Blog da UnP

Ciências Atuariais: conheça a carreira

Saiba mais sobre essa área profissional que combina matemática, estatística, direito e economia

Você curte números, cálculos e planilhas? Já ouviu falar em Ciências Atuariais? Não se assuste se não souber as respostas. Antes de mais nada, questionar e conhecer as diversas áreas de exatas é uma ótima solução para fazer as melhores escolhas profissionais e se dar bem.   

Bom, para ajudar você nessa trajetória, primeiramente, é preciso entender o conceito de três campos que estão relacionados e são ótimas opções. São elas: a gestão financeira, a contabilidade e as ciências atuariais.  

Embora tenham semelhanças e se interliguem algumas vezes, cada uma delas tem características diferentes. Veja uma conceituação básica para entendê-las melhor:

Conheça as Ciências Atuariais, carreira interessante para quem gosta de matemática, finanças e estatística.
Conheça as Ciências Atuariais, carreira interessante para quem gosta de matemática, finanças e estatística.

 

Gestão Financeira

Como é a carreira: o profissional dessa área tem como responsabilidade a captação, organização e aplicação dos recursos de uma empresa. Bem como a análise dos demonstrativos e créditos contábeis, fluxos de caixa e faturamentos.

Tipo de curso: Tecnólogo EAD

Como é o curso: composto por quatro semestres, oferece capacitação profissional para cuidar das finanças de uma empresa. Para isso, o estudante desenvolverá a habilidade de usar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros em sua rotina.  

O objetivo é que o gestor financeiro possa estar sempre atento às mudanças econômicas e tecnológicas. Dessa forma, sendo capaz de otimizar investimentos, além de analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade. Clique aqui para ter mais informações 

Ciências Contábeis

Como é a carreira: o profissional formado na área desempenha o gerenciamento da produção e disseminação de conhecimentos nas áreas de mensuração contábil, modelos de gestão econômica, financeira e operacional.  

Sendo assim, pode trabalhar por exemplo, como gestor econômico, controller, auditor, consultor, contador, agente fiscal, docente na área contábil, entre outros.   

Tipo de curso:  Graduação Tradicional  

Como é o curso: direciona-se para o desenvolvimento econômico e da ciência contábil. Dessa forma, o futuro bacharel será capaz de produzir e interpretar informações contábeis necessárias às organizações públicas e privadas, em âmbito nacional e internacional.

Visa habilitar o profissional da área com o domínio das funções contábeis, observando as questões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas e culturais presentes na prática.  Clique aqui para ter mais informações 

Mas e as Ciências Atuariais? 

Essa é a denominação para definir as técnicas específicas para o trabalho do atuário. De forma geral, elas envolvem mensuração, avaliação e gestão de riscos e expectativas, ligados principalmente à administração de empresas, seguros e fundos de pensão.   

Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), a profissão “exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças”. 

Assim sendo, os conceitos e as ferramentas utilizadas pelo atuário estão relacionadas às profissões do contador e do gestor financeiro. Inclusive, a grade curricular do curso de Ciências Contábeis conta com a disciplina de “Introdução à Atuária”. 

Dessa maneira, tanto o profissional formado em contabilidade, quanto o gestor financeiro podem vir a se especializar em Ciências Atuariais. Há opções de cursos e pós-graduações na área.  

A ideia é que o atuário atue como “arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo”, de acordo com o IBA.  

Em qual área é possível atuar nas Ciências Atuariais?

Confira alguns exemplos de locais em que profissional formado nesse campo pode trabalhar: 

  • Instituições financeiras 
  • Companhias de seguros
  • Fundos de pensões 
  • Empresas de capitalização 
  • Órgãos oficiais de previdência 
  • Entidades de previdência  
  • Órgãos de fiscalização 
  • Perícia técnica e auditoria atuarial 
  • Operadoras de saúde
  • Empresas de gestão patrimonial
     

E aí o que achou dos detalhes sobre a profissão do atuário, gostou? Pensa em seguir por essa carreira? Comente aqui embaixo e contribua com este blog, afinal ele é seu 😉 

E se você quiser dar uma olhada e conhecer mais profissões interessantes para seguir, que tal dar uma olhada no post Conheça a área de Ciência de Dados? Essa é mais uma carreira promissora no mercado de trabalho.  

Agora, se as dificuldades do período da pandemia têm incomodado muito você, é uma boa ler o post: Como alavancar a carreira após a pandemia. Esse texto traz dicas para turbinar sua trajetória quando a restrição gerada pelo coronavírus acabar, assim como ajuda a gerar melhorias desde já.  

Por fim, lembre-se também de ficar sempre ligado no nosso blog para ter mais dicas para sua vida profissional e de estudos.  

Luca Contro

Comentar