Blog da UnP
Como se tornar professo

Como se tornar professor? Leia e tire suas dúvidas

Confira as 4 formas básicas para ingressar nessa carreira e maneiras de se especializar na área da educação

Facilidade em transmitir uma ideia. Capacidade de tirar dúvidas. Habilidade de ajustar o discurso para que alguém entenda um assunto complicado. Quem quer ser docente, costuma perceber que tem alguma dessas aptidões em certo momento na vida.  Mas aí surge a dúvida: como se tornar professor?

A resposta é que, além de ter um certo talento natural, também é necessário estudar muito para dar aulas. O caminho certo a escolher, depende de qual área você deseja atuar. Para facilitar, separamos abaixo as 4 principais maneiras para isso, confira: 

Como se tornar professo
Confira as 4 principais maneiras para se tornar professor e como se especializar nessa profissão

 Fazer Pedagogia 

Esse curso permite que você seja professor na educação infantil e no chamado ensino fundamental I, até a 5ª série. Ou seja, o profissional trabalhará com crianças de idade média até 10 anos.  

 A duração do curso costuma ser de 3 ou 4 anos e o estudante tem disciplinas voltadas para a prática do ensino, além de matérias como História, Português e Matemática, por exemplo.  

 

Fazer licenciatura 

Essa é a forma de designar os cursos que possibilitam o profissional para dar aulas nos ensinos infantil, fundamental e médio. De modo geral, há 13 opções de licenciaturas diferentes, confira quais são: 

 

 

Além de aspectos técnicos de cada área, essa modalidade de graduação também trabalha a didática (habilidade em transmitir o conhecimento). 

 

 Fazer mestrado ou doutorado 

Também chamado de pós-graduação stricto sensu, essa opção possibilita que você dê aulas em faculdades e universidades. Sendo oferecidas para quem já se formou em uma graduação.  

 Normalmente, um mestrado ou doutorado pode durar de 2 a 4 anos. E levam o profissional a desenvolver maior domínio sobre a carreira escolhida, além de instigarem a capacidade de pesquisa e inovação, fundamentais no ofício de um professor. 

 

 Fazer uma especialização 

Dependendo do caso, também é possível ser professor após a realização de um curso de especialização, a chamada pós-graduação lato sensu. Para isso, é necessário que você já seja formado em alguma graduação prévia. 

 Normalmente, é possível seguir esse caminho em alguns cursos e disciplinas técnicas ou em escolas profissionalizantes, dependendo do campo de trabalho e do caso específico.   

 Bom, agora que você já sabe quais os caminhos para se tornar professor, é preciso ter em mente: ser um bom docente exige esforço constante. É necessário se atualizar sempre, buscando novos cursos e tendências.  

 É preciso estar antenado sempre com novidades na área em que trabalhar. Seja no aspecto técnico ou em maneiras para se conectar com os alunos. Algumas opções de temas interessantes para desenvolver essas habilidades são: didática e teorias de ensino, gamificação na educação e aprendizagem em ambientes virtuais de ensino. 

 E uma dica extra, se dentre as áreas da licenciatura, você se interessa por história, confira este post: Curso de História: tudo sobre a graduação. Agora, se você pretende fazer Pedagogia, dê uma olhada neste, aqui: Pedagogia: guia completo da profissão. Aproveite também e comente aqui embaixo, sobre qual caminho profissional pretende seguir. Vamos trocar experiências? 😉

Luca Contro

Comentar