Blog da UnP
Óculos e livro

Biblioteca ou pesquisa online: dicas de estudo preciosas

Enquanto para algumas pessoas estudar pode ser tarefa fácil e prazerosa, para outras, trata-se de um esforço maior. Algumas sentem alegria ao adentrar em uma biblioteca, enquanto outras se sentem quase afogadas no meio de tantos livros, por isso podem preferir a pesquisa online. 

Como ninguém é igual, valem algumas dicas para aumentar (ou despertar) seu interesse pelos estudos. E não há como negar que tudo fica mais fácil quando você tem acesso às ferramentas certas. 

Assim, confira nesse post as vantagens e desvantagens da biblioteca e pesquisa online, e como usar essas duas possibilidades a seu favor.

Biblioteca
Biblioteca ou Pesquisa online?

Bibliotecas ou pesquisa online? 

Ao passo que a evolução da tecnologia acelera o processo de pesquisa, é importante ter em mente que há outras soluções para obter sucesso em sua rotina diária de estudos. 

Vem saber mais sobre as vantagens da pesquisa na biblioteca e na pesquisa online! 

Antes de mais nada, vale afirmar que tanto a internet quanto os livros contam com vantagens…

Nenhum método de pesquisa está acima de outro. Por isso, aproveite o melhor dos dois mundos! Vale aliar a rapidez e praticidade da internet à credibilidade dos livros na pesquisa em bibliotecas. 

Dessa forma, você poderá conferir escritores clássicos, referências bibliográficas e informações mais aprofundadas. Além, é claro, de poder confrontar ou complementar o que foi encontrado online. 

E se você é aluno da UnP, por exemplo, tem acesso a bibliotecas com infraestruturas adequadas para uma tarde de pesquisa tranquila e enriquecedora.

O acervo da biblioteca da UNP conta com vários títulos, que podem te ajudar especialmente durante o trabalho de conclusão de curso. Para quem prefere estudar ligado na internet, há uma plataforma digital que disponibiliza um enorme acervo digital gratuitamente para alunos e professores da UnP .

Pesquisa online

Pesquisa Online
Qual a melhor forma de estudo? Saiba mais sobre Pesquisa Online

Prós da pesquisa online

  • Conforto

Com a pesquisa online, é possível estudar em casa, na praia e até em um café, por exemplo. Há quem se sinta desconfortável em ambientes públicos e prefiram levar o notebook para a própria biblioteca. Além disso, é possível copiar trechos da pesquisa e colar em um documento para acessar depois, de uma forma bem mais prática e acessível.

  • Dinamismo

Pesquisar pela internet faz com que as informações cheguem mais rápido, por conta de tantos sites e bibliotecas online. Você navega em diversos sites, tira dúvidas, fala com pessoas que possam auxiliar em sua pesquisa em um só dispositivo.

  • Interatividade

Caso você tenha que realizar uma pesquisa mais demorada e aprofundada, nada melhor que lançar mão da interatividade. Há ferramentas que possibilitam a criação de questionários, além de vídeos, gifs, aúdios, etc. Dessa forma, a pesquisa se torna mais descontraída.

Contras da pesquisa online

  • Credibilidade

Por ser um lugar público, em que todos podem opinar e escrever sobre diversos assuntos, é necessário prestar muita atenção às fontes online. Por isso, vale a dica: sempre confira a fonte, e de onde vem a informação. 

Tenha certeza se é confiável ou não, para não acabar colocando sua pesquisa a perder por um detalhe inconsistente. 

  • Distração

Por ser um ambiente com vários atrativos e sujeito a interrupções, você precisará de mais atenção para pesquisar via internet. Será que você conseguiria ficar algumas horas sem conferir as redes sociais ou assistir a um vídeo irresistível de animais engraçados? 

Dessa forma, a pesquisa online pode ser uma vilã para quem tem dificuldade para se concentrar. Separe o tempo de estudos apenas para estudos e procure ter bastante concentração para não interromper sua linha de raciocínio. 

  • Acesso limitado

O acesso à internet ainda não está disponível em todos os lugares. Assim, em alguns momentos ou lugares, você pode não conseguir fazer aquela pesquisa completa.

Bibliotecas

Biblioteca
Biblioteca x pesquisa online: dicas de estudo preciosas

Prós da pesquisa em bibliotecas

  • É um lugar motivador

Assim como você, haverá diversas pessoas em busca de boas notas. Há possibilidade de conhecer gente nova, trocar técnicas de estudo e ficarem focados juntos.

  • A interferência é menor

Você é aquela pessoa que se distrai com tudo? Na biblioteca você terá menos interrupções, além de ser um ambiente silencioso e mais isolado das tentações da internet.

  • Fontes de consultas

Nas bibliotecas da UnP há milhares de exemplares esperando por você. É uma maneira confiável de pesquisar e obter informações. Há uma alta credibilidade no conteúdo. 

Dica de estudo: é possível fazer empréstimos, o que torna tudo mais dinâmico, e fácil para consultar.

  • Horários Flexíveis

As bibliotecas possuem horários diferenciados. Por isso, não importa o período que você estude, sempre haverá algum lugar para você fazer suas pesquisas e estudar.

Contras da pesquisa em bibliotecas

  • Locomoção

Para estudar na biblioteca, é preciso ir até ela. Então, o tempo de deslocamento deverá ser calculado de acordo com o local onde você mora ou trabalha. Isso pode ser um problema em certos períodos. Por isso, procure levar esse fato em consideração. 

  • Transportar Material

Caso você queira ter seu notebook com você, será necessário levá-lo junto com seu material de estudo (livros, apostilas, etc). 

Biblioteca e Pesquisa Online
Como não amar tantos livros juntos?

A Universidade Potiguar conta com 06 (seis) bibliotecas setoriais distribuídas em 2 campi (Natal e Mossoró), além das bibliotecas que dão suporte ao Núcleo de Educação a Distância – NEaD.

Aproveite os ambientes climatizados e a iluminação adequada para escrever, fazer trabalhos em grupo e leituras rápidas. Confira os Setores da Biblioteca de cada Unidade:

  • Acervo Geral;
  • Acervo de Consulta;
  • Suporte ao Usuário;
  • Portaria e Conferência;
  • Guarda – volumes;
  • SIB Atendimento (para empréstimo, devolução, renovação, consultas, reservas e histórico de obras);
  • Processamento Técnico;
  • Periódicos;
  • Multimeios;
  • Laboratório de Informática;
  • Setor de Pesquisa Virtual (Base de Dados);

Dica de estudo: caso seja necessário utilizar a de internet, é possível levar o seu notebook e conectá-lo no WiFi, disponível em todas as unidades. Assim, você terá tudo ao seu alcance, o digital e offline.

A essa altura, você percebeu como é importante ter ferramentas e um lugar adequado para estudar. Seja por meio da pesquisa online, biblioteca, ou os dois, dedique-se e priorize sempre a disciplina e organização.

Heloísa Campos

Comentar