UnP - Carreiras

Biblioteca x pesquisa online: dicas de estudo preciosas

Enquanto para algumas pessoas estudar pode ser tarefa fácil e prazerosa, para outras, trata-se de um esforço maior. Algumas sentem alegria ao adentrar em uma biblioteca, enquanto outras se sentem quase afogadas no meio de tantos livros, por isso podem preferir a pesquisa online. 

Como ninguém é igual, valem algumas dicas para aumentar (ou despertar) seu interesse pelos estudos. E não há como negar que tudo fica mais fácil quando você tem acesso às ferramentas certas. 

Assim, confira nesse post as vantagens e desvantagens da biblioteca e pesquisa online, e como usar essas duas possibilidades a seu favor.

Biblioteca
Biblioteca ou Pesquisa online?

Bibliotecas ou pesquisa online? 

Ao passo que a evolução da tecnologia acelera o processo de pesquisa, é importante ter em mente que há outras soluções para obter sucesso em sua rotina diária de estudos. 

Vem saber mais sobre as vantagens da pesquisa na biblioteca e na pesquisa online! 

Antes de mais nada, vale afirmar que tanto a internet quanto os livros contam com vantagens…

Nenhum método de pesquisa está acima de outro. Por isso, aproveite o melhor dos dois mundos! Vale aliar a rapidez e praticidade da internet à credibilidade dos livros na pesquisa em bibliotecas. 

Dessa forma, você poderá conferir escritores clássicos, referências bibliográficas e informações mais aprofundadas. Além, é claro, de poder confrontar ou complementar o que foi encontrado online. 

E se você é aluno da UnP, por exemplo, tem acesso a bibliotecas com infraestruturas adequadas para uma tarde de pesquisa tranquila e enriquecedora.

O acervo da biblioteca da UNP conta com vários títulos, que podem te ajudar especialmente durante o trabalho de conclusão de curso. Para quem prefere estudar ligado na internet, há uma plataforma digital que disponibiliza um enorme acervo digital gratuitamente para alunos e professores da UnP .

Pesquisa online

Pesquisa Online
Qual a melhor forma de estudo? Saiba mais sobre Pesquisa Online

Prós da pesquisa online

  • Conforto

Com a pesquisa online, é possível estudar em casa, na praia e até em um café, por exemplo. Há quem se sinta desconfortável em ambientes públicos e prefiram levar o notebook para a própria biblioteca. Além disso, é possível copiar trechos da pesquisa e colar em um documento para acessar depois, de uma forma bem mais prática e acessível.

  • Dinamismo

Pesquisar pela internet faz com que as informações cheguem mais rápido, por conta de tantos sites e bibliotecas online. Você navega em diversos sites, tira dúvidas, fala com pessoas que possam auxiliar em sua pesquisa em um só dispositivo.

  • Interatividade

Caso você tenha que realizar uma pesquisa mais demorada e aprofundada, nada melhor que lançar mão da interatividade. Há ferramentas que possibilitam a criação de questionários, além de vídeos, gifs, aúdios, etc. Dessa forma, a pesquisa se torna mais descontraída.

Contras da pesquisa online

  • Credibilidade

Por ser um lugar público, em que todos podem opinar e escrever sobre diversos assuntos, é necessário prestar muita atenção às fontes online. Por isso, vale a dica: sempre confira a fonte, e de onde vem a informação. 

Tenha certeza se é confiável ou não, para não acabar colocando sua pesquisa a perder por um detalhe inconsistente. 

  • Distração

Por ser um ambiente com vários atrativos e sujeito a interrupções, você precisará de mais atenção para pesquisar via internet. Será que você conseguiria ficar algumas horas sem conferir as redes sociais ou assistir a um vídeo irresistível de animais engraçados? 

Dessa forma, a pesquisa online pode ser uma vilã para quem tem dificuldade para se concentrar. Separe o tempo de estudos apenas para estudos e procure ter bastante concentração para não interromper sua linha de raciocínio. 

  • Acesso limitado

O acesso à internet ainda não está disponível em todos os lugares. Assim, em alguns momentos ou lugares, você pode não conseguir fazer aquela pesquisa completa.

Bibliotecas

Biblioteca
Pesquisar na Biblioteca tem seus prós e contras

Prós da pesquisa em bibliotecas

  • É um lugar motivador

Assim como você, haverá diversas pessoas em busca de boas notas. Há possibilidade de conhecer gente nova, trocar técnicas de estudo e ficarem focados juntos.

  • A interferência é menor

Você é aquela pessoa que se distrai com tudo? Na biblioteca você terá menos interrupções, além de ser um ambiente silencioso e mais isolado das tentações da internet.

  • Fontes de consultas

Nas bibliotecas da UnP há milhares de exemplares esperando por você. É uma maneira confiável de pesquisar e obter informações. Há uma alta credibilidade no conteúdo. 

Dica de estudo: é possível fazer empréstimos, o que torna tudo mais dinâmico, e fácil para consultar.

  • Horários Flexíveis

As bibliotecas possuem horários diferenciados. Por isso, não importa o período que você estude, sempre haverá algum lugar para você fazer suas pesquisas e estudar.

Contras da pesquisa em bibliotecas

  • Locomoção

Para estudar na biblioteca, é preciso ir até ela. Então, o tempo de deslocamento deverá ser calculado de acordo com o local onde você mora ou trabalha. Isso pode ser um problema em certos períodos. Por isso, procure levar esse fato em consideração. 

  • Transportar Material

Caso você queira ter seu notebook com você, será necessário levá-lo junto com seu material de estudo (livros, apostilas, etc). 

Biblioteca e Pesquisa Online
Como não amar tantos livros juntos?

A Universidade Potiguar conta com 06 (seis) bibliotecas setoriais distribuídas em 2 campi (Natal e Mossoró), além das bibliotecas que dão suporte ao Núcleo de Educação a Distância – NEaD.

Aproveite os ambientes climatizados e a iluminação adequada para escrever, fazer trabalhos em grupo e leituras rápidas. Confira os Setores da Biblioteca de cada Unidade:

  • Acervo Geral;
  • Acervo de Consulta;
  • Suporte ao Usuário;
  • Portaria e Conferência;
  • Guarda – volumes;
  • SIB Atendimento (para empréstimo, devolução, renovação, consultas, reservas e histórico de obras);
  • Processamento Técnico;
  • Periódicos;
  • Multimeios;
  • Laboratório de Informática;
  • Setor de Pesquisa Virtual (Base de Dados);

Dica de estudo: caso seja necessário utilizar a de internet, é possível levar o seu notebook e conectá-lo no WiFi, disponível em todas as unidades. Assim, você terá tudo ao seu alcance, o digital e offline.

A essa altura, você percebeu como é importante ter ferramentas e um lugar adequado para estudar. Seja por meio da pesquisa online, biblioteca, ou os dois, dedique-se e priorize sempre a disciplina e organização.

Heloísa Campos

Comentar