Blog da UnP
Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

A resposta é bem simples e está logo a seguir, confira 5 formas para ingressar em uma graduação dessa maneira agora mesmo

Quem fez ou vai fazer a prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC), pode acabar se perguntando: “Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?”. Afinal, esse é um dos principais, se não o maior, dos benefícios obtidos pela prova.

Fique tranquilo, pois a realização do Exame Nacional do Ensino Médio oferece 5 maneiras de ingressar em uma graduação. Elas envolvem programas do Governo Federal e das próprias instituições de ensino. E nós vamos explicar todas para você logo a seguir.

Antes de tudo, é preciso que você cheque seu desempenho na prova. Confira abaixo as instruções para isso:

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade
Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como ver a nota do Enem

Para checar seu resultado, basta que você vá até a página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Aí, é só seguir o seguinte processo:

 

  • Acesse a página mencionada anteriormente no site do INEP
  • Insira sua senha (caso tenha esquecido, é possível redefini-la)
  • Pronto, agora você consegue conferir as notas

 

Agora que já sabe seus resultados, é hora de entender de que maneira pode usá-los. Confira logo abaixo as 5 formas sobre como usar a nota do Enem para entrar na faculdade:

 

Fazer uma faculdade particular sem precisar de vestibular

Já imaginou entrar numa universidade sem que seja necessário realizar a temida prova? Pois, é! Isso é possível na UnP, por exemplo. 

 Apresentando alguns documentos e o desempenho obtido no Enem, é possível ingressar num curso superior. Uma ótima maneira de reduzir a burocracia, o tempo e o nervosismo de passar por essa seleção.

Na UnP, você pode inclusive conseguir uma bolsa utilizando sua nota do Enem! Para isso, é necessário ter uma nota a partir de 200 pontos e, quanto maior for sua pontuação, maior será a bolsa!

Você pode fazer agora sua inscrição usando a nota do Enem, que tal?

Complementar a nota do vestibular

Há também algumas faculdades em que é possível utilizar a avaliação que você teve no Exame Nacional do Ensino Médio como forma de complementar a pontuação obtida no vestibular tradicional ou digital.

Para isso, a universidade vai considerar seu desempenho nas duas provas. Cada instituição tem um política própria para determinar como isso é feito nos processos seletivos. Portanto, o ideal é checar a regra de cada uma.

 

Obter uma bolsa pelo Sisu

Diversas universidades públicas e federais oferecem vagas para o ingresso a partir do  Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Para participar, além de ter feito a última prova do Enem e não ter zerado a redação. Cada instituição de ensino determina regras próprias para a utilização da nota. Então, é importante buscar informações sobre aquela que estiver pensando em cursar.

 

Entrar num financiamento pelo ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos em faculdades e universidades particulares. São descontos parciais (50%) ou integrais nas mensalidades.

Para as bolsas integrais, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já no caso dos descontos parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Pode participar apenas quem não possuir diploma de curso superior e tiver realizado a edição mais recente do Enem. Além disso, é necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não ter tirado zero na redação. 

Por último, é necessário obedecer a um destes três critérios:

 

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

 

Essa é uma ótima oportunidade para quem não tem condições de arcar com os custos de uma graduação. E a UnP é uma das instituições de ensino que oferecem essa possibilidade. 

 

Usar o financiamento oferecido pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC). Ele oferece melhores condições de apoio financeiro para que o estudante possa custear uma graduação com maior tranquilidade. 

Recentemente, o FIES passou por algumas atualizações principalmente para ampliar o ingresso de interessados. Entre elas está a inclusão de três possibilidades de financiamento. 

Na primeira, o estudante tem acesso a vagas em que contará com pagamentos com juros zero. Sendo destinadas para quem tiver renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Já as outras duas modalidades de financiamento, são voltadas para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. 

Similarmente ao ProUni, para participar do FIES, é preciso ter feito uma das edições do ENEM a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

E aí, respondemos suas dúvidas sobre Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Caso você tenha qualquer outra pergunta sobre o assunto a UnP conta com uma página e um atendimento especial para ajudá-lo nisso. Você pode usá-la clicando na imagem abaixo:

Banner UnP Enem

Após acessar essa página, basta selecionar as opções “Usar minha nota do ENEM” e preencher alguns dados básicos. Aí, entraremos em contato com você para responder qualquer questão e facilitar sua vida nesse processo. 

Por fim, já que você está por aqui, aproveite para dar uma olhada neste dois posts: Como funciona o Enem? Saiba mais! e Como fazer uma boa redação no Enem!

Luca Contro

Comentar