Blog da UnP
Ciências Contábeis 6 filmes

Ciências Contábeis: 6 filmes que todo Contador precisa assistir

Você é muito bom com matemática e tem interesse em trabalhar com finanças e números? Se sim, há várias possibilidades para sua carreira profissional e uma delas é a graduação em Ciências Contábeis.

O contador é o profissional responsável pela gestão financeira da empresa, controle de receitas, despesas e lucros da organização. Portanto, este é um profissional essencial dentro de uma instituição.

E as empresas já entenderam a necessidade e a importância de ter um profissional responsável por controlar todas as finanças e registrar as atividades do fluxo de caixa. Sendo assim, o curso de Ciências Contábeis vem apresentando  crescimento constante nos últimos anos.

Portanto, se você está pensando cursar Ciências Contábeis, mas prefere conhecer um pouco mais sobre essa área antes de decidir, a nossa dica é investir em filmes que oferecem uma ideia de como é a rotina desse profissional. Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 filmes essenciais para futuros Contadores. Confira!

1. Um sonho de Liberdade

O filme Um Sonho de Liberdade conta a história de Andy Dufrense (Tim Robbins), um banqueiro bem-sucedido que acabou sendo condenado a uma penitenciária de segurança máxima, pelo assassinato da sua esposa e do amante.

Preso injustamente para cumprir prisão perpétua, o contador busca formas de sobreviver no presídio. Logo, Andy faz amizade com Ellis Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que simplesmente controla o mercado negro da prisão.

Assim, em busca de uma forma de sobreviver e conquistar regalias no presídio, Andy passa a fazer a declaração de imposto de renda das autoridades do presídio. Aos poucos, o jovem contador passa a assumir o controle das finanças das autoridades locais.

O filme é importante para futuros contadores justamente por retratar o poder da contabilidade tanto para o bem quanto para o mal.

2. Fuga à meia-noite

Fuga à meia noite é um excelente filme de ação que pode oferecer insights aos futuros contadores. O filme retrata como o contador Jonathan (Charles Grodin) tenta tapear mafiosos e mostra como ele consegue reverter o dinheiro roubado para utilizar em causas nobres.

3. Margin Call – O dia antes do fim

O filme Margin Call – O dia antes do fim é baseado em uma história real e relata a quebra de um dos maiores bancos de investimento dos EUA, que abalou a economia mundial por anos.

Peter (Zachary Quinto), em dia aparentemente comum, recebe um pendrive com dados sobre o risco de falência da sua empresa. A partir desse momento, suas ações podem mudar o rumo da história de milhares de pessoas!

Estamos falando do dia em que a Bolsa de Valores de Nova York quebrou e afundou os EUA na pior crise econômica da história do país. Assim, o filme demonstra como pessoas tiveram motivações para estimular o crash da bolsa e também revela um pouco das 24 horas que o antecederam.

Mas além de trazer essa bagagem histórica, o filme evidencia a importância de um contador por trabalhar com informações que muitas vezes são sigilosas e de alto risco. Portanto, Margin Call – O dia antes do fim reforça a importância da ética e responsabilidade do profissional graduado em Ciências Contábeis.

4. Enron: os mais espertos da sala

O longa Enron: Os mais espertos da sala aborda a história de uma das maiores empresas de energia no EUA, que chegou a ter um faturamento anual de mais de US$ 100 bilhões. E mesmo tendo ações com alto custo, todo mundo queria investir nela justamente por acreditar em um retorno garantido.

No entanto, o filme revela um escândalo monumental envolvendo essa mesma empresa de energia, que acabou por declarar números que não estavam de acordo com as demonstrações financeiras.

Dessa forma, em Enron você vai entender um pouco dos impactos causados por um contador que não seguir uma conduta ética e honesta. Por outro lado, é importante observar que o filme chama atenção para importância da organização na profissão.

5. Os Intocáveis

Já o filme clássico dos anos 80 Os intocáveis evidencia como o comércio ilegal de bebidas alcoólicas nos EUA era comandado pelo lendário criminoso Al Capone.

Assim, o filme propõe uma reflexão muito importante sobre ética profissional. Em um dos principais momentos do filme, o contador da máfia é forçado a fornecer informações sobre os registros contábeis de Al Capone para a polícia Federal e o enredo tem um desfecho surpreendente. 

6.  O Lobo de Wall Street

O filme O Lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que foi baseado em fatos reais. Jordan é um jovem corretor de ações que, após sofrer uma decepção com a vida profissional, consegue um emprego novo. Dessa forma, ele passa a ser valorizado por conta do seu estilo “agressivo” de atuação em Wall Street e começa a construir uma fortuna.

Porém, para conseguir alcançar o sucesso, ele não tomou decisões muito éticas e profissionais. Por isso, ao mesmo tempo que a ascensão foi rápida, a queda também foi muito intensa.

Assim, o filme mostra o que alguns profissionais fizeram de errado e servem de exemplo perfeito do que um profissional não deve fazer para conquistar o sucesso.

Então, se você está com dúvida se deve ou não cursar uma graduação em Ciências Contábeis, aproveita nossa lista. Provavelmente, depois de conferir esses filmes sensacionais, você vai clarear a sua mente sobre a profissão. Além disso, se a dúvida persistir, você também pode realizar o nosso teste vocacional!. Descubra quais profissões têm mais a ver com você, clicando aqui.

O que achou da nossa lista? E se você quer mais conteúdos como este, com dicas de filmes, cursos e muito mais, acompanhe o blog da UnP. Você estará sempre atualizado (a) sobre a vida acadêmica, carreira profissional e mercado de trabalho! 

Paloma Silva

Comentar