Blog da UnP
Engenharia Ambiental

Curso de Engenharia Ambiental: confira dicas

É tão bom saber que pessoas como você se preocupam com o meio ambiente! E para o curso de Engenharia Ambiental é preciso mesmo ser um apaixonado por esse tema e suas peculiaridades. Cada vez mais atual, o termo sustentabilidade tem sido amplamente discutido e está nas pautas políticas e educacionais de âmbito global.

Engenharia Ambiental

O desenvolvimento sustentável está relacionado à manutenção dos recursos naturais do nosso planeta. Isso quer dizer que é fundamental pensar em alternativas que permitam que as gerações futuras usem esses recursos sem prejudicar o ambiente e esgotar os recursos naturais do planeta. E a atuação do engenheiro ambiental é fundamental nessa questão.

Mesmo entre tantas tragédias ambientais que já aconteceram no decorrer dos anos, o engenheiro ambiental atua para minimizá-las e evita-las. Portanto, querem alcançar o crescimento econômico sem prejudicar o ambiente.

Os recursos naturais têm fim, ao contrário do que muitos pensam. Mesmo com alertas sobre problemas como poluição, derretimento de geleiras e desmatamento, muitas indústrias produzem sem se preocupar com as gerações futuras e o ecossistema.

Engenharia Ambiental
Engenharia Ambiental

Mas o que exatamente um engenheiro ambiental faz?

O bacharelado para esse curso dura 10 semestres (5 anos), e fica entre as engenharias mais bem pagas do mercado, com salários entre R$8 e R$20 mil. Além disso, segundo pesquisa da consultoria Michael Page, duas entre as dez profissões do futuro até 2030 são relativas ao setor ambiental.

Entre as principais atividades do(a) engenheiro(a) ambiental, estão:

  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia ambiental;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia ambiental;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • Avaliar: criticamente a operação e a manutenção de sistemas; o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; a viabilidade econômica de projetos de engenharia ambiental; a viabilidade social e ambiental dos projetos de engenharia e sistemas produtivos.

Sendo assim, o(a) engenheiro(a) ambiental não trabalha apenas com a natureza, mas também com pessoas, uma vez que os projetos pensam no impacto econômico e social, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A graduação em Engenharia Ambiental

Durante a graduação em Engenharia Ambiental, o aluno aprende sobre as leis ambientais e como aplicá-las da melhor forma. Mas esse profissional deve ficar sempre atento às novidades do meio, aprender sobre novas técnicas, pesquisar obras que sirvam de inspiração, entre outras coisas.

E quem acha que vai fugir das exatas, está errado. Há boatos de que o curso tem “menos cálculos”. No entanto, esse profissional projeta, desenha, implanta e monitora toda a operação, tendo disciplinas como química, física e muita matemática.

Cuidar do ambiente é um dos principais temas por todo mundo, então, o mercado desse profissional vai além do nacional. Mas lucrar sem prejudicar o ambiente é o grande desafio ambiental para o século XXI. 

No Brasil, segundo o IBGE, apenas 41,% dos municípios brasileiros tinham um Plano Nacional de Saneamento Básico (2017). Dessa forma, no país, praticamente todos os projetos são pensados para tentar melhorar esse número.

Mercado de trabalho na área

O engenheiro (a) ambiental pode trabalhar em diversos lugares, confira abaixo alguns deles:

  • ONG’s ambientais (organizações não-governamentais);
  • Hospitais;
  • Fábricas diversas;
  • Prefeitura;
  • Departamento de Engenharia e Construção do Exército;
  • Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA);
  • Sua própria empresa, como autônomo.
Engenharia Ambiental
Engenharia Ambiental


A engenharia ambiental está entre as 5 principais profissões do futuro, por isso, comece a criar o seu plano de carreira e estabeleça metas. E a previsão é que esse número apenas cresça, por conta da necessidade mercadológica de querer achar maneiras de equilibrar as ações do homem na natureza.

Além disso, vale a pena sempre lembrar que sustentabilidade não é algo restrito a uma área, mas sim, dever de todos. Assim sendo, empresas e órgãos que se preocupam com essa questão costumam ter maior credibilidade e visibilidade, o que ajuda também a ampliar os investimentos. 

E na UNP (Universidade Potiguar), o estudante de Engenharia Ambiental estará habilitado para contribuir com o desenvolvimento sustentável, orientando empresas ou órgãos públicos a adequarem seu funcionamento à legislação.

Com isso, eles serão dotados de soluções práticas e tangíveis do ponto de vista ambiental para seus produtos e processos. E então, está preparado(a) para começar seu curso de Engenharia Ambiental?

Heloísa Campos

Comentar