Blog da UnP
TCC

TCC: confira dicas para escolher o tema

Universidade é sinônimo de muito estudo, mas também podemos dizer que entrar em alguma é uma grande aventura e o TCC é uma delas. Como toda jornada, há momentos turbulentos, mas podemos garantir que há mais experiências únicas e inesquecíveis.

Ao escolher o curso, você conhecerá várias pessoas especiais, de professores a amigos. Além disso, ter uma graduação é a garantia para uma boa qualidade de vida, com independência financeira e autonomia.

O leque de conhecimentos para quem está na universidade abre mais ainda. Pois você tem contato com livros, documentos e conteúdos oferecidos por profissionais qualificados.

Quanto mais conhecimento uma pessoa tem sobre sua área, mais relevante ela é. Portanto, nunca deixa de estudar e estar atento a todas inovações.

Quando a graduação está prestes a acabar, surge o desafio de concluir o TCC e é sobre ele que vamos falar aqui. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

O que é o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC?

Essa etapa acontece quando você está nós últimos semestres da graduação. Nesse contexto, para garantir o seu diploma é necessário ter o seu projeto aprovado.

Toda essa responsabilidade acaba deixando os estudantes ansiosos! No entanto, saiba que o TCC não é um bicho de sete cabeças. Este projeto pode ser realizado em grupo ou individualmente e isso vai depender das regras de cada instituição de ensino.

É importante lembrar que o tema do trabalho de conclusão de curso é livre, mas ele deve estar relacionado à sua graduação. Isso faz com que você possa escolher algo que tenha mais a ver com o seu perfil.

Durante todo o processo você tem um professor ou professora que servirá como orientador e vai te auxiliar no decorrer do trabalho. Mas antes de pensar na banca, o graduando deverá definir o tema do projeto.

E com tantas opções para escolher, as vezes o estudante fica um pouco perdido. Por isso, vamos dar algumas dicas para acabar com a ansiedade e te ajudar a decidir qual será o seu trabalho final. Vem ver!

TCC
TCC


Dicas para escolher o tema do TCC

  • Tenha afinidade com o tema

Uma dica para quem começará a fazer o TCC, é procurar um tema com o qual você já tenha intimidade, afinal, quanto mais você complicar no tema, mais dificuldades terá para fazer o seu projeto. Então escolha algo que você goste de fazer e esteja mais perto de garantir um TCC com nota máxima!

  • Dentro da sua realidade

Nossa segunda sugestão é que você pense em algo realizável. Por exemplo, não adianta fazer um projeto gigantesco que você não terá os recursos ou tempo para realizar. Portanto, tome muito cuidado para não exagerar! O TCC tem que ser bem feito, mas se concentre nas habilidades e ferramentas que tem.

  • Escolha uma área na qual gostaria de trabalhar

Pensar no futuro é sempre interessante para facilitar decisões. Então, caso você já saiba com que gostaria de trabalhar, vale fazer um trabalho de conclusão de curso que combine com esse objetivo.

Dessa forma, seu TCC servirá até como primeiro conteúdo do seu portfólio profissional. Isso quer dizer que, ao procurar clientes ou um vaga de trabalho, você pode mostrar seu trabalho de conclusão como uma referência de qualidade.

  • Faça um levantamento

Se você tem muitas ideias e está em dúvida, separe-as e faça uma lista com as vantagens e desvantagens de cada tema. Talvez assim você poderá perceber aquelas nas quais você tem mais facilidade e interesse!

  • Bibliografia

Durante o desenvolvimento do seu TCC, é essencial pensar em uma bibliografia. Portanto, a biblioteca será uma de suas melhores amigas nessa época. Além disso, você pode acessar o banco de dados com diversos artigos científicos que sirvam como referencial para o seu tema.

  • Relevância

Pesquise sobre trabalhos já feitos e tente buscar inspiração para fazer algo novo. Afinal, o plágio pode colocar seu TCC a perder. Por isso, a importância do seu trabalho para sua área e sociedade deve ser levada em consideração.

Depois de todas essas dicas, basta decidir o tema e começar a produção. Sendo assim, estabeleça prazos e tenha um cronograma para cumprir todas as datas do calendário.

Não deixe de separar horários para leitura e dedicação do TCC. Esse é um trabalho que demanda muita escrita e organização é essencial para não se desesperar na reta final da graduação.

Então, conte para gente! Sobre o que você está pensando em escrever no seu Trabalho de Conclusão de Curso?

Heloísa Campos

Comentar