Blog da UnP

Quais são as profissões do futuro?

O futuro sempre parece distante, mas ele chega a cada dia. Os dias, meses e horas vão passando depressa e transformam tudo a nosso redor. Sendo assim, as chamadas “profissões do futuro” chegam para ficar.

Com o avanço da tecnologia, o mercado se atualiza e se renova. Portanto, quando isso acontece, algumas áreas tendem a desaparecer, enquanto outras crescem. Assim, as empresas demandam novas exigências das pessoas e, por este motivo, ficar atualizado acerca das mudanças é um importante diferencial profissional.

O que podemos adiantar é que a maioria das profissões do futuro estão voltadas para a tecnologia (não é à toa que vivemos na chamada era da cibercultura).

Então, o mundo vai mudar e estar preparado para isso e quem se atualizar estará um passo à frente. Todas as profissões do futuro exigem uma graduação, por isso, é importante saber a área em que você trabalhará e suas especialidades e oportunidades.

Confira os sete segmentos das principais profissões do futuro

  • Sustentabilidade

Cuidar do meio ambiente sempre será um desafio. Assim, trabalhar com sustentabilidade requer criatividade e inovações tecnológicas para suprir a poluição, especialmente para conter o desgaste ambiental que assola o planeta.

  • Infraestrutura

A área é ligada a investimentos para a construção de rodovias e melhorias na mobilidade urbana, desde a extração de petróleo para produzir gás, até construção das ruas. A população só tende a aumentar, então é necessário criar estratégias para o setor.

  • Saúde e Qualidade de Vida

A taxa de mortalidade está cada vez mais baixa, isso porque novos métodos na medicina estão permitindo que as pessoas vivam mais. Sendo assim, área da saúde e da qualidade de vida, estará sempre em crescimento e nunca deixará de ser tendência, já que envolve o bem-estar da população por um todo.

  • Recursos Humanos

Esse setor tem a ver com a força e o desenvolvimento do trabalho e seus colaboradores. Com o surgimento de novas empresas e tipos de trabalhadores, o setor de Recursos Humanos estará sempre inovando, e procurando a melhor forma de adequar as novas tecnologias com a companhia.

  • Marketing e Vendas

Com a inovação, a tendência é a geração de novos produtos e formas de vendas. Esse setor está totalmente ligado a essa área, ajudando na publicidade e na efetivação das vendas.

  • Tecnologia da Informação (TI)

Softwares, Big Data, Redes Sociais, manutenção de dados na nuvem… Essa área, atualmente, conta com os melhores salários e oportunidades de emprego. Toda nova tecnologia precisa desse serviço. Com isso, várias profissões do futuro são garantidas.

  • Direito

As empresas precisam e vão continuar precisando de advogados e serviços para criar formulários e contratos claros e acertados do ponto de vista legal. Por isso, há diversas profissões do futuro nesse setor.

Profissão do futuro
Profissão do futuro

Lista das principais profissões do futuro

Agora que você já conheceu as áreas que prometem ser um sucesso, confira algumas profissões do futuro que englobam cada área e quais graduações são necessárias para exercê-las.

Saúde

  • Geriatra

Com a taxa de mortalidade diminuindo, mais idosos teremos. Com isso, os profissionais geriatras terão um mercado de trabalho amplo.

  • Técnico em Telemedicina

Esse profissional será responsável por fazer o diagnóstico de doenças (entre outras coisas) remotamente. Sendo assim, esse técnico ligara essas pessoas com algum atendimento de saúde, sem precisar de uma equipe médica.

  • Bioinformacionista

Profissão recente, liga genética ao desenvolvimento de medicamentos.

Graduação: Medicina, Enfermagem, Biotecnologia.

Direito

  • Advogado

Seja tributário ou societário, todas as empresas lidam com questões de legislação ou com operações de fusões e aquisições.

Graduação: Direito.

Marketing e Vendas

  • Marketing para e-commerce

A venda por meio da internet é um hábito muito comum. Cada vez mais a população fará isso, então essa profissão é importante pois garante maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento na Internet.

  • Gestor de inovação

Não está apenas ligada na criação de novos produtos, mas em como otimizar processos e reduzir custos.

Graduação: Publicidade e propaganda, Marketing, Jornalismo, Administração, etc.

Tecnologia da informação

  • Analista de Big Data

Função de verificar a estatística, tecnologia e matemática dos sistemas da empresa e passar a informação para os departamentos.

  • Desenvolvedor de softwares

Toda vez que surge alguma ideia, é preciso desenvolver softwares, programas que atendam as novas demandas e processos.

  • Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

Inteligência artificial é algo que promete muitos avanços, seja na robótica ou aparelhos telefônicos. Então ser gestor, ou trabalhar no desenvolvimento dessa área, é uma profissão do futuro.

  • Analista de cybercidade

Esse profissional vai ajudar a garantir a segurança e funcionalidade da cidade ao criar fluxos saudáveis de dados.

Graduação: Tecnologia da informação, Desenvolvimento de sistemas, etc.

Recursos Humanos

  • Gestor de treinamento

Esse profissional atualizará os colaboradores sobre as diretrizes da empresa. Então, conforme novas formas de se trabalhar surgem, o RH tem que trabalhar nessa educação de seus funcionários quanto a instituição. Além de recrutar pessoas, que encaixem com o perfil da empresa.

Graduação: Recursos Humanos, Psicologia, etc.

 Infraestrutura

  • Engenharia

Há vários tipos de Engenharia, e muitas delas lidam com o problema da mobilidade urbana. Tentando cada dia mais, criar maneira de fazer com que as cidades sofram menos com isso.

Graduação: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, etc.

 Sustentabilidade

  • Agrocomputação

Essa profissão está ligada as novas tecnologias voltadas para a atividade no campo. Então, trabalhará com a criação de máquinas, análise de dados e métodos para o campo.

  • Gestor de resíduos

A quantidade de lixo que produzimos não para de aumentar. Então, esse cargo estudará formas de cuidar do meio ambiente, mesmo com a alta demanda de resíduos.

Graduação: Química, Engenharia Ambiental, Biologia, etc.

E você? Já decidiu qual será sua profissão do futuro? Seja qual for a sua escolha, a Universidade Portiguar tem um curso para você. Vem ser UnP!

Aproveite também para dar uma olhada neste post: Profissional do futuro: o que o mercado espera de você!

Heloísa Campos

Comentar