Blog da UnP
Como funciona a pós-graduação? Tire suas dúvidas!

O que é pós-graduação: veja mais detalhes

Confira para quem ela é indicada, como funciona, as diferenças entre os tipos, além de outras informações!

Está procurando crescer no mercado de trabalho e quer saber mais sobre o que é pós-graduação? Neste post, você vai esclarecer todas as suas dúvidas a respeito!

E já adiantamos: esse tipo de especialização é uma grande jogada para valorizar seu currículo e ser mais procurado profissionalmente. Além de ajudar você a ser promovido tanto no cargo, quanto no salário.

Duvida? Então, confira a seguir alguns dados que comprovam tudo isso:

O que é pós-graduação? Tire suas dúvidas!
O que é pós-graduação? Tire suas dúvidas!

Melhor remuneração

Segundo levantamento de 2020, realizado pelo grupo Catho, quem possui pós-graduação ou MBA, tem salário 47,2% maior, em comparação a profissionais que possuem apenas a graduação.

 

Cargos valorizados

Esse também é um pré-requisito para quem procura ocupar um cargo de liderança. De acordo com pesquisa do site Vagas.Com, 70% dos cargos de chefia anunciados no portal exigem que o candidato tenha uma pós ou especialização. 

 

Maior disputa

Mesmo quando se trata de pós-graduados, pode-se dizer que a disputa está cada vez mais acirrada. E é exatamente por isso que você não pode ficar para trás.

Um estudo feito pelo Instituto Semesp indica que o número de matriculados em cursos de especialização lato sensu e MBA (confira a características de cada um deles mais a frente), cresceu 74% nos últimos quatro anos.

Agora que você está mais convencido da importância de fazer uma pós-graduação, é hora de entender um pouco mais sobre ela. 

Separamos em alguns itens abaixo um guia básico para que você compreenda os principais pontos sobre esses cursos de especialização. Dê uma olhada:

 

O que é pós-graduação

Trata-se de um curso feito após a graduação, independentemente do formato do curso que você tenha feito na faculdade ou universidade. Seja ele licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. 

Dado o número de opções de pós para fazer, há sempre uma alternativa que se encaixa melhor no seu histórico, perfil e, principalmente, nos objetivos profissionais que tiver. 

 

Tipos de pós graduação 

Há basicamente três formatos para esses cursos. São eles: lato sensu e stricto sensu, além do MBA. Explicaremos mais detalhadamente as diferenças de cada um deles logo a seguir. 

 

Quem pode fazer pós-graduação

O único pré-requisito necessário é que você seja formado em alguma graduação e tenha o diploma ou certificado de conclusão. 

Ou seja, não importa se você acaba de concluir a faculdade ou se está há alguns anos sem estudar. Há sempre a oportunidade para que você dê outro passo na direção do sucesso e de melhores condições. Basta ter vontade para isso!

 

Pós graduação stricto sensu

Também são conhecidos como mestrado ou doutorado. São cursos voltados para a formação de pesquisadores e docentes. E que contam com um caráter mais aprofundado e teórico.

Normalmente, um mestrado ou doutorado dura entre 2 e 4 anos. E trabalha a capacidade de pesquisa e inovação, além de uma profunda especialização dentro de um tema específico. 

Ah, após realizar esse tipo de formação, você ganha o título de mestre ou doutor. Já que para concluir esses cursos, você precisa passar pela chamada banca de qualificação. Nela, um grupo de pessoas julga a qualidade do trabalho de pesquisa apresentado, além da profundidade de conhecimento sobre o tema proposto.

Vale lembrar: há também algumas variações do formato tradicional dos cursos stricto sensu, chamados de doutorado ou mestrado profissional. Eles possuem um foco um pouco mais direcionado para o mercado e menos para a área teórica.

Pós graduação lato sensu

Esse termo se refere às especializações em uma definição mais geral. E não para aquelas que têm um foco mais fechado e centrado como as citadas no item anterior.

Basicamente, englobam cursos de pós-graduação que visam aprimorar habilidades e acrescentar conhecimento à formação profissional. Dessa forma, a ideia é promover melhorias na área de atuação do aluno. Além disso, cursos lato sensu costumam ter menor duração: entre 12 a 18 meses, normalmente.

 

O que é MBA

Essa é a sigla em inglês para Master in Business & Administration. O que, em português, significa: Mestre em Administração de Negócios.

Trata-se também de uma pós classificada como lato sensu. A diferença está no foco específico: um curso (como indicado pelo nome) voltado para as áreas de gestão e administração.

Embora esteja associada de forma mais clássica ao mundo dos negócios, é possível encontrar MBAs em outros campos. Alguns exemplos são: marketing, comércio exterior, saúde, recursos humanos e agronegócio. 

Ainda que isso possa variar, normalmente, esse formato de pós tem duração entre 12 e 18 meses. 

Como entrar na pós-graduação

Diferentemente da graduação, na maioria das vezes, não há uma prova pela qual você precise passar para entrar numa pós.  Basicamente, o processo seletivo envolve a apresentação do diploma ou certificado de conclusão da sua faculdade ou universidade.

Depois, na maioria das vezes, seu currículo, histórico e/ou portfólio passam por uma análise para que você seja aprovado. A partir daí, você já estará apto a dar início à carga horária do curso.

A exceção normalmente fica para mestrados e doutorados, que podem exigir algum tipo de teste do candidato. Algo mais raro para uma especialização ou MBA.

 

Bolsa pós-graduação

As instituições de ensino superior costumam promover diversos tipos de descontos também para cursos de pós. Então, sim, é possível que você consiga cursar sua especialização por um preço mais acessível. 

A UnP, por exemplo, tem ofertas constantes para facilitar seu acesso a mais essa etapa do seu desenvolvimento profissional. Basta que você fique esperto aos nossos canais de comunicação para se inteirar. 

E aí, tirou suas dúvidas sobre o que é pós-graduação? Comente aqui embaixo se está cursando ou pretende fazer uma.

Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts: Pós-graduação e empregabilidade: qual a relação? e  Fazer um curso de pós-graduação ou MBA?

Luca Contro

Comentar