Blog da UnP
Letras

Saiba tudo sobre a carreira do(a) profissional de Letras

Descubra quais são os pontos importantes para cursar a graduação de Letras

Você tem um amor profundo por literatura, gramática, redação e gostaria de aperfeiçoar essas aptidões? Então o curso de Letras pode ser uma boa escolha para você. Ele é atribuído para os estudantes que tem amor pela Língua Portuguesa. 

Alongo do curso você estuda sobre elaboração de textos, pesquisas, traduções, análises literárias, fonologias e semânticas. Além de conhecer a respeito da história da linguagem humana e como se dá o uso correto das palavras. 

Então, para você que se identifica com os tópicos acima, confira o post e saiba mais sobre a carreira de Letras e seu mercado de trabalho. 

Contudo o mercado de trabalho existe um alto índice de empregabilidade para os formados em Letras, principalmente em escolas de idiomas, emissoras de TV e rádio, cursos preparatórios para vestibular, universidades, editoras, agências de publicidade, Marketing Digital, entre outros nichos de atuação. 

Qual é o perfil do(a) profissional de Letras? 

O perfil do(a) profissional de Letras envolve algumas características que o destacam no mercado de trabalho. Vamos listar a seguir exemplos para que você veja se realmente essa graduação combina com você. 

Boa Comunicação 

A boa comunicação é um aspecto extraordinaríssimo para desempenhar o trabalho da melhor maneira possível. Ela é considerada uma das características dos profissionais do futuro. 

Concentração 

O(a) profissional de letras – normalmente – é concentrado(a) e presta atenção nos mínimos detalhes. Afinal, você poderá desde fazer revisões de textos, até corrigir e criar provas para seus alunos. 

Organização 

Ao trabalhar na área de letras, você pode seguir tanto na área acadêmica (educação) como de tradução, editoração, interpretação, revisão e produção textual, por exemplo. Em ambas é preciso ter muita organização para dar conta das demandas que possam surgir. 

Leitor(a) voraz  

Uma característica que ajuda bastante é ser um(a) leitor(a) voraz. Essa é uma forma de adquirir novos vocabulários e se manter atualizado para compreender as alterações dos idiomas que ocorrem de tempos em tempos. 

Letras
Letras

Em que um profissional de letras pode trabalhar? 

mercado de trabalho para os(as) formados(as) em Letras é bem extenso, sendo que a docência é somente uma das várias opções que há no caminho como profissional da área. Por isso, listamos algumas atividades que você poderá desenvolver se optar por essa graduação. Veja a seguir: 

Revisão de textos 

O revisor é o profissional que ajusta textos em diferentes aspectos. Ele nota a gramática, a ortografia, os vícios de linguagem, as ambiguidades, a fluidez, a coesão, entre outracaracterísticas que garantem uma melhor qualidade para a redação. 

Produção de textos 

O redator é o profissional responsável por redigir textos em língua portuguesa ou estrangeira. profissional precisa ter um extenso vocabulário e excelente domínio da gramática e ortografia do idioma que usará. Além disso, é preciso que empregue a linguagem adequada de acordo com o tipo de texto que será escrito, bem como o seu público-alvo. 

Interpretação 

O estudante de licenciatura em letras pode atuar como intérprete da mesma forma que um bacharel. As empresas, instituições e as repartições públicas que trabalham com pessoas vindas do exteriorpodem precisar desse profissional para facilitar a comunicação. 

Editoração 

As tarefas exercidas por um editor variam conforme o lugar onde ele trabalha. É possível, por exemplo, trabalhar em revistas e jornais, ou em uma editora que você tenha o primeiro contato com algum livro que será publicado.  

Ele também pode preparar o cronograma de publicações de um site, jornal ou revista, alinhar a estratégia dos textos às intenções do marketing e outros interesses do seguimento que esteja inserido tanto no contexto empresarial ou acadêmico. 

Gostou de conhecer mais sobre a carreira de letras? Como visto, ela possui uma gama de oportunidadesPara você que chegou até aqui, confira dicas valiosas de livros para quem ama a área. 

1. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 16.ed. São Paulo: Contexto, 2008. 219p. 

Essa obra é de 1997, escrita por Marcos Bagno. Ele defende a pluralidade da língua portuguesa e como o que parece errado, às vezes não deve ser visto dessa maneira. Trazendo outros olhos para a ‘’deficiência linguística’’. 

2. Gramática pedagógica do português brasileiro, de  Marcos Bagno 

Essa obra contribui para quem seguir a carreira acadêmica. O livro traz as melhores bases teóricas de aprendizagem da língua portuguesa, para que os(as) professores(as) as conheçam e possam implantar em seu processo de ensino. 

3. Moderna Gramática Portuguesa – 39º edição 

Esse livro é legal tanto para profissionais de letras como para quem pensa em prestar concursos públicos. Ele conta com todas as atualizações da língua portuguesa dos dias de hoje nos mais diversos espaços sociais. 

Você tem mais alguma dica de livro? Comente aqui embaixo! Desejamos boa sorte em sua jornada em Letras. 

Jessica S. da Silva

Comentar