Blog da UnP

Portfólio: confira como criar o seu!

Você sabia que é muito importante guardar seus principais trabalhos feitos na universidade? Na hora que você for montar um portfólio ajudará muito. Afinal, você já terá um dossiê com todos os textos, artes, entre outros conteúdos que tenha feito durante sua graduação.

Além disso, caso você já esteja no mercado de trabalho, é essencial que você se atente a guardar trabalhos relevantes que tenha realizado. Por exemplo, caso você tenha montado um site ou então feito alguma campanha publicitária, tenha isso arquivado.

Uma curiosidade: 90% da informação de nossos processos cerebrais é visual. (Fonte: 3M) Sendo assim, tendo todo esse material fica mais fácil de arranjar clientes e demonstrar a sua capacidade profissional.

Nesse sentido, é perceptível que tudo ao nosso redor gira em torno da visão, desde os sinais de placas, até o processo de aprendizagem nas escolas. Então, é interessante dar a devida importância ao sentido da visão.

Outro exemplo é se pensarmos na quantidade de pessoas que estão nas redes sociais, os seres humanos são naturalmente atraídos por esse conteúdo visual. Só no Brasil há milhões de pessoas conectadas. Portanto, pode-se dizer que é mais fácil as pessoas consumirem informações por meio de imagens do que textos gigantes.

De acordo com o estudo ‘’Power Of Visual Communication’’ (O poder da comunicação visual), enquanto um ser humano lembra 10% do que ouve, ele lembra 80% do que veem.

Sendo assim, ter um portfólio é um diferencial para sua carreira profissional, ele pode ser a chave para conseguir uma boa oportunidade de trabalho. Mas, o que é exatamente um portfólio? É essa pergunta que responderemos aqui!

Para que o portfólio serve?

O portfólio serve para mostrar a coleção de todos os melhores trabalhos que você já fez, sendo estudante ou profissionalmente. No dicionário, ele é definido da seguinte forma “um dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências”.

Portanto, antes de começar a cria-lo é essencial que você saiba o porquê e para que está criando-o. Como assim? Bom, caso você seja um designer e seu sonho é ser um grande profissional nessa área, então os projetos que você adicionará no seu portfólio estarão direcionados a isso.

Por exemplo, caso você seja jornalista ou esteja formando para ser um, é bem legal você ter seus principais textos disponíveis para as pessoas lerem. Ainda mais quando você já sabe qual segmento seguir como viagens, investigativo, internacional, entre outros.

Confira os 3 principais passos para começar a ter um portfólio completo:

  1. Defina quais são os objetivos específicos;
  2. Selecione seus melhores trabalhos que se encaixem no tema e objetivos;
  3. Tenha eles (principalmente) disponíveis por meio de link digital.

Assim, depois que você conseguir separar todo o material necessário, é hora de escolher a melhor ferramenta para colocá-lo. É indispensável que você preste muita atenção em qual plataforma se adequá melhor ao seu tipo de trabalho.

Portfólio
Portfólio

A seguir daremos algumas dicas de sites para você construir o seu próprio portfólio. No entanto, cada um tem suas particularidades.

  • Ideal para jornalistas

Seu sonho é ter uma carreira como jornalista? Então confira o ‘’Journo Portfolio’’. Ele foi feito especialmente para a divulgação de textos e materiais jornalísticos. Isso é ótimo, pois torna todo o material mais visual e de fácil acesso.

Esse site tem a opção de ser gratuito (com limite de 10 textos), mas também tem opções pagas. Cabe a você ver qual seria a ideal para o seu tipo de trabalho e objetivos.

  • Ideal para jornalistas, blogueiros, escritores e audiovisual

O site perfeito para Jornalistas, blogueiros, escritores e audiovisual chama-se Clippings Me. Apesar de inicialmente ele ter sido criado para a criação de portfólios escritos, hoje em dia ele tem suporte para YouTube, Vimeo e áudios do SoundCloud. O bacana é que essa ferramenta é 100% gratuita.

  • Ideal para designer e jornalistas

A plataforma Carbon Made é super fácil de usar, além de ter templates já prontos. Ela é ideal para designer e jornalistas, pois aceita imagens e textos. No entanto, para colocar áudio e vídeo, é preciso ter um plano pago.

  • Ideal para portfólio e currículo

O criador de sites Wix é ideal para portfólio e currículos, isso pois ele tem templates exclusivos para fazer ambos online. Ele é gratuito e muito fácil de mexer, além disso a plataforma aceita o upload de mídias variadas, como textos, imagens e vídeos.

Agora que você já sabe como montar o seu próprio portfólio, comece a separar o material e inicie sua construção! Caso você tenha mais alguma dica, escreva aqui nos comentários.

Heloísa Campos

Comentar