Blog da UnP
podcast de historia

Podcasts de história: veja os 5 melhores

Saiba mais como os podcasts de história podem ajudar no seu estudo

Os podcasts de história podem ajudar você. Quem está na fase de preparação para os vestibulares sabe bem que todo recurso é válido para colaborar com o aprendizado.

Sair um pouco do tradicional como videoaulas, simulados, livros e questões, pode tornar o estudo mais dinâmico e agradável. Nesse quesito, aí que entram os podcasts de história.

Separamos nesse conteúdo 5 podcasts de história que certamente vão ajudar qualquer um na trajetória de preparação e aprendizado nessa disciplina. Bora conferir?

podcast de historia
Podcasts de história: veja os 5 melhores

Por que estudar com podcasts de história?

Podcasts são definitivamente um meio consolidado de consumo de informação. São variados temas, formas e objetivos para quem cria os conteúdos em áudio nesse formato.

No caso, para quem quer aprender mais sobre os conteúdos de história, é uma ótima alternativa para explorar. Afinal, absorver conteúdos por áudio é muito prático para um momento de relaxamento e até entre intervalos de estudo.

Pensando no Enem e na preparação em vestibulares, todos nos sabemos que a rotina não é simples. É preciso ter boas práticas de revisão, de cronograma de estudo e performance em simulados e questões. Por isso, os podcasts tornam-se uma forma leve e divertida de continuar consumindo conteúdos relevantes para sua preparação.

Inclusive, os podcasts de história podem ser escutados de qualquer lugar e hora por você. Já pensou, você está naquele transito chato e para passar o tempo coloca um dos podcasts aqui da lista para escutar? Vem conferir nossa apuração!

5 melhores podcasts de história para escutar

1 – História FM

Nesse podcast de história é produzido pelo Icles Rodrigues. Ele é graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem conferir este conteúdo encontrará um verdadeiro intensivo de história, e o melhor, de uma forma leve e descontraída. Todos os temas são tratados com muita profundidade, contando com convidados especialistas no assunto. Consumir o História FM é ter acesso a pesquisa cientifica de forma transparente, sem “termos complexos” vale demais!

Para os interessados o podcast de história HISTÓRIA FM está disponível em quase todas as plataformas: Spotify, Apple, Castbox, Google Podcasts e Deezer.

2 – Café História

O que falar sobre o Café História? O nome é super criativo e convidativo. Este podcast de História é apresentado por quem realmente entende do assunto.

O formato é simples, com cada episódios de até 15 minutos, onde é o suficiente para degustar temas de antigos relevantes. Para quem gosta de resenhas mais curtinhas é uma ótima pedida. O Podcast também conta com especialistas convidados para enriquecer os debates. Muitos dos temas também podem ser encontrados dentro do próprio portal do Café História.

O podcast CAFÉ HISTÓRIA está disponível nas plataformas: Spotify e Apple Podcasts.

3 – Escriba Café

O Escriba Café é um podcast sobre história, sendo o primeiro oficial criado em terras brasileiras. Dirigido e produzido pelo historiador Christian Gurtner, conta com divertidos e emocionantes episódios que envolvem os ouvintes a desvendar pontos chaves sobre história do mundo.

A produção é muito bem feita e foge do conceito tradicional de aprendizado como é visto nas salas de aula. O próprio produtor é responsável por toda a pesquisa e confecção de seus episódios. Quer saber mais? Corre no site do Escriba Café.

Este podcast de história ESCRIBA CAFÉ está disponível no: Spotify, Apple, Google Podcast e Deezer.

4 – Historia no Cast

Historia no Cast é um podcast de história de origem carioca. Após uma breve pesquisa, é possível descobrir que o podcast surgiu a partir de um projeto que ensina História com uma proposta diferente: o programa Paint.

O produtor é o Leandro Marin, ele é estudante da área, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O História no Cast busca agregar o humor e viralizar a historias a partir de memes. Os conteúdos são ricos e focam em ensinar a matéria a partir dos temas estudados na escola e, também, de assuntos da cultura pop.

O programa conta, ainda, com episódios especiais focados no Enem e com temas de acontecimentos importantes que certamente são cobrados nos vestibulares pelo país.

Este podcast de história está disponível no: Spotify, Apple, Anchor FM e no Google Podcasts.

5 – Mais História, por favor!

Este podcast de história é produzido por integrantes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Santa Maria.

O Podcast Mais História, por favor! trás os projetos de pesquisa realizado pelos alunos dos programas para serem apresentados ao longo dos episódios. Por conta disto, torna-se um podcast rico de variados temas e curiosidades para quem ama história e quer se aprofundar em temas menos comuns.

Os episódios são mais longos, por volta de 60 minutos, e com novos temas postados quinzenalmente.

Este podcast de história está disponível no: Anchor, Google Podcasts e Spotify.

Pensa em fazer uma graduação em história?

Se você gosta de consumir conteúdos como podcasts de história e é fascinado por essa área, pode e deve pensar em cursar uma graduação de História.

Atualmente, existem várias formas de ingresso no curso. Inclusive, pela modalidade EAD. A graduação em História pode ser em Licenciatura, onde é possível realizar todo o curso em até 8 semestres (4 anos).

O curso conta com 42 disciplinas, totalizando 3207 horas de duração. Quem atuar em Licenciatura na área de História poderá atuar com:

  • Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio;
  • Gestão escolar em Instituições de ensino;
  • Prestação de consultoria relacionada a conteúdos históricos;
  • Pesquisa e produção de artigos.

Ficou interessado? Clica aqui para conhecer mais sobre a graduação EAD de Licenciatura em História da UNP.

Andre Kolker

Comentar