Blog da UnP
Empregabilidade

Educação e empregabilidade: entenda a relação entre ambos

Qual é o papel da empregabilidade após a universidade?

empregabilidade é um método de desenvolvimento pessoal e profissional para os indivíduos que se encontram inseridos no mercado de trabalho. Por meio dela, é observada a capacidade de uma pessoa conseguir um emprego e manter-se empregada. 

Podemos entender empregabilidade como o conjunto de conhecimentos, tanto técnicos quanto comportamentais, que são procurados pelo mercado de trabalho em um profissional. 

No entanto, para investir nela com seriedade, é necessário acrescentar qualificações e aperfeiçoar suas aptidões. Para isso, é importante investir não apenas em cursos, mas em pequenas ações que te fazem se destacar no mercado de trabalho. 

Anote as características cruciais para a construção de uma bela carreira para manter a empregabilidade em dia:  

  • Saber transformar a informação em conhecimento
  • Ter uma visão ampla sobre sua área
  • Obter elaboração técnica
  • Ter ao longo da vida profissional e pessoal atitudes construtivas
Empregabilidade
Empregabilidade

Quais são os aspectos mais relevantes sobre o contexto da empregabilidade na educação de nível superior? 

Os aspectos mais importantes são: ter empenho para aprender e não ter preguiça de trabalhar e estudar. Ou seja, levar a universidade a sério e participar das aulas e atividades práticas de forma que você absorva o máximo de conhecimento possível. 

Além disso, é interessante você se especializar e se manter sempre atualizado(a). Não é apenas o diploma que manterá sua empregabilidade. É essencial instruir-se e ler continuamente artigos atualizados, mesmo após sua formação no nível superior online. 

Seria interessante se alto questionar: Você conhece as novas tecnologias utilizadas na sua área? Como você está em relação ao nível de conhecimento das principais práticas do mercado? Você avalia os processos, as técnicas e os procedimentos sobrepostos na sua profissão? 

Quais são as competências profissionais mais proeminentes após a formação universitária? 

Em um mundo com mudanças aceleradas e constantes, aquele que melhor consegue assimilar as informações e adaptar-se rapidamente com inovação, produtos e serviços, consegue manter vantagem no mercado de trabalho. Tudo isso depende de conhecimento, habilidade e atitudes. Confira algumas características que o mercado busca: 

  • Boa comunicação 
  • Trabalho em equipe
  • Força de vontade 
  • Criatividade 
  • Comprometimento 

Do mesmo modo, um ponto essencial é aumentar o capital humano. As empresas atuam com treinamentos de profissionais internos e recrutamento de pessoas de fora para alcançar todas essas características.  

Em ambos os casos, o foco é agregar competências para a organização e ampliar o potencial do ativo financeiro para a organização e para os colaboradores. 

Desenvolver estas capacidades faz parte do crescimento pessoal de todo(a) profissional e universitário(a) que está atento(a) às mudanças de mercado. Ao crescer na carreira, novos desafios aparecem e você deve estar preparado(a).  

O investimento na sua empregabilidade é uma parceria de longo prazo. Se você quer continuar a aperfeiçoar seu nível de qualificação, uma escolha é fazer cursos de curta duração, como os da Ânima Educação ou da UnP 

Pronto(a) para investir mais na sua empregabilidade? Se você tiver mais alguma dica, comenta aqui embaixo.  

Confira também esta sugestão de leitura: Dicas para quem está iniciando sua carreira | Blog da UnP

Heloísa Campos

Comentar