Blog da UnP

Séries e filmes para quem ama Pedagogia

Fizemos uma seleção para quem curte ou pretende fazer Pedagogia se envolver mais com a área. Pronto para maratonar?

Produções visuais são uma ótima maneira de se familiarizar com um assunto ou, simplesmente, de gostar ainda mais dele. Por isso, fizemos uma seleção de séries e filmes para quem ama Pedagogia ou quer fazer o curso. Assim, você estará pronto para maratonar e se aprimorar de alguma forma na carreira. 

Mas antes, que tal dar uma olhadinha nas respostas para algumas das principais perguntas sobre pedagogia? Esse é um bom ponto de partida caso ainda esteja em dúvida sobre fazer essa graduação. Ou até se já estiver realizando o curso. 

Para selecionar as perguntas, pesquisamos 4 das mais comuns sobre o tema. Então, muito provavelmente, elas tratarão de algum ponto interessante para você. 

Depois delas, incluímos nossa lista de séries e filmes para quem ama Pedagogia ou quer fazer curso. Confira: 

Confira uma seleção de séries e filmes para quem curte ou pretende fazer Pedagogia e se envolva mais com a área.
Confira uma seleção de séries e filmes para quem curte ou pretende fazer Pedagogia e se envolva mais com a área.

 

  1. O que é pedagogia?

É o nome da ciência que visa estudar a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. Dessa forma, trata do conjunto de princípios, técnicas e métodos com esse objetivo. 

  

  1. Quanto tempo dura a faculdade de pedagogia?

A UnP oferece o curso nos formatos presencial, semipresencial e digital, todos têm extensão de 8 semestres. E o curso online tem a vantagem de oferecer maior liberdade: você é quem define a hora e o local em que vai estudar. 

  

  1. Quanto ganha um pedagogo? 

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o salário médio para a categoria é de R$ 2.533.00 

  

  1. O que é licenciatura em pedagogia?

Há duas possibilidades para quem quer seguir a carreira: a licenciatura e o bacharelado.  A primeira dá a oportunidade ao profissional de ministrar aulas no ensino básico. Já na segunda, o profissional pode atuar nos outros segmentos da área, porém sem se tornar professor. Saiba mais sobre o curso clicando aqui. 

Pronto, agora que respondemos as perguntas que costumam ser as mais comuns sobre a graduação, vamos seguir com a lista de séries e filmes para quem ama Pedagogia ou quer fazer curso? Confira as nossas sugestões: 

  

4 Séries para quem ama pedagogia ou quer fazer o curso: 

  

  1. Rita

Rita Madsen, vivida por Mille Dinesen, é uma talentosa e simpática professora. A personalidade forte e o diálogo único que ela possui com os alunos a torna um sucesso entre os jovens. 

No entanto, a vida pessoal da docente, retratada pela produção dinamarquesa, é uma bagunça generalizada.  

Disponível em: Netflix 

 

  1. Anne com E

Série baseada no livro Anne de Green Gables, de autoria da escritora canadense Lucy Maud Montgomery. Narra a história da órfã, Anne Shirley, vivida por Amybeth McNulty, que passa a infância entre casas e orfanatos, sofrendo abuso e violência. 

As coisas começam a mudar quando ela é adotada por engano por dois irmãos. É aí que a jovem cativante e inteligente passa a transformar a vida de diversas pessoas com quem convive. 

Disponível em: Netflix 

  

  1. Glee

A comédia-drama-musical trata da história do professor Will Schuester, personagem de Matthew Morrison. Ele decide comandar o coral da escola McKinley, chamado de Clube Glee.  

Tudo certo, não fossem as armadilhas criadas pela treinadora Sue Sylvester, vivida por Jane Lynch. Além das dificuldades em reunir e comandar alunos populares ou não para a empreitada.  

Disponível em: Netflix 

  

  1. The Chair

Sandra Oh, vivida por Ji-Yoon, torna-se a primeira mulher a ser chefe do Departamento de Inglês da renomada Universidade Pembroke. A partir daí, ela encontra diversas dificuldades para trabalhar na instituição que não se renovou e tem tido baixo número de matrículas. 

Entre os problemas, estão o sexismo e o preconceito. Temáticas abordadas com um tom leve e irônico que dão um sabor especial para a produção. 

Disponível em: Netflix 

  

6 Filmes para quem ama pedagogia ou quer fazer o curso: 

  

  1. Sociedade dos poetas mortos

Em 1959, John Keating, interpretado por Robin Williams, é ex-aluno da Welton Academy e o mais novo  professor da instituição. Uma escola conhecida por ser clássica e de alto padrão.  

O docente usa métodos pouco tradicionais e ortodoxos para ensinar os alunos, como Neil Perry e Todd Anderson, personagens de Robert Sean Leonard e Ethan Hawke. Logo, as técnicas do professor entram em choque com a direção do colégio, apesar do poder de transformação que possuem.  

Ano: 1990 

Disponível em: Star+ 

  

  1. Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

Conta a história de Ben Carson, neurocirurgião que se tornou famoso mundialmente e teve infância humilde na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. Baseada em fatos reais, a narrativa mostra a convivência do personagem, interpretado por Cuba Gooding Jr., com a pobreza e o preconceito. 

A mãe do futuro médico, vivida por Kimberly Elise, o incentiva a estudar e lutar por sonhos. E tem papel decisivo no desenvolvimento de Ben. Trata-se de uma preciosa história de esperança. 

Ano: 2010 

Disponível em: YouTube (para locação) 

  

  1. Sementes Podres

Waël, personagem central da história e interpretado por Kheiron, é um trapaceiro que vive de aplicar pequenos golpes em Paris. Monique, vivida por Catherine Deneuve, é a mãe adotiva dele e comparsa nas armações.  

Tudo muda quando o protagonista aceita participar de um trabalho voluntário como mentor num grupo de estudantes. Seria uma maneira de passar a escutar a voz do coração? Você descobre assistindo. 

Ano: 2018 

Disponível em: Netflix 

  

  1. O menino que descobriu o vento

Conta a história real de William Kamkwamba, personagem de Maxwell Simba, um garoto nascido em Malawi, no continente africano.  

Autodidata, o menino que vive numa realidade extremamente pobre se esforça sempre para adquirir conhecimentos e acaba por desenvolver um meio de criar energia eólica para o vilarejo em que vive. 

Ano: 2019 

Disponível em: Netflix 

  

  1. Pro Dia Nascer Feliz

Documentário que traz depoimentos de estudantes brasileiros de escolas públicas e particulares. Os jovens com diferentes condições de vida falam sobre a relação deles com o sistema educacional e a sociedade. Os alunos abordam projetos, anseios e inquietações. 

Ano: 2005 

Disponível em: Tamanduá 

  

  1. Mentes Perigosas

Louanne Johnson, personagem de Michelle Pfeiffer, é uma ex-oficial da marinha que deixa a vida militar para virar professora. A escola em que começa a trabalhar fica no subúrbio e é frequentada por alunos pobres e de vida dura.  

Logo, ela começa a conviver com a rebeldia dos alunos e com o desprezo pelo estudo. É então que passa a lançar mão de métodos não convencionais de ensino, como a análise de músicas e o Karatê. Mas a realidade complicada vai se revelando cada vez mais difícil de vencer. 

Ano: 1995  

Disponível em: Star+ 

 

Gostou da nossa lista de séries e filmes para quem ama Pedagogia ou quer fazer curso? Comente aqui embaixo sua opinião ou diga se você assiste alguma outra produção relacionada ao universo da pedagogia. Contribua com nosso blog, ele cresce com a sua participação. 😉 

Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts com dicas interessantes para ajudar você no estudo e na carreira: 4 livros que todo estudante deveria ler e Educação e empregabilidade: entenda a relação entre ambos. 

Luca Contro

Comentar