Blog da UnP
Universitário

Vida acadêmica: superação e descoberta do universitário

Diversidades e desafios no cotidiano da universidade

Dar início a uma graduação para tornar-se um universitário, é ter a consciência que desafios aparecerão. Nessa longa jornada de experiências e descobertas, é necessário se habituar às responsabilidades da nova vida e ter sucesso na tão sonhada jornada acadêmica. 

Ao entrar no cenário universitário, novas etapas aparecem e chegam os deveres e a necessidade cada vez maior sobre o desejo de ter seu próprio bem-estar financeiro e alcançar seu planejamento de carreira. 

Muitos estudantes universitários saem da comodidade de suas famílias, do conforto de suas casas e vão conviver em outras cidades e até em outros estados. Com o tempo, responsabilidades aparecem e exigem sensatez de como administrar o dinheiro mensal, governar uma casa, o tempo, as notas e as frequências nas aulas da universidade, entre outras metas no período acadêmico. 

Universitário
Universitário

Confira 3 dos principais desafios da vida do(a) universitário(a) e como superá-los 

Conquistar o financiamento estudantil 

Quem vai cursar uma universidade privada e não teve a oportunidade de garantir uma bolsa de estudos por meio do ENEM, Prouni, Sisu e Quero Bolsa, precisa inserir a mensalidade da graduação na estimativa do custo mensal.  

No entanto, isso não deve ser levado apenas como uma conta a ser paga todos os meses. É um investimento para o seu futuro e realização profissional. É crucial lembrar que essa é uma das aquisições mais importantes que você pode fazer ao longo da sua vida. 

Há diversas formas de ganhar dinheiro durante a universidade, seja arrumando um estágio, fazendo doces ou até vaquinhas virtuais. Outra escolha, é confiar em um subsídio estudantil. Nesse caso, existe o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um programa do Governo Federal que concede o auxílio da graduação a juros baixos, e a dívida só começa a ser quitada após o fim do curso. 

Absorver o melhor da graduação selecionada  

O principal passo para abranger bem o conteúdo das aulas, é a frequência satisfatória para não ficar prejudicado.  

Portanto, para aproveitar ao máximo o que a universidade tem a oferecer, é necessário ser interativo e comprometido. Mesmo que esteja esgotado(a), encoraje-se para conservar a atenção e a concentração durante as aulas.  

Uma dica é gravar as aulas pelo gravador de áudio do celular e levar um caderno para anotar todas as informações que achar ressaltantes. São formas de rever o conteúdo após as aulas junto com os colegas de classe e os professores de plantão. 

Conseguir um emprego/estágio universitário

Pautar a ciência teórica adquirida na sala de aula com a prática da profissão é de extrema importância no ambiente acadêmico. Nesse sentido, conseguir um estágio é um desafio, mas apresenta muitos benefícios na vida do universitário.  

Com essa atividade é possível praticar e criar capacidades e competências, alcançar vantagens competidoras no currículo, conhecer como funciona a carreira na prática, entre demais oportunidades no período acadêmico e para o seu futuro como profissional. 

Para conseguir um estágio você pode cadastrar o seu currículo no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), além de procurar vagas em sites como tramposvagas e nube. 

A jornada universitária pode parecer complicada, mas cada esforço vale a pena. Lembre-se sempre de ter autoconhecimento para definir seus limites e ambições. Tudo dará certo. Qual é o maior desafio universitário para você? 

Sugestão de leitura: Dicas para ter uma vida universitária saudável | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar