Blog da UnP
Ensino EAD

Ensino a distância: 5 táticas para fazer dessa modalidade um sucesso

Saiba como organizar melhor seu estudo no formato EAD

Não há dúvidas. O ensino à distância deixou de ser uma tendência e passou a ser realidade. No Brasil, entre 2009 e 2019, o número de matrículas nesse tipo de curso aumentou 378%, segundo o Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).  

O detalhe é que para algumas pessoas pode ser necessário se adaptar por conta das diferenças em relação ao modelo presencial. E mesmo quem já está habituado, pode lançar mão de algumas estratégias para aproveitar ainda mais. Seja para um tecnólogo, um curso de graduação ou pós-graduação online, por exemplo. 

Você, como alguém antenado, já saiu na frente por ter vindo aqui conhecer essas técnicas – quem sabe até mesmo antes do processo seletivo. Com elas, é possível potencializar algumas das vantagens do EAD, em relação aos cursos presenciais, que são, basicamente: 

  • Flexibilidade de horários: na educação à distância, é possível assistir às aulas 24 horas por dia, 7 dias por semana. É você quem define os melhores horários para estudar. 
  • Maleabilidade de lugar: é possível fazer as aulas online no local em que preferir. Bastando apenas que você tenha um bom acesso à internet que garanta ver o conteúdo com qualidade. Além disso, você também poupa o tempo de deslocamento. 
  • Uso de ambientes virtuais: o formato EAD proporciona diversos mecanismos e recursos para aprendizagem, como videoaulas, fóruns de discussão, entre outros. Com eles, alunos e professores podem interagir e trocar conhecimento.  
  • Autonomia: o modelo presencial tem um cronograma de disciplinas e ordem pré-definida de conteúdo. Já nos cursos à distância, o aluno pode definir por si o caminho que prefere seguir. 
  • Menor custo: muitas vezes, os cursos de ensino online apresentam valores menores. Além da redução com gastos de transporte e alimentação. Conheça as diferenças entre a modalidade semipresencial e EAD.

 

Ensino EAD
Saiba como organizar melhor seu estudo no formato EAD

 

Bom, agora que você relembrou quais as vantagens do ensino à distância, está na hora de conhecer as 5 táticas para aproveitar ainda mais essa modalidade. E, vale lembrar, que são úteis para todos os cursos. Então, vamos a elas: 

Programe sua rotina para o ensino a distância

Embora possa haver imprevistos, o ideal é que você – dentro do possível – programe os melhores horários e dias para estudar. Assim desenvolve o hábito e facilita o processo.
App que ajuda: Easy Study
Como funciona: auxilia você a criar um planejamento customizado de aprendizagem, possibilitando definir quais matérias vai estudar, em qual dia e por quanto tempo. O sistema de notificação dá uma força para não esquecer do que planejou. E o software ainda mostra um relatório diário e mensal das horas em que se dedicou.
Idioma: português
Disponível para iOS e Android    

Planeje seu ambiente

Sim, num curso online você pode usar praticamente qualquer lugar como sala de aula. Mas o ideal é ter alguma área organizada para isso, contando com materiais, computador ou tablet, mesa, cadeira…Além disso, é importante procurar mantê-lo limpo e organizado, né? Assim você tende a se focar muito mais fácil. 
App que ajuda: Sortly
Como funciona: costuma perder ou não saber onde deixou objetos? Então, esse aplicativo é pra você. Com ele, é possível montar um verdadeiro inventário das suas coisas, marcando em que lugar você as guardou. 
Idioma: inglês
Disponível para iOS e Android 

Desenvolva um plano para seu ensino a distância

Nos primeiros itens, ficou claro o quanto é importante estruturar horários e organizar uma linha de estudo personalizada. Outro ponto importante é evitar que essa autonomia abra espaço para distrações, como celular, redes sociais, entre outras. Então, procure resistir.
App que ajuda: Forest
Como funciona: é um game para incentivar você a reduzir o uso do celular. O objetivo é criar uma floresta, plantando árvores. Para isso, o usuário determina o tempo pelo qual quer se manter focado e aciona um cronômetro. Caso não mexa em outros aplicativos, a planta vai crescendo, do contrário ela é destruída.
Idioma: português
Disponível para iOS e Android 

Organize seus gastos

Que tal considerar a economia gerada por fazer um curso na modalidade EAD como um incentivo para investir ainda mais na sua carreira? Pode ser a oportunidade para um curso de extensão ou dar um tapa na sua área de estudo.
App que ajuda: Guia Bolso
Como funciona: é um dos mais famosos aplicativos de controle financeiro. Simples, pode se conectar a várias contas bancárias, registrando automaticamente qualquer entrada ou saída de grana, além de categorizá-las.
Idioma: português
Disponível para iOS e Android 

Você tem mais alguma dica? Comenta aqui embaixo.

Texto produzido por Luca Contro

Postagem feita por Heloísa Campos

Heloísa Campos

Comentar