Blog da UnP
Curso de Direito UnP

Direito: 9 filmes que todo estudante da área deve assistir

Confira uma lista de títulos para você maratonar e se inteirar mais sobre essa carreira

O curso de Direito é simplesmente o queridinho das Ciências Humanas e a profissão de advogado sempre se faz necessária em sociedade. Seja para representar os direitos de um indivíduo, seja para representar instituições, o advogado é um profissional imprescindível. Talvez seja este o motivo pelo qual o curso de Direito é tão procurado todos os anos por muitos vestibulandos e ainda está na lista das profissões do futuro.

Em partes, essa busca se dê graças à remuneração. O profissional de Direito figura constantemente em listas dos mais bem pagos. Por outro lado, para ser um bom advogado é essencial sempre ter consciência da sua função social, estar atento às mudanças de leis e medidas provisórias, sem deixar de lado o comprometimento com a justiça.

Assim, hoje preparamos uma lista com 9 filmes memoráveis que abordam diferentes aspectos dessa profissão tão cativante. Então, garanta seu balde de pipoca e prepare-se para uma verdadeira sessão cinema com grandes obras que focam nos dilemas da justiça.

A qualquer preço (1998)

Drama e suspense marcam o estilo de “A qualquer preço“, já que o longa retrata uma história verídica. John (Jan Schlichtmann) é um advogado que só aceitava atuar em casos que lhe gerassem benefícios, mesmo que, para isso, precisasse sua ética profissional. 

Tudo muda quando uma ação judicial multimilionária é movida contra uma empresa cujos dejetos envenenaram diversas pessoas. John assume um caso que muda o seu modo de pensar e passar a colocar as necessidades dos seus clientes à frente do dinheiro.

O filme demonstra como o envolvimento emocional de um advogado pode criar problemas no desenrolar de uma ação judicial, bem como a forma com que honestidade e compromisso com a verdade servem como norte no trabalho do profissional de Direito.

As duas faces de um crime

O filme “As duas faces de um crime” é prato cheio para os apaixonados por Direito Penal. Após o assassinato do arcebispo chocar toda a população de Chicago, começa a uma grande especulação da mídia local.

Mas o único suspeito do crime é um jovem de 19 anos, pobre e com problemas mentais. Ele acabou sendo preso por ser encontrado com as roupa cobertas de sangue.

Assim, por consequência da grande cobertura da mídia, um advogado oportunista decide defender o suspeito sem cobrar honorários. Ele tem um único interesse: a fama.

A Firma

O filme “A Firma” é fundamental levantar uma discussão sobre a ética no Direito. Uma empresa de advocacia em Memphis, nos EUA, contrata jovens advogados com salários altíssimos, além de oferecer muitas vantagens. 

Mas, na realidade, o escritório está lavando dinheiro da máfia. Assim, além de envolver os jovens advogados em negócios ilícitos, os profissionais podem correr risco de morte ao tentarem sair da empresa. 

Carandiru

E é claro que tem clássico brasileiro nesta lista! “Carandiru” veio com um papel essencial para a formação de um advogado consciente e responsável. 

Toda a história foi baseada no livro Homônimo do Dráuzio Varella, em que um médico relata suas experiências no ambulatório dos maiores presídios brasileiros.

Por isso, o filme “Carandiru” traz uma reflexão muito profunda e fundamental sobre a precariedade do sistema penitenciário brasileiro.

Além de retratar a realidade dos presídios, o longa denuncia os altos índices de violência e superlotação das cadeias. Vale dedicar uma atenção especial a este filme!

Erin Brockovich – uma mulher de talento (2000)

O filme “Erin Brockovitch” é baseado em uma história real e retrata a busca da verdade e justiça por parte da arquivista de um escritório de advocacia. 

Erin descobriu que uma empresa grande de fornecimento de gás e eletricidade estava contaminando a água de uma pequena cidade. Porém, diante da falta de interesse dos advogados, ela parte em defesa dos habitantes. Assim, após passar anos juntando provas, ela mema abre uma ação judicial.

O filme demonstra a importância do envolvimento dos advogados nos casos e a incessante convicção na justiça. Mas acima de tudo, é preciso que o profissional esteja preparado para lidar com possíveis reviravoltas.

Filadélfia (1993)

O filme “Filadélfia” conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um talentoso advogado homossexual que descobre que acabou sendo demitido por ser portador do vírus HIV.

Andrew contrata o advogado Joe Miller, e ambos iniciam uma verdadeira guerra contra uma renomada empresa da Filadélfia, por causa da exoneração de seu cargo.

Portanto, esse filme traz a discussão importante sobre homofobia e como um advogado precisa lidar com seus próprios preconceitos e medos, a fim de defender o seu cliente. E como toda a história gira em torno de dois advogados, o filme promete diálogos riquíssimos para quem quer ingressar na carreira.

12 homens e uma sentença

O filme “12 homens e uma sentença” é um clássico do cinema. Ele retrata o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai.

Bom, você já deve saber que, em um julgamento, é necessário ter 12 jurados para decidir a sentença. Mas o que fazer quando onze jurados de doze, não querem acreditar na inocência do seu cliente?

Dessa forma, preste atenção nas habilidades de persuasão, argumentação que se esperava de um profissional formado em Direito. Já que, enquanto onze jurados só queriam acabar logo com o caso, um deles fazia questão de investigar mais fundo.  

O sol é para todos (1962)

O filme “O sol é para todos” tornou-se um clássico do cinema americano e é inspirado no livro de Harper Lee, que também é um clássico moderno que até hoje emociona milhares de jovens e adultos.

A história acontece na década de 30 e a narrativa do filme é feita pela perspectiva dos filhos de Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado liberal muito famoso na cidade por suas atitudes e julgamentos nobres.

Atticus assume a responsabilidade de defender um jovem, negro, Tom Robinson (Brock Peters), que está sendo acusado de estuprar uma mulher branca. Porém, apesar das retaliações e da reprovação das pessoas, Atticus se mantém firme em sua postura de advogado de Tom.

Dessa forma, o filme mostra a importância da persistência, especialmente em cenários desfavoráveis.  O filme “O Sol é para todos” é uma fonte muito rica de lições para futuros advogados!

O advogado do diabo

E por último, mas não menos importante, não poderia faltar o filme “O advogado do diabo”. Ele levanta um questionamento de extrema relevância para o mundo jurídico: os princípios éticos na advocacia.

A história gira em torno do advogado Kevin Lomax (Keanu Reeves), que é contratado com um currículo honest, por um escritório muito renomado de advocacia de Nova York.

Ainda ludibriado pelo ambiente luxuoso dos grandes negócios, Kevin é convidado para trabalhar em um caso milionário. Porém, seu cliente foi acusado de matar a esposa, o enteado e uma criada. Mas o que chama a atenção de Kevin é a dedicação do sócio principal do escritório em acompanhar o caso.

 O filme é essencial para que jovens advogados possam entender o princípio básico do Direito: todo mundo merece uma defesa, desde que não falte ética.

Agora você tem uma lista completa de filmes que vão te ensinar muito sobre Direito para maratona! Ficou mais curioso sobre essa profissão? Então, continue acompanhando o blog da UnP e esteja sempre por dentro das novidades! Aproveite para conferir o post a seguir: Direito EAD: as vantagens de estudar à distância para área.

Paloma Silva

Comentar