casa é necessário conviver com diversas distrações, como barulho e a convivência mais intensa com a família.  

Como minimizar: o primeiro passo é buscar organizar seu espaço de estudo o máximo possível para que esteja limpo e ajude você a se manter concentrado. É essencial procurar organizar uma rotina com horários e atividades bem definidas. 

 Também é interessante tentar combinar com as outras pessoas que moram com você para evitar barulhos e interrupções dentro possível nos períodos em que estiver estudando.  

 Problemas para dormir 

A ansiedade também gera consequências na hora de tentar descansar. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 41,7% dos entrevistados têm apresentado distúrbios do sono durante a pandemia.  

Como minimizar: existe um processo indicado por especialistas, chamado de higiene do sono. Ele inclui evitar alguns hábitos antes da hora de dormir, tais como: não fumar nem beber ou comer, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ou assistir TV. Praticar meditação também pode auxiliar. 

Dependendo da situação, é recomendado também procurar um especialista na área, chamada de medicina do sono. Há exames e condutas específicas para solucionar o problema em cada caso.  

Esquecimento 

Você já se pegou esquecendo qual atividade tinha que fazer naquele momento? É normal que episódios como esse tenham aumentado por conta do contexto complicado da pandemia. Eles estão ligados à chamada memória de trabalho, responsável por armazenar temporariamente uma informação durante o período em que outra atividade está sendo realizada.  

Esse problema é gerado devido à mudança brusca de rotina, preocupações, estresse e, novamente, a ansiedade. Coisas que, infelizmente, estamos lidando constantemente durante o período do combate à Covid.  

Como minimizar: faça listas das atividades que deve realizar durante o dia e o período de estudo. É importante também não se culpar caso esqueça de algo: entenda que está passando por um período complicado. Aplicativos como Google KeepEvernoteTrello e Todoist podem ajudar você nessa tarefa.  

Falta de convivência

O isolamento social, necessário no combate à doença, trouxe uma redução drástica dos encontros entre amigos e familiares. E é lógico que isso é negativo em diversos sentidos. Os alunos de cursos presenciais foram obrigados a deixar de contar com as interações com os colegas. E essa adaptação costuma ser ainda mais complicada. 

Como minimizar: Lance mão da tecnologia. Use os diversos recursos digitais disponíveis para interagir e trocar ideias com seus colegas. Videoconferências, chats, grupos de estudo no Whatsapp… Só fique esperto para que essas plataformas não acabem criando uma distração. 

 Bom, agora que já foram citados alguns dos impactos da pandemia, é muito importante falar do mais perigoso deles: a depressão. Uma pesquisa do Instituto Ipsos mostra que 53% dos brasileiros declaram que o bem-estar mental piorou um pouco ou muito em 2020. 

 Se você é uma dessas pessoas, o ideal é procurar um especialista na área de psicologia para ajudá-lo. Terapeutas e psicanalistas têm atuado por consultas a distância e podem auxiliá-lo a lidar com esse cenário. Então, não deixe para depois e procure ajuda.  

E, para ajudar nesse contexto estressante da pandemia, dê uma olhada neste post com Dicas de conteúdo para relaxar o corpo e a mente. Ou neste com  Dicas de atividades para a quarentena.  Acesse e siga firme na missão de melhorar sua carreira e vida acadêmica ;). 

Luca Contro

Comentar