Blog da UnP
Saiba quais são as principais áreas de atuação para o curso de gastronomia, além das principais matérias da graduação.

Gastronomia: Guia completo de profissão

A globalização influenciou vários aspectos da sociedade e, dentre eles, o nosso gosto por comida! Por isso, é fácil degustar a gastronomia de diversos países em pequenos passeios ou por aplicativos de entrega. Porém, o curso de Gastronomia te oferece muito mais do que o conhecimento para cozinhar. Ele tem a missão de desenvolver profissionais com habilidades técnicas para atuar em diversos segmentos gastronômicos.

Atualmente, curiosidade é o que não falta para explorar o melhor da Gastronomia. Por isso, essa profissão é relevante no mundo todo. A área vem se expandindo e é fundamental contar com profissionais responsáveis e capacitados.

O Parrachos Praia Clube, por exemplo: possui um restaurante com chefe de cozinha especializado em frutos do mar. Eles conquistaram 5 vezes o prêmio Traveller’s Choice do Tripadvisor como sendo um dos 10% melhores do mundo, segundo as avaliações dos próprios clientes nesse site da WEB.

Dessa forma, a Universidade Potiguar (UnP) tem como proposta para o curso de Gastronomia uma grade curricular com metodologias inovadoras e multidisciplinares. Tudo isso, visando formar profissionais capacitados, aptos para atuar em diversos segmentos da área de gastronomia e serviços de alimentação em geral.

E a Universidade conta com profissionais com ampla experiência no mercado e com uma infraestrutura moderna e equipada com as melhores tecnologias. Por isso, o curso de graduação em Gastronomia da Universidade Potiguar foi eleito pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2017, em 1º Lugar Geral no Rio Grande do Norte.

Disciplinas básicas do curso de Gastronomia

O curso tem em média dois anos de duração, com carga horária total de 2.037 horas de disciplinas teóricas e práticas. Entretanto, o prazo de formação do aluno pode variar conforme o seu desempenho. 

  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Bebidas e Harmonizações;
  • Ciência dos Alimentos;
  • Comunicação;
  • Confeitaria;
  • Cozinha Brasileira, Europeia e cozinha internacional/ Técnica de Carnes e Aves/ Técnica de Peixes e Frutos do Mar;
  • Fundamentos da Cozinha Profissional;
  • Garde Manger (culinária de alimentos frios);
  • Gastronomia Contemporânea;
  • História e Princípios da Gastronomia;
  • Panificação;
  • Planejamento de Cardápio e Composição de Custos / Gestão em Gastronomia;
  • Segurança Alimentar;
  • Serviços de Salão e Eventos;
  • Tópicos Especiais.

A UnP estabeleceu parcerias no mercado local e regional de alimentos, visando garantir a vivência do aluno na área logo nas primeiras etapas do curso de Gastronomia. Então, vem conferir a grade curricular do curso completa na página da Graduação em Gastronomia.

Principais áreas de atuação para profissionais de Gastronomia

O profissional da área de Gastronomia possui conhecimentos que vão além da preparação dos alimentos. Afinal, ele também será responsável pela segurança alimentar, pelo valor nutricional e todos os processos industriais entre outras funções.

Por isso, você como profissional da área pode atuar  desde o gerenciamento de restaurantes, hotéis, indústrias garantindo o perfeito funcionamento dos estabelecimentos. Além de seguir todas as normas de segurança alimentar, além de atuar na seleção de fornecedores e colaboradores, gerenciando estoques e finanças dos estabelecimentos.

Portanto, a área é bastante ampla. Dessa forma, o graduado na área poderá atuar em empresas de hospedagem, restaurantes, hospitais, clubes.  Além disso, ele poderá atuar ou até abrir seu próprio negócio de buffets, confeitarias, padarias, lanchonetes e serviços de alimentação públicos ou privados.

Chef de Cozinha

O profissional de Gastronomia é responsável pela elaboração de cardápios e coordenação de equipe de cozinheiros e ajudantes em hotéis, restaurantes, bares, hospitais, entre outros. Além disso, o chef também pode ser o responsável pela seleção de fornecedores de ingredientes e principalmente pela qualidade dos alimentos.

Segurança Alimentar

Nessa área, você é responsável pela fiscalização em cozinhas industriais, restaurantes, bares e hotéis. Tudo a fim de garantir que todas as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.

Personal Chef

O personal chef tem as mesmas atribuições que o Chef de Cozinha. A diferença é que ele trabalha em residências particulares.

Indústria Alimentícia

O profissional de Gastronomia vai trabalhar como responsável pela criação e teste de receitas e produtos para indústrias.

Consultoria

Já na consultoria, o profissional vai atuar na função de prestar consultoria para empresas. Ele poderá apresentar mudanças que colaborem para um melhor desempenho e qualidade de vida dos colaboradores.

Além dessas áreas, 0 profissional de Gastronomia poderá optar por seguir carreira acadêmica, dando aulas e palestras para cursos técnicos e profissionalizantes. Além disso, o profissional também poderá optar trabalhar como crítico gastronômico, ou escrevendo e revisando livros de culinária. Atualmente, existem diversos programas de TVs voltados para a área de Gastronomia como entretenimento. 

Média salarial do profissional de Gastronomia 

O setor de Gastronomia é uma das áreas mais consolidadas do mercado brasileiro, com a vantagem de que, mesmo em períodos de crise econômica, a população continua consumindo. Dessa forma,  há maior estabilidade econômica na área. 

Assim, o curso de Gastronomia vem constantemente ganhando mais espaço no Brasil, especialmente nos últimos anos. E quanto à média salarial, o profissional ganha em torno de R$1.207, podendo chegar a R$3.336 mensais. Mas o valor também pode variar de acordo com a experiência, especialidade do profissional e local de trabalho. 

Então, se você ainda não tem certeza se a profissão de Gastronomia combina com você, aproveite o nosso Detector de Carreiras. Vem descobrir se essa área profissional realmente combina com você!

Paloma Silva

Comentar