Blog da UnP

Quanto tempo dura a faculdade de Administração?

Tire essa e outras dúvidas a respeito dessa graduação

Já se perguntou quanto tempo dura a faculdade de Administração? Essas e outras dúvidas são comuns, já que esse é um curso muito procurado por abranger estudos que podem ser aplicados em praticamente todos os mercados.

Vale lembrar também que toda empresa precisa de um profissional do ramo. Contudo, sempre surgem dúvidas, como: se realmente vale a pena, qual a duração do curso, entre outras perguntas.

Sendo assim, vamos falar um pouco sobre alguns pontos importantes a respeito dessa formação. Como por exemplo, o que é a graduação em administração, o que você estuda, o que faz um administrador, etc. Veja a seguir as principais curiosidades sobre o curso.

Quanto tempo dura a faculdade de Administração? Descubra neste post.
Quanto tempo dura a faculdade de Administração? Descubra neste post.

O que é bacharelado em administração?

Trata-se de um formato de graduação conhecida por oferecer uma formação mais generalista, com duração que varia entre três e seis anos. Além disso, essa graduação de gestão prepara o aluno para atuar em uma gama maior de setores.

No curso de Administração, aluno aprende, de maneira geral, como: organizar, planejar e controlar os recursos de uma empresa. Na maioria das vezes, estando a frente compras, vendas, controle de gastos, etc. Dessa forma, o curso oferece de forma completa, as ferramentas para dar início a sua jornada como administrador de empresas. 

O que se estuda em Administração

O curso é classificado como de humanas. Isso significa que estamos nos referindo à área que busca compreender a complexidade da sociedade humana. Dessa forma, abordam temas relacionados a aspectos históricos, filosóficos e comportamentais.

No caso específico da graduação em Administração, as disciplinas abordam temas relacionados aos universos da gestão, marketing, liderança. Por outro lado, também há matérias que envolvem estatística, finanças, lógica e matemática, pontos importantes para a atuação de quem irá gerenciar uma empresa ou instituição.

Portanto, a grade curricular do curso é bem completa. Ela abrange muitas disciplinas diferentes, mas todas com foco no mercado da área e, principalmente, no aprendizado do profissional. 

Quanto tempo dura a faculdade de Administração?

Em média, o curso tem duração de quatro anos, ou seja, oito semestres. A graduação EAD oferecida pela UnP, por exemplo, reúne 40 disciplinas e 3005 horas totais de atividades.

O que faz um Administrador?

Esse profissional pode atuar em diversas organizações, com a capacidade de analisar os constantes movimentos dos mercados e setores de atividades. Para isso, ele precisa ter as aptidões para analisar as organizações e as interações delas com todos os envolvidos em um negócio (empresas, sociedade, governos, colaboradores, clientes, fornecedores, meio ambiente).

Partindo para as atividades diárias, quem trabalha no ramo atua, por exemplo, em: tomadas de decisão sobre contratações, gestão de recursos, gestão de pessoas, planejamento estratégico, etc. O administrador decidirá, por exemplo, o quanto uma empresa poderá gastar em matéria prima, quais os próximos investimentos da organização, cortes de gastos, entre outros diversos fatores importantes.

Além disso, esse profissional também está ligado ao trabalho de logística, marketing, produção, recursos humanos, comercial e setor financeiro. No geral, é alguém que conhece os principais processos de uma organização.

Faculdade de Administração EAD

Não é nenhuma novidade que atualmente encontramos diversas opções de cursos de ensino a distância. E com o curso de administração, não é diferente. Essa modalidade está disponível também na UnP.

E você sabia que esse formato traz uma série de vantagens para quem opta por ele? Confira abaixo uma lista com algumas delas:

Economia

No EAD, é possível eliminar gastos com transporte e alimentação, por exemplo.  Essa redução custos ocorre, pois não é necessário se deslocar até o campus da universidade, como ocorre na modalidade presencial.

Autonomia

Nos cursos online é possível estudar em qualquer lugar e encaixar as atividades de acordo com a sua rotina. Já que basta ter acesso à internet e um celular, tablet ou computador. A ideia é estudar dentro do seu cronograma, de forma que possa estudar sem atrapalhar sua rotina do dia a dia. 

Diploma

O MEC reconhece os diplomas dos cursos EAD e eles têm validade em todo Brasil. O que significa que eles têm o mesmo valor daqueles que são obtidos na modalidade presencial.

E aí, descobriu “Quanto tempo dura a faculdade de Administração”? Esperamos ter ajudado você com as dúvidas a respeito desse curso. Saiba que sempre postamos conteúdos para ajudar a encontrar a melhor opção de graduação. 

Aproveitando, confira também estes dois outro conteúdos interessantes: O que significa gestão pública? Conheça tudo sobre a área e O que é MBA?

Kaife Cremonezi Torres

Comentar