Blog da UnP
Carreira pública

Cursos para seguir carreira pública

Diante da competitividade no mercado de trabalho, a estabilidade profissional é um atrativo para milhões de brasileiros que desejam seguir carreira pública.

O ingresso e permanência no mercado de trabalho para quem segue carreira pública é apenas dos um dos grandes benefícios. Já que além de estabilidade profissional, a carreira pública também proporciona ao profissional maior salário inicial e possibilidade de crescimento.

Um fator de muita influência para decisão de seguir carreira pública é a possibilidade de iniciar uma carreira profissional sem necessariamente ter experiência na área concursada. 

No decorrer do ano, são publicados diversos editais de concurso para cargos municipais, estaduais e federais em várias áreas.

Carreira pública

Por isso, hoje preparamos uma lista com os 7  principais cursos para seguir carreira pública e alcançar a tão sonhada estabilidade profissional. Confira!

1. Direito

O profissional bacharelado em Direito, atua como responsável por zelar a estabilidade social e segurança jurídica nas relações entre pessoas ou instituições.

Portanto, o curso de Direito tem como principal objetivo preparar você para cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes no país. Todos os anos, são diversas vagas para concursos públicos nessa área, os editais são abertos todos os anos tanto para município, como para estado e federação.

 2. Administração 

O administrador pode trabalhar com implementação de novos processos e projetos de organização e reorganização administrativos.

Sendo assim, durante o curso de Administração você vai desenvolver capacidades para realizar desde o planejamento, organização, coordenação até mesmo em controle de projetos e empreendimentos. Mas as vagas administrativas também são sempre muito requisitadas, considerando que quase todos os órgãos necessitam de uma pessoa responsável por administrar os recursos.

3. Licenciaturas

Os cursos de licenciatura são focados em formar professores de diversas áreas. Por isso, o profissional pode atuar no ensino fundamental e médio da rede pública ou até mesmo privada.

Os entes federais costumam abrir vagas com bastante frequência para profissionais da área de licenciatura e Pedagogia para atuar em escolas do estado, município ou em institutos federais.

4. Enfermagem 

O curso de graduação em Enfermagem vai te preparar para trabalhar na prevenção de doenças, além de promover e restabelecer a saúde. Além de trabalhar em conjunto com outros profissionais da área.

Todos os anos são centenas de concursos públicos de nível federal, estadual e municipal. Sendo assim, são diversas oportunidades para seguir carreira pública nos cargos de enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

 5. Medicina 

Durante o curso de Medicina, você vai desenvolver competências e habilidades para diagnosticar, aplicar medidas preventivas e curativas no tratamento de doenças. A graduação em Medicina é o curso com maior carga horária, com duração em média de seis anos para concluir a graduação. Além disso, são necessários mais dois anos para cursar uma residência médica para tornar-se especialista em uma área.

Porém, no ramo da Medicina, o serviço público é um dos maiores empregadores no País. Sendo assim, todos os anos, existem diversas oportunidades de cargos públicos bem remunerados e muito concorridos.

6. Gestão pública

O curso de Gestão Pública é uma graduação na modalidade de tecnólogo e tem como foco preparar o aluno para atuar na administração do serviço público. Além de desenvolver habilidades que vão contribuir para implementação e otimização de políticas públicas em todos os âmbitos governamentais.

O profissional dessa área é qualificado para atuar em diversas áreas governamentais. Por exemplo, existem várias oportunidades em Distrito Federal, onde o serviço público é mais presente, você pode atuar em agências reguladoras e estatais. 

7. Serviço Social

O curso de Serviço de Social vai te preparar para atuar como profissional que analisa toda a dinâmica social e entende as dificuldades comunitárias e individuais. Para atuar com objetivo de combater as desigualdades sociais, com ações criativas e inovadoras para proporcionar condições de vida melhor para os cidadãos.

Após prestar concurso público, você pode atuar como assistente social em escolas públicas e estaduais, como também em conselho de gestão de direitos humanos.  Por isso, o profissional da área de Serviço Social é muito requisitado em administrações federais, estaduais ou municipais!

E aí, você já decidiu qual carreira pública vai seguir? Conta pra gente nos comentários! E não deixe de acompanhar o blog da UnP para se atualizar sobre cursos de graduação, vida acadêmica e carreira profissional.

Paloma Silva

Comentar