Blog da UnP
Curso de Biologia: tudo que você precisa saber

Biologia: tudo que você precisa saber sobre o curso

Biologia é a ciência responsável por estudar todas as formas de vida em seus mais variados aspectos. Além disso, busca analisar a origem, evolução, estrutura, funcionamento e relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente.

Se você é uma pessoa curiosa e ama as ciências, talvez a área da Biologia seja perfeita para você. Afinal o que move os cientistas é a sua sede de conhecimento

A vida não tem uma definição exata e aceita por toda a comunidade científica. Assim, há grande dificuldade dos pesquisadores em definir de forma exata o que é a vida. Mas de acordo com informações do site Brasil Escola, a grande maioria de cientistas concordaram que um ser vivo é um organismo que apresenta metabolismo, que reproduz e está sujeito aos processos evolutivos.

Portanto, durante o curso de Biologia, você vai estudar desde o nível molecular dos micro-organismos até a complexidade dos sistemas humanos, passando pelas interações que ocorrem entre as diferentes espécies de fauna e flora.

Enfim, é uma bela profissão para quem sonhar em trabalhar com muitas pesquisas, além de executar atividades técnicas e cientificas.

Como é a Graduação de Biologia?

A Graduação de Biologia, também denominada como Ciências Biológicas, possui uma grade curricular diversificada com matérias de diversas áreas. Portanto, durante o curso você pode se deparar com matérias de Ciências Exatas mescladas com assuntos específicos do curso, como Botânica, Ecologia e Genética, por exemplo.

O curso tem duração média de quatro anos (oito semestres) e você pode escolher entre as modalidades Licenciatura ou Bacharelado.

O curso de Biologia Licenciatura prepara você para atuar como professor dando aulas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Porém, como profissional licenciado, você também pode se registrar no Conselho de Biologia para atuar como biólogo em instituições privadas e públicas.

Já na modalidade de Bacharelado, você, como profissional, pode atuar como pesquisador ou como biólogo em empresas públicas e privadas. São diversos ramos como, por exemplo, reservas naturais, estações biológicas e até em indústria de alimentos.

É importante que você tenha em mente que no curso de Biologia bacharelado você não vai estudar matérias voltadas para Educação. Portanto, você não vai poder atuar como professor do Ensino Médio e Fundamental.

Curso de Biologia grade curricular básica

A grade curricular da graduação pode variar de acordo com a infraestrutura de cada instituição de ensino, mas também depende da modalidade de formação (bacharelado ou licenciatura). Mas, às duas modalidades possuem algumas matérias similares relacionadas à biologia, confira.

  • Bioinformática
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Diversidade Biológica Animal I e II
  • Diversidade Biológica Vegetal I e II
  • Ecologia e Ambiente I e II
  • Estrutura e Função Animal, Humana e Vegetal
  • Evolução
  • Geologia e Biopaleontologia
  • Mecanismos de Agressão e Defesa I e II
  • Metodologia Científica
  • Processos Biológicos
  • Programa de Integração Saúde Comunidade

A grande diferença entre as duas modalidades é que na grade curricular do curso de Biologia Licenciatura você vai ter matérias que estão voltadas para disciplinas pedagógicas. Portanto, você vai encontrar matérias como Didática, Educação Inclusiva, Gestão Escolar, História da Educação e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Um pouco sobre a história da Biologia

Estudo anatômico de um feto da autoria de Leonardo da Vinci

O conceito de Biologia, enquanto campo científico único e responsável por estudar a vida em seus mais variados aspectos, surgiu no século XIX. Porém, a origem das ciências biológicas vem de práticas ancestrais de Medicina e da Medicina do Antigo Egito. Há também outras referências, como as obras de Aristóteles e Cláudio Galeno durante a Antiguidade clássica.

Mas é importante observar que o homem sempre demonstrou interesse nas mais diversas formas de vida. Portanto, quando ele passa a observar e identificar as propriedades de cada planta e passa a separar as que eram frutíferas, comestíveis das venenosas, ele já tinha aprendido sobre a Biologia.

Já no século IV a.C., o grande filosofo e naturalista Aristóteles se dedicou a estudar a vida. Como resultado, ele produziu obras como História dos Animais, As partes dos animais, entre muitas outras sobre anatomia dos animais e botânica.

As descobertas de Aristóteles foram fonte de pesquisa durante vários séculos e o que chama atenção é que alguns cientistas da atualidade alegam que Aristóteles teria “descoberto” o DNA.

Mercado de trabalho para Biólogos

O campo de atuação para o profissional formado em Biologia é muito amplo. A área está em expansão em virtude da necessidade de preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

Sendo assim, como biólogo você pode optar em trabalhar desde empresas privadas até em órgãos públicos, como prefeituras, órgãos federais e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Além disso, você pode escolher desde trabalhos ambientais até as pesquisas com células-tronco. Se preferir, pode se dedicar a novos campos de atuação como a biotecnologia e os biocombustíveis.

A profissão é regulamentada pela Lei n° 6.684, de 1979. Portanto, para que você possa atuar como biólogo, é essencial que após concluir o curso faça o registro no Conselho Regional de Biologia da sua região. Conforme o Conselho de Biologia, o profissional cadastrado pode desenvolver atividades em três grandes áreas:

Meio Ambiente e Biodiversidade

Na área de Biodiversidade e Meio Ambiente, você pode atuar em diversas subáreas, como bioética, educação ambiental e gestão ambiental. Há também o controle de vetores e pragas, ecoturismo, mudanças climáticas, entre outras.

O profissional que optar por trabalhar com gestão ambiental, por exemplo, tem o objetivo de ordenar as atividades humanas de forma que não agridam o meio ambiente. Sendo assim, é responsável por realizar técnicas para recuperar áreas degradadas, métodos de exploração sustentável dos recursos naturais. Além de realizar estudos de riscos e impactos ambientais.

Enquanto na área de Ecoturismo, o principal requisito é gostar de aventura. Afinal, é um segmento da atividade turística que busca utilizar de forma sustentável o patrimônio natural e cultural.

Portanto, o biólogo vai trabalhar na conservação e na busca de formar uma consciência sustentável em relação a atividades que visam a interpretação do ambiente, visando promover o bem-estar das populações envolvidas.

Biotecnologia e produção

A área de Biotecnologia é uma área multidisciplinar. Portanto, você pode trabalhar em áreas de bioinformática, biologia molecular, cultura de células e tecidos, engenharia genética, biossegurança, entre outras.

Sendo assim, o profissional pode atuar em indústrias farmacêuticas e alimentícias realizando a supervisão da higiene por meio do controle microbiano no ambiente de trabalho. Mas também pode optar atuar em laboratórios desenvolvendo novos produtos como, por exemplo, ingredientes para indústrias, medicamentos e até mesmo plantas.

Mas o biólogo nessa área também pode desenvolver estudos sobre bactérias, protozoários, fungos e vírus, e possíveis doenças que eles podem causar nos seres humanos e nas plantas. Além de realizar o controle ambiental e a prevenção da contaminação da água e do solo ocasionado pelas atividades das organizações.

Saúde

Já na área da Saúde, o profissional pode contribuir com aconselhamento genético, análises clínicas, saúde pública, bioética, reprodução humana assistida, perícia e biologia forense. Além disso, você pode atuar realizando pesquisas e exames diagnósticos, com desenvolvimento genético, microbiologia e com o controle de doenças.

Enfim, a área de Biologia oferece uma carreira promissora e a tendência é que ela cresça cada vez mais.

E aí, está preparado (a) para começar uma carreira como cientista? Confira também as principais graduações para pessoas que sonham em trabalhar como pesquisador!

Curtiu a ideia? Então, não deixe de acompanhar o blog da UnP e fique sempre atualizado sobre o mundo universitário!

Paloma Silva

Comentar